10 motivos para ficar ansioso pelo filme de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas!

Capa da Publicação

10 motivos para ficar ansioso pelo filme de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas!

Por Márcio Jangarélli

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas já te deixa intrigado só pelo título. O filme ainda não é tão popular por essas terras tupiniquins, então resolvemos dar alguns detalhes sobre a produção, para vocês terem uma melhor noção desse grande projeto.

Se você não viu o fantástico trailer final do longa, é só clicar aqui.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

"Valérian and Laureline"

A primeira coisa que você precisa saber sobre Valerian é que o filme é uma adaptação de uma aclamada graphic novel francesa: "Valérian and Laureline".

Com sua estreia datada de 1967, Valerian é de autoria de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, tornando-se um marco na história da ficção científica e uma influência para vários - vários - projetos que viriam a seguir.

Valérian and Laureline seguiu sendo publicada até 2010.

Imagem de capa do item

Uma space-opera

Mas sobre o que é essa história? Bom, você acompanha os protagonistas, Valerian e Laureline em várias aventuras espaciais.

A trama se ambienta em partes no século XXVIII. Valerian é um terráqueo natural de Galaxity, a capital do Império Galáctico Terreno.

Quando mais adulto, ele se junta ao Serviço Espaço-Temporal, tornando-se um agente do governo. A história da Laureline é um pouquinho mais complexa.

Imagem de capa do item

Além das barreiras de tempo e espaço

Como deu pra notar, Valerian não se limita apenas ao espaço, mas também viaja pelo tempo.

A Laureline, pelo menos nos quadrinhos, é uma jovem do século XI - plena Idade Média - que encontra o Valerian quando o rapaz está em uma missão em seu tempo.

Ela salva o protagonista de uma situação um tanto tensa e então descobre que ele é um viajante do tempo. Por isso, Valerian a leva consigo quando retorna para Galaxity, onde ela também se torna uma agente.

Imagem de capa do item

Em uma galáxia tão, tão distante...

O interessante de Valérian e Laureline é que a história influenciou várias produções ao longo do tempo - incluindo uma em especial. Valerian data de 1967 e 10 anos depois surge, em uma galáxia tão, tão distante, Star Wars, carregando alguns conceitos e designs dos quadrinhos.

O ilustrador da obra, Jean-Claude Mézières, deu uma declaração na época dizendo que se sentiu "deslumbrado, com inveja e furioso” com Star Wars. Isso rendeu até uma arte com um encontro entre Luke e Leia e Valerian e Laureline, feita por Mézières, onde ele brincou com a situação.

Imagem de capa do item

O Quinto Elemento

Nesse caso, não foi bem inspiração; Nos anos 90, Mézières começou trabalhar com o diretor Luc Besson na parte gráfica de “O Quinto Elemento”.

O filme demorou MUITO para ser produzido, quando Besson teve que pausar o projeto, que teve início em 91, e só foi retomar anos depois - quando o longa foi finalizado e lançado em 97.

Nesse meio tempo, Mézières trabalhou em uma nova edição da graphic novel de Valerian e várias ideias dali foram levadas para a produção.

Imagem de capa do item

Luc Besson e a Cidade dos Mil Planetas

Enfim, em 2012, foi anunciado que o próprio Luc Besson estava trabalhando em uma adaptação de Valérian and Laureline para os cinemas.

Com o nome de “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”, o filme foi produzido no começo do ano passado e estreia em Julho.

Como já vimos o resultado do trabalho de Besson apenas inspirado nos quadrinhos, com O Quinto Elemento, já dá para ter muitas esperanças de que o novo longa será tão fantástico quanto.

Imagem de capa do item

Valerian

Falando um pouco dos personagens, nos quadrinhos o Valerian é um herói clássico. Em todos os sentidos, desde o visual, forte, queixo quadrado, cheio de ideais de justiça - ainda que seu trabalho o coloque em situações bem duvidosas - e tudo mais que você pode imaginar.

Nos cinemas, parece que a coisa não vai ser bem assim. Começa pelo fato da escalação do Dane DeHaan para o papel - que vocês devem lembrar como o Duende Verde de “O Espetacular Homem-Aranha”.

O rapaz é um bom ator, por mais que não tenha o melhor histórico, mas é bem diferente do Valerian das HQs. Pelos trailers, também já deu para notar que o longa seguirá outro caminho em relação aos ideais do herói.

Imagem de capa do item

Laureline

Década de 60, não se pode esperar muito do começo das aventuras da Laureline. Nas primeiras histórias, a moça ficava em segundo plano, enquanto o Valerian salvava o dia e recebia as glórias.

Isso muda com o tempo e ela se mostra uma heroína que bate de frente com o Valerian - inclusive, ela tem uma natureza mais rebelde e não vê com bons olhos algumas ações de Galaxity.

No cinema, ela será interpretada por ninguém menos que Cara Delevingne - pois é - e, mesmo com toda a carga que a moça ganhou por Esquadrão Suicida, pelos trailers ela parece estar bem boa no papel.

Imagem de capa do item

Rihanna

Temos também uma popstar no elenco! A Rihanna está no filme, já foi mostrada nos trailers e será uma artista metamorfa, Bubble. Condiz bem com a cantora, para falar a verdade.

Imagem de capa do item

A Cidade dos Mil Planetas

Por fim, vamos explicar melhor essa ideia da “Cidade dos Mil Planetas”. O plot central do filme é em cima de Alpha, uma metrópole espacial gigantesca que atrai seres de todo o universo para compartilhar conhecimento e cultura.

A ideia não é que existem, literalmente, mil planetas na cidade, mas que a cidade é tão vasta e plural que abriga conhecimento e cultura de todo universo.


E aí, deu pra se interessar um pouco pelo filme? O que esperam de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas? Não esqueça de comentar!