10 motivos pelos quais Miles Morales é um Homem-Aranha melhor que Peter Parker!
10 motivos pelos quais Miles Morales é um Homem-Aranha melhor que Peter Parker!
Parker pode ser clássico, mas Miles é supremo!
O Homem-Aranha sempre foi um personagem muito icônico dos quadrinhos. Desde sua criação, Peter Parker encantou gerações de fãs e se manteve uma constante mesmo com o surgimento de novos heróis que também usavam o manto, como Ben Reilly e Miguel O’Hara.
Em 2011, após a morte do Peter Parker do Universo Ultimate, a Marvel criou um novo herói aracnídeo, que posteriormente foi incorporado ao universo tradicional da Marvel. Trata-se de Miles Morales. E, embora alguns torçam o nariz para o garoto, trouxemos dez motivos pelos quais ele é um Amigão da Vizinhança muito melhor que Peter Parker!
(Atenção: Antes que você se prepare para nos xingar nos comentários, tenha a certeza de que essa é uma lista opinativa. Você pode concordar ou discordar dela e ainda assim não estamos dizendo que Peter Parker é um personagem ruim ou não importante. Apenas que Miles tem algo a mais a acrescentar na mitologia do herói.)
Créditos: Marvel Comics
Homenagem ao clássico
Quando Peter Parker foi criado, ele era um personagem novo e inovador na indústria, sem precisar carregar o peso de um mentor ou inspiração heroica - claro, sem contar com a figura de Tio Ben, que não era bem um super-herói. Isso fez com que ele crescesse e se tornasse um ícone universal, seja na Terra-616 ou no Universo Ultimate.
Já Miles Morales cresceu com uma responsabilidade extra nas costas: ele devia honrar e homenagear a figura de Peter Parker, e teve de lidar com diversos olhares tortos - tanto dos fãs quanto dos personagens em seu universo -, que o julgavam incapaz de realizar essa tarefa. Algo que ele, sem dúvidas, fez com que muitos queimassem a língua.
Eterno aprendizado
Conforme diremos um pouco mais à frente, Peter Parker é um personagem que sempre é desenvolvido em ciclos. Isso significa que, tirando a lição de que "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", ele nunca teve um aprendizado real em sua história. Já Miles Morales, por se espelhar nele, já começou a vida sabendo o que não fazer.
Miles foi exposto à dura realidade da morte do Peter do Universo Ultimate e constantemente aprendeu lições de heroísmo e honradez, sem "desaprendê-las" ciclicamente. Além disso, por conta de sua idade (algo que retornará em breve), faz muito mais sentido ele ainda estar aprendendo, em vez de ver Peter com quase 30 anos de idade passando pelos mesmos dramas de quando era adolescente.
Juventude à flor da pele
Atualmente, Miles Morales é um jovem de 14 a 15 anos. Isso o torna um herói extremamente relacionável com diversos núcleos de leitores: tanto os fãs do Homem-Aranha clássico quanto os novos leitores mais jovens, que querem ter um modelo adolescente no qual se espelharem.
Ele também representa uma geração nova, com mais abertura para debates sociais e políticos, e que não se contenta com uma representação única de super-heróis. Além disso, sua popularidade têm crescido consideravelmente entre os leitores, de modo que seu título é muito bem recebido, principalmente pelo tom jovial e orgânico de suas histórias.
Jogador de equipe
Atualmente, Peter Parker é conhecido por já ter participado de diversas equipes, como o Quarteto Futuro, Novos Vingadores e Defensores. Entretanto, por muito tempo desde que fora criado, o herói era isolado dentro de seu próprio universo, preferindo atuar sozinho e longe de outras equipes e vigilantes, ainda que se juntasse ocasionalmente com um ou outro.
No caso de Miles Morales, o novo Homem-Aranha já foi criado inserido em um universo mais amplo. Ele foi parte dos Novos Supremos do Universo Ultimate e, na Terra-616, ele já chegou se unindo aos Vingadores e aos Campeões, demonstrando mais maturidade e um senso da necessidade de aliados para o combate ao crime.
Poderes maiores...
Uma coisa que pode ser defendida sem muitas discussões é que a gama de poderes e habilidades especiais de Miles Morales sempre foi muito mais interessante que a de Peter Parker. Além da clássica super-força, sentidos avançados, habilidade de escalar paredes e resistência sobre-humana, ele também possui características ainda mais aracnídeas.
Ele pode se camuflar no ambiente, assim como algumas aranhas. Além disso, ele possui um ferrão bio-elétrico, fator de cura regenerativo e rajadas de veneno. Sem contar com os atiradores de teia do Peter Ultimate, que foram dados a ele por ninguém menos que a Tia May, vendo o esforço do jovem em se provar um herói à altura de seu antecessor.
...e responsabilidades maiores
Enquanto Peter Parker foi um herói que teve as responsabilidades crescendo conforme o tempo, Miles Morales já teve de lidar diretamente com uma grande variedade de problemas recaindo sobre seus ombros. Para começar, a ideia de lidar com o legado do Parker Ultimate, e também a luta contra seu tio Aaron, que era um vilão.
Posteriormente, o jovem herói precisou enfrentar o próprio Galactus e liderou seu próprio esquadrão de super-heróis. Mas nada foi tão grave e urgente quanto o que aconteceu após as Guerras Secretas. Miles precisou demonstrar toda sua maturidade ao se adaptar a um novo universo, diferente de tudo que ele conhecia na "falecida" Terra Ultimate.
Visual supremo
O traje de Peter Parker se tornou um grande ícone dos quadrinhos. Criado por Steve Ditko, o uniforme azul e vermelho nunca deixou de ser contemporâneo e bonito. E por mais que o herói troque de visual esporadicamente, ele sempre acaba voltando para o mesmo traje clássico.
No caso de Miles Morales, temos um visual ainda mais requintado e bem adaptado ao cenário realista do Universo Ultimate, ao mesmo tempo que esbanja um ar cartunesco. O traje preto e vermelho de Sara Pichelli é belo, contemporâneo, inovador e traz um conceito visual que se contrapõe muito bem ao traje de Peter Parker. Para alguns fãs - este que vos fala incluso -, o traje é bem mais bonito do que o uniforme original do Aranha.
Origens e família
Por mais que o clássico Homem-Aranha possua uma história de origem icônica e intocável, Miles Morales também tem sua própria origem que esbanja tragédia e inconveniências. Ele foi picado por uma aranha geneticamente modificada, assim como Peter Parker e precisou aprender sobre poder e responsabilidade graças à morte de sua mãe.
E enquanto Peter tem um tio que serve de inspiração positiva para ele, Miles possui um tio que nada mais é do que uma influência negativa. O fato de Aaron Davis ser o vilão conhecido como Gatuno só serve para trazer uma dimensão de conflito ainda mais humana para o jovem aracnídeo.
Um herói datado...
Quando foi criado, na década de 60, Peter Parker simbolizava toda a juventude da época, seus dilemas e aflições, bem como seu papel de responsabilidade na sociedade. O herói se transformou em um ícone para garotos nerds que sofriam bullying na escola e eram rejeitados socialmente, enquanto mostrava-se um herói exemplar.
Porém, mais de cinquenta anos depois, Peter Parker é um herói datado. A sua representação se tornou uma caricatura de um tempo que já passou e ele não tem a mesma relevância social que tinha há décadas atrás. E se você duvida disso, basta olhar para Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Mesmo protagonizado por Parker, o filme tira boa parte de suas influências das histórias de Miles Morales... o que nos leva a outro fator:
Teoria da evolução
Se analisarmos as décadas de publicações de quadrinhos, chegamos a uma triste conclusão: Peter Parker é um personagem estagnado. Ele sempre volta ao mesmo local de sua criação e nunca tem desenvolvimento efetivo. Se ele casa e tem filhos, ou ganha uma grande empresa, isso logo precisa ser dissolvido para trazê-lo de volta às suas "raízes".
Com Miles Morales, a história é bem diferente. Mesmo tendo pouco tempo de publicação, Miles passou por um desenvolvimento significativo e duradouro. Ele já foi agente da S.H.I.E.L.D. e teve grandes perdas em sua família, e isso não foi "corrigido" e "apagado", como sempre acontece com Peter. Miles Morales evolui. Peter Parker, não.