10 motivos para ficar preocupado com a série dos Inumanos!

Capa da Publicação

10 motivos para ficar preocupado com a série dos Inumanos!

Por Gus Fiaux

Na última semana, foi divulgado o primeiro trailer oficial de Inumanos, a nova série da Marvel que chega aos cinemas em setembro, antes de finalmente ser exibida na televisão. Com poucas horas após seu lançamento, o vídeo recebeu diversas críticas negativas e conta com uma porcentagem bem grande de dislikes no YouTube.

Mas afinal, o que há de tão errado com o projeto? Nessa lista, citamos os dez maiores problemas, que já pudemos ver nas primeiras imagens oficiais e no trailer. São motivos que eventualmente podem ser melhorados, mas que, por enquanto, representam grandes preocupações para os fãs da Família Real Inumana!

Créditos: ABC; Netflix
Imagem de capa do item

Roupas de brechó

O problema de Inumanos começou bem antes do primeiro trailer. A polêmica imagem oficial, lançada pela Entertainment Weekly há alguns meses, revela o visual do elenco principal da série, contando com seus "trajes heroicos". E foi o suficiente para os fãs ficarem bem decepcionados.

Além de parecerem inacabados e mal-feitos, os trajes são borrachudos, feios e não lembram em nada os uniformes dos Inumanos das HQs. Quanto à caracterização dos atores, embora Cristalys tenha sido elogiado, a peruca de Medusa virou alvo de piadas, bem como as tatuagens de Karnak, que são bem diferentes das marcas do herói nos quadrinhos.

O departamento de artes do CW teria feito algo melhor...

Imagem de capa do item

Condomínios Attilan, sempre próximos de você

Com o trailer, as decepções começam logo no início do vídeo. Em uma das primeiras tomadas, vemos Attilan, a cidade-morada dos Inumanos. A diferença é que, nesse caso, estamos em algum condomínio residencial usado em novelas. A arquitetura é bizarra, e sequer passa o senso de realeza que os personagens precisam.

E isso só falando da morada de Raio Negro e sua família, uma vez que o restante da cidade é ainda mais esquisito, com concreto para todos os lados. Onde foi parar a Attilan criada por Jack Kirby nos quadrinhos, com um visual alienígena e completamente diferente de tudo que vimos na Terra? Porque pelo visto, na série, veremos apenas uma grande loja de decoração cercada por concreto cinza.

Imagem de capa do item

Inumanos, mais humanos impossível

Quando uma série própria dos Inumanos nos presenteia com inumanos menos visualmente interessantes do que os mostrados em Agentes da S.H.I.E.L.D., algo está errado. Em determinado momento, vemos uma imagem da população de Attilan e ela é surpreendentemente... normal.

Não vemos criaturas anfíbias, seres alados, pessoas desfiguradas por suas habilidades e nada do tipo. Apenas muita gente comum, reunida, observando enquanto Maximus faz o seu discurso. Claro, há a possibilidade de que esses personagens ainda não tenham passado pela terrigênese - o que é meio improvável, considerando que todos estão em Attilan e boa parte tem idade elevada.

Imagem de capa do item

Poderes? Quem precisa de poderes?

Curiosamente, essa é uma série de pessoas super-poderosas que em momento algum usam seus poderes. Claro, é possível que a Marvel tenha deixado para utilizar os efeitos e cenas para outra ocasião, mas é bem decepcionante ver um trailer de Inumanos e ver que a maior demonstração de poder é uma patada de Gorgon na terra... ou Dentinho se teleportando.

Temos inclusive uma sequência na qual Medusa está sendo presa por Maximus e, ao seu lado, vemos guardas inumanos usando armas. É provável que boa parte da série mostre os inumanos combatendo o uso irresponsável de poderes... ou eles apenas economizarão a computação gráfica...

Imagem de capa do item

(D)efeitos visuais

E por falar em computação gráfica, que erro temos aqui, meus amigos. Claro, ainda é cedo para falar qualquer coisa definitiva, uma vez que a série ainda precisa passar por mais fases de finalização antes de finalmente ser lançada nos cinemas e na TV. Mas ainda assim, é frustrante ver que um projeto tão caro tem uma qualidade tão aquém do esperado.

As cenas do teleporte de Dentinho, da patada de Gorgon e do gemido (?) de Raio Negro são bem horrorosas, com efeitos mal finalizados e um uso de CGI auto-acusatório. Por ter uma quantidade pequena de episódios e por ser co-produzida pela IMAX, esperávamos algo no mínimo convincente.

Imagem de capa do item

Raio Negro... ou quase isso

Todos estavam esperando algo imponente do Raio Negro, considerando que o personagem é um dos mais poderosos do Universo Marvel nos quadrinhos, podendo dizimar uma cidade inteira com um sussurro. Na série, pelo visto, teremos que nos contentar com pouco.

Além da atuação bizarra de Anson Mount - chegaremos a isso depois -, o personagem teve seus níveis de poder brutalmente reduzidos. Aqui, ele chega a soltar um gemido durante uma perseguição policial e tudo que faz é destruir uma simples viatura. E aliás, onde foi parar os anos de treino e auto-controle do herói, que fazem com que ele jamais usasse seus poderes tão acidentalmente?

Imagem de capa do item

Mehdusa

Nos quadrinhos, ela é uma rainha sagaz que sempre esteve ao lado de Raio Negro e que não tinha medo de usar seus cabelos para fazer o trabalho sujo. Quando seu marido desapareceu, ela assumiu o comando e se tornou a rainha de Attilan. Na série, ela é um objeto decorativo com uma peruca feia.

Ao menos, é o que o trailer mostra. Em todas as cenas, Medusa parece uma figura submissa e reservada - duas coisas que a personagem definitivamente não é. E para quem é conhecida pelos cabelos vivos e em constante movimentação, a inumana tem algo bem morto na cabeça. Eu, particularmente, recomendaria trocar a marca de shampoo.

Imagem de capa do item

E o Oscar de Melhor Ator vai para...

Na maior parte das vezes, é impossível julgar a atuação de alguém com base em apenas um trailer. Mas infelizmente, vemos que Anson Mount não está nem um pouco confortável no papel de Raio Negro. O ator, que veio de uma performance elogiada na série Hell on Wheels, se contenta em fazer uma atuação definida por apenas uma expressão aqui.

Além disso, as cenas que o mostram reagindo a algo são no mínimo hilárias. A expressão de horror de Raio Negro é vazia, assim como sua face de curiosidade ou raiva. E nem falemos da cena do gemido, que além de ter um CGI nada agradável e mostrar os poderes do inumano reduzidos, ainda traz uma expressão digna de memes.

Imagem de capa do item

Já vimos isso em Thor e em X-Men

Pelo que pudemos entender, Maximus será o grande antagonista da série. Seu plano? Exilar a Família Real na Terra enquanto prova a superioridade dos Inumanos em relação aos seres humanos. Tão original, não é? Bem, não. Nós já vimos toda a trama de superioridade nos filmes da franquia dos X-Men, feita de formas melhores.

E quanto ao exílio de Raio Negro e seus aliados, basta lembrar do primeiro filme do Thor. Não é à toa que Maximus é irmão de Raio Negro, assim como Loki é para Thor. Evidentemente, essa é uma trama comum nos quadrinhos dos Inumanos, mas considerando que isso já foi visto pelo público nos cinemas, os produtores e roteiristas da série poderiam ter optado por outra história.

Imagem de capa do item

Uma série em péssimas mãos

Um momento enquanto pego um guarda-chuva para me proteger das pedras lançadas pelos fãs de Punho de Ferro.

Como muitos sabem, Inumanos terá, como showrunner e produtor principal, Scott Buck. E esse é um baita motivo para se preocupar, considerando que ele estragou as últimas temporadas de Dexter e esse ano, manchou a reputação da Marvel/Netflix com Punho de Ferro.

E boa parte dos problemas vistos no trailer já foram observados por alguns fãs na série de Danny Rand, como a falta de poderes, o visual ordinário, uma má direção de atores e até mesmo a quantidade absurda de clichês de outros filmes e séries de super-heróis. Na melhor das hipóteses, ele aprendeu com o passado e irá fazer algo diferente. Na pior, a série irá competir com Punho de Ferro pelo título de "pior projeto do Universo Cinematográfico da Marvel."

Mas nem tudo está perdido...

Imagem de capa do item

Se tudo der errado, ao menos temos o Dentinho!

Ele é um buldogue gigante que se teletransporta! Quem não gosta disso? Todos vão amar o Dentinho, independente da qualidade da série.