10 Momentos sombrios nas Animações Disney!

Capa da Publicação

10 Momentos sombrios nas Animações Disney!

Por Guilherme Souza

A Disney é considerada um dos melhores estúdios de animação de todos os tempos.

Suas obras são aclamadas mundialmente e fizeram e fazem até hoje, parte da vida de muitas pessoas, principalmente das crianças.

Embora seus filmes sempre contenham mensagens positivas e lições valiosas, nem sempre o estúdio aborda os materiais de forma infantilizada. Algumas vezes, o estúdio colocava cenas um pouco pesadas demais para seu público-alvo, e foi por isso que reunimos alguns desses momentos em nossa lista.

Imagem de capa do item

Dumbo bêbado

A cena em que Dumbo acidentalmente cai em um barril de bebida alcóolica foi motivo de muita discussão entre os adultos.

Mostrando o simpático elefante tendo alucinações com elefantes dançarinos e músicos, que acabam se tornando uma espécie de elefantes demoníacos, a cena deixou muitas crianças incomodadas.

Imagem de capa do item

Branca de Neve na floresta

O medo pode nos fazer ter algumas alucinações, e um claro exemplo disso é a situação vivida por Branca de Neve na floresta.

A primeira animação em longa-metragem da Disney mostrava a indefesa princesa em uma assustadora floresta que parecia ter ganhado vida só para aterrorizar Branca.

Imagem de capa do item

A morte da mãe do Bambi

Considerada por muitos fãs do estúdio uma das cenas mais chocantes das animações, a morte da mãe de Bambi mostrava o inocente cervo sendo assassinado por um caçador e deixando para trás o jovem Bambi, que gritava desesperado por sua mãe.

Apesar de ser algo que condiz com a vida real, não devemos nos esquecer que a grande maioria do público das animações são crianças, que se deparavam não apenas com um filho perdendo a mãe, mas com um animal sendo assassinado.

Imagem de capa do item

Juiz Frollo cantando

Frollo é um dos vilões mais perversos da Disney, e sua canção no filme O Corcunda de Notre Dama.

Chamada de “Fogo do Inferno”, a canção acompanha a culpa de Frollo por ter sei deixado seduzir pela cigana Esmeralda, e o clamor do Juiz para que ela queime no fogo do inferno, tudo isso acompanhado de imagens nas chamas que retratam os versos da canção.

Imagem de capa do item

Brinquedos no incinerador

Muitos ficaram desesperados quando acharam que os brinquedos de Andy seriam derretidos no incinerador de lixo.

A cena é angustiante e mesmo sem nenhum diálogo, vemos que os brinquedos estavam prontos para aceitar seus destinos, felizmente, eles não foram destruídos, mas isso não deixa a cena menos impactante.

Imagem de capa do item

Prisioneiro da Rainha Má

A Rainha Grimhilde não ganhou a fama de má por acaso. Além de não aceitar ser a segunda mais bela de todas, a Rainha tratava extremamente mal seus prisioneiros, e isso fica evidente no momento em que ela se transforma na velha vendedora de maçãs.

Ao passar pelo calabouço, a Rainha se depara com um esqueleto tentando alcançar um jarro de água e aproveita para zombar do falecido.

Imagem de capa do item

Ilha dos Prazeres

Muitos consideram a cena da Ilha dos Prazeres em Pinóquio forte demais, pois além de mostrar crianças fumando charuto e bebendo cerveja, ainda mostra elas sendo transformadas em burros para se tornarem escravas em uma mina de sal.

O objetivo da cena era ensinar crianças que não deveriam desobedecer seus pais e fazer coisas erradas, porém talvez o exemplo não tenha sido dado da melhor maneira.

Imagem de capa do item

Chernobog

Fantasia é uma das animações mais clássicas (e polêmicas) da Disney.

Mesmo tendo ganhado uma versão remasterizada que removia algumas incitações racistas, a animação ainda guarda alguns trechos controversos, como é caso do demônio Chernobog.

Ao som de Night on a Bald Mountain, o demônio invocava espíritos e outros demônios e brincava com eles em meio ao fogo do inferno.

Imagem de capa do item

Clayton enforcado

Embora Clayton tenha merecido o que lhe aconteceu, a morte do vilão não deixa de ser chocante ou menos sombria.

Os diretores e roteiristas parecem se esquecer de vez em quando que estão trabalhando em um material destinado ao público infantil, e esse é um desses casos. Se você prestar atenção, verá a sombra do corpo sem vida de Clayton após ele ter se enforcado por acidente.

Imagem de capa do item

Rei de Chifres invocando uma horda de zumbis

O Caldeirão Mágico pode não ser uma das animações mais lembradas da Disney, mas isso não significa que ela não tenha momentos memoráveis.

Um deles, é quando o Rei de Chifres acorda seu exército de zumbis, depois de colocar um esqueleto no Caldeirão Negro, e respingar um pouco de sangue, uma horda de zumbis começa a se levantar para atacar o reino (isso ainda é uma animação infantil?).