10 motivos pelos quais você não viu o filme todo só por fotos e trailers!
10 motivos pelos quais você não viu o filme todo só por fotos e trailers!
Estamos em uma época ativa de notícias e fotos dos sets de filmagem dos mais variados filmes. De Homem-Aranha a Esquadrão Suicida, as pessoas reclamam de ter visto demais dos filmes apenas por vídeos e fotos do set. E estamos aqui para mostrar porque elas não viram nada!
Cenas em estúdio
As pessoas tem um costume muito grande de achar que fotos vazadas tiradas em locações mostram tudo que veremos durante o filme.
Entretanto, elas se esquecem de partes fundamentais.
Por exemplo, há cenas gravadas em estúdios, onde o sigilo e a segurança são altíssimos e geralmente, só sai foto quando publicada pelos próprios atores e diretores.
Cenas de Ação
Geralmente, cenas gravadas em locações abertas envolvem grandes sequências de ação e conflito.
Foi assim com a sequência da batalha do aeroporto em Capitão América: Guerra Civil. Apesar de termos diversas imagens vazadas, e o trailer até mesmo nos entregar a presença do Homem-Aranha, a cena continuou incrível no filme.
O fato de vermos algumas cenas não quer dizer que já sabemos tudo o que irá acontecer.
Diálogos
Essa se aplica às fotos dos bastidores.
Muita gente reclama que as imagens dos sets de filmagens entregam boa parte do filme, mas como as pessoas conseguem descobrir o que os atores estão conversando?
É impossível saber qual rumo a história tomará se baseando apenas em fotos!
Por mais que uma imagem valha mais que mil palavras, o diálogo é parte imprescindível da construção do roteiro.
Inserções digitais
Muita gente está reclamando do uniforme do Cabeça de Teia nas imagens dos bastidores de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar, mas vocês se lembram como era o Pantera Negra durante as gravações de Guerra Civil?
Para quem não se lembra, era essa imagem aí, ao lado!
Muitos criticaram, mas o traje de T'Challa acabou se provando um dos mais belos e surpreendentes de todo o Universo Cinematográfico Marvel.
Não adianta julgar uma imagem antes de seu tratamento digital, o resultado final pode te surpreender.
Cenas completas em CGI
Além de ajudar a aprimorar personagens, como vimos na máscara de Wade Wilson em Deadpool e nos olhos do Homem-Aranha em Capitão América: Guerra Civil, a computação gráfica, muitas vezes, é responsável pela construção de personagens e cenários inteiros.
Como podemos ver, boa parte da cidade de Nova York foi inserida em uma cena de estúdio, assim como as partes danificadas da armadura de Tony Stark e o próprio Incrível Hulk.
Ao ver essa simples imagem, muita gente pode não ter ideia do que acabara de acontecer.
Cenas deletadas
O fato de uma imagem ter vazado dos bastidores ou ter aparecido nos trailers não garante que, de fato, ela estará na versão final do filme.
Um exemplo é Vingadores: Era de Ultron, que apresentou algumas cenas de Thor e Loki durante os trailers que acabaram não sendo utilizadas na versão cinematográfica.
Algumas vezes essas cenas podem voltar em versões estendidas, como foi o caso de Batman vs Superman, mas, na maioria das vezes, ficamos sem saber onde elas seriam encaixadas.
Regravações
Muitas vezes, o diretor fica insatisfeito com o material obtido na sala de edição e decide voltar aos estúdios para as famosas regravações.
Em alguns casos, as regravações são feitas depois que o filme, até mesmo, já ganhou seus trailers, como aconteceu com o reboot de Quarteto Fantástico.
Edição
Por mais que muita gente ainda pense assim, os filmes não são gravados da mesma maneira que a história é contada nas telonas.
As primeiras imagens dos bastidores de Vingadores: Era de Ultron, mostravam Feiticeira Escarlate e Mercúrio em algumas cenas com o Gavião Arqueiro.
Prontamente, as pessoas começaram a especular que seria a cena de abertura do filme. Ela se passaria na África e mostraria Clint Barton recrutando os gêmeos Maximoff para o time dos Vingadores.
Quando o filme chegou aos cinemas, descobrimos que os rumores passaram longe de acertar.
Informações manipuladas
Muitas vezes, as supostas imagens e trailers vazados nada mais são do que uma manipulação por parte dos estúdios.
Um exemplo é o trailer em CGI de Deadpool. Dificilmente o trailer realmente vazou. Provavelmente, a Fox liberou o vídeo para analisar a reação do público e avaliar se valia a pena investir em um filme do Mercenário Tagarela com aquela proposta.
O mesmo pode ser dito do episódio piloto da série Constantine. Depois de ter vazado, a NBC analisou as reações dos fãs e realizou grandes mudanças na série, inclusive mudando a atriz principal da trama.
A magia da pós-produção
Muita gente reclama de tudo sem ter realmente visto nada, e esquece que pouco do filme, aliás, bem pouco é feito durante as gravações. A verdadeira montagem de um filme se dá na pós-produção.
Ali se insere CGI, trilha sonora, filtros e correções de cor, som, edições...
Não reclame antes do resultado completo. E nem pense que viu tudo. Você pode se surpreender.