10 motivos pelos quais Bucky Barnes precisa se tornar o Capitão América nos cinemas!
10 motivos pelos quais Bucky Barnes precisa se tornar o Capitão América nos cinemas!
Um futuro heroico para o Soldado Invernal!
A cada dia que passa, estamos nos aproximando de Vingadores: Guerra Infinita e, consequentemente, sua continuação, cujo título oficial ainda não foi revelado. Sabemos que os dois filmes trarão um encerramento definitivo para diversos personagens do Universo Cinematográfico da Marvel e temos tudo para acreditar que Steve Rogers será um deles.
Por outro lado, há uma pessoa que pode assumir o manto do Capitão América nos cinemas e seu nome é Bucky Barnes. Nesta lista, trouxemos os 10 motivos pelos quais o Soldado Invernal deveria se tornar o novo Sentinela da Liberdade no Universo Cinematográfico da Marvel!
Créditos: Marvel Comics, Walt Disney
Nas HQs...
Para começar do básico, podemos citar um motivo simples para isso acontecer nos cinemas: já rolou nas HQs e foi uma fase extremamente elogiada. Enquanto Ed Brubaker e Steve Epting assumiram o título do Capitão América, eles fizeram Steve Rogers reencontrar Bucky Barnes e lutar pela redenção do amigo, preso por camadas de lavagem cerebral.
Após a Guerra Civil, quando Steve é morto por seus inimigos, Barnes passa um tempo se questionando antes de assumir o posto de Capitão América, lutando ao lado dos Novos Vingadores e dos aliados de Steve. Só pela fase ser tão aclamada e adorada pelos fãs, já é um motivo extra para ser levado em conta caso realmente tencionem trazer outro personagem para o papel que atualmente pertence ao Primeiro Vingador.
Uma amizade (quase) centenária
Se você fosse um super-herói e decidisse se aposentar, ou tivesse que largar seu manto por qualquer motivo, sem dúvidas iria preferir que a pessoa que assumisse seu lugar fosse alguém conhecido. No caso de Bucky Barnes e Steve Rogers, estamos diante de uma amizade que transcende o tempo e até mesmo as assinaturas de 117 países.
Nada honraria mais o Capitão América, caso ele largue seu manto de vez, do que ver seu melhor amigo assumindo esse papel, até para mostrar a evolução dos dois personagens. E do lado do Soldado Invernal, seria uma forma de compensar por tudo que Steve fez por ele desde que se reencontraram no presente.
Redenção...
Dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, poucos personagens tiveram uma jornada tão trágica quanto o Soldado Invernal. O personagem acabou sendo tomado pelos soviéticos e pela HIDRA após ter sido "dado como morto" e então transformado em uma arma letal pela organização terrorista. O personagem só conseguiu se recuperar mais de cinquenta anos depois, ao reencontrar Steve Rogers.
Ainda assim, até agora, o herói não teve uma redenção definida nos cinemas, apesar de ter salvado o Capitão América mais de uma vez. Se assumisse o manto do Primeiro Vingador, sem dúvidas conseguiria compensar pelos erros de seu passado e finalmente estaria livre do domínio sombrio da HIDRA. Ou não... (dá vontade, Império Secreto?)
... e encerramento
Se, por um lado, o Soldado Invernal precisa da trama de redenção, o Capitão América precisa de uma aposentadoria. O herói está presente no Universo Cinematográfico da Marvel desde a Segunda Guerra Mundial, e passou por uma grande evolução, de arma do governo completamente fiel ao sonho americano a um herói que não acata todas as ordens dadas a ele sem pensar duas vezes.
E, se nos quadrinhos, a ideia de um personagem "eterno" já foi naturalizada, o mesmo não se pode dizer dos cinemas. Atores envelhecem e seus personagens também, e eventualmente é preciso colocar alguns heróis no banco do reserva. Com sorte, Vingadores 4 trará um final digno para o herói, seja em vida ou em morte.
O fim de Chris Evans na Marvel
E por falar em aposentadoria, não é apenas Steve Rogers que irá pendurar o escudo, mas também Chris Evans. O ator já deixou bem claro que Vingadores 4 será o último filme de seu contrato na Marvel Studios, e até agora, não deu planos concretos para retornar para o Universo Cinematográfico da Marvel posteriormente.
Isso pode significar que o fim de seu personagem será trágico, ou que ele apenas não quer retornar para esses filmes. De qualquer forma, nada impede que, futuramente, ele mude de ideia e apareça de formas diferentes, seja em pequenas cameos, em sequências de flashback, em uma realidade alternativa ou até mesmo em um glorioso retorno do personagem.
Os contratos de Sebastian Stan
Já Sebastian Stan tem um longo - reiterando, longo - futuro pela frente no MCU. O ator começou sua carreira com um extenso contrato para a Marvel Studios, que inicialmente tinha margem para participação em nove filmes. Óbvio, algumas dessas entradas já foram concluídas, mas ainda resta, no mínimo, quatro filmes para o personagem dar as caras.
Dessa forma, é de se esperar que ele retorne com frequência após a Fase 3. E, se isso for mesmo acontecer, seria uma boa saída transformá-lo no Capitão América, até mesmo para recompensar sua lealdade ao estúdio e lhe dar um grande papel, após ter passado anos como um coadjuvante. É o que os fãs querem. É o que os fãs gostam.
Uma nova geração de Vingadores
"Geração" é a palavra-chave. Como eu disse anteriormente, o cinema funciona de uma forma bem diferente das HQs, e eventualmente a leva atual de Vingadores dará espaço para outros heróis. Contudo, há personagens cujo legado é vital - falarei disso depois -, e o Capitão América é um desses.
Para uma nova geração de Heróis Mais Poderosos da Terra, seria interessante ver um novo Sentinela da Liberdade à frente da equipe, com seus próprios dilemas. Aliás, como Capitão América, o Soldado Invernal poderia introduzir um novo set de habilidades, especialmente com sua especialidade em armas, seu braço biônico e seu treinamento soviético para a luta corporal.
É o segundo personagem mais importante da franquia do herói
Tirando o próprio Steve Rogers, a franquia do Capitão América nos cinemas teve alguns nomes importantes, como a Agente 13, o Falcão e a Viúva Negra. Porém, em termos de importância, nenhum personagem secundário é mais relevante para a saga do Sentinela da Liberdade que o Soldado Invernal.
Bucky Barnes tem um papel relativamente menor no primeiro filme, que acaba servindo como um grande gancho para sua presença em Soldado Invernal, e consequentemente Guerra Civil. Faria muito sentido se o herói assumisse o manto de Steve, já que sua presença na franquia já é compreendida pelos fãs e pelo público "normal".
Não há mais ninguém à altura
Nos quadrinhos, vários personagens já assumiram o manto do Capitão América. Nos últimos anos, tivemos não apenas Bucky Barnes, como também o Falcão, que até poucos meses atrás, era o Capitão América principal das HQs. Contudo, nos cinemas as coisas mudam um pouco de figura.
O Sam Wilson do MCU é, sem dúvida alguma, um personagem divertido e carismático. Ainda assim, ele não teve desenvolvimento de cena suficiente para se transformar no Capitão América - o que não descarta a possibilidade disso acontecer em um futuro mais distante. Além dele, não há mais nenhuma "segunda opção" para o novo Capitão América que não seja o Soldado Invernal.
O mundo sempre vai precisar de um Capitão América
Mais do que qualquer outro herói da Marvel, o Capitão América é a representação de um símbolo, e transcende qualquer pessoa que vista seu manto - por mais que Steve sempre seja lembrado. O Sentinela da Liberdade é a personificação da verdade e da justiça (e sim, do american way of life), e por conta disso, sempre deve haver um Capitão América.
Porém, se Steve Rogers representava o mundo do Século XX, e tinha dificuldades para se ajustar à sua nova realidade, o Século XXI precisa de um novo Capitão América, e deve ser ninguém menos que Bucky Barnes, um homem que aprendeu o caminho da redenção através da dor, e que está aí para representar um novo tempo e uma nova América.