10 Momentos nos filmes do Homem-Aranha que recriam perfeitamente as HQs!

Capa da Publicação

10 Momentos nos filmes do Homem-Aranha que recriam perfeitamente as HQs!

Por Guilherme Souza

O Homem-Aranha é um dos precursores da atual leva de filmes de super-heróis da Marvel nos cinemas e, ao longo dos últimos anos, o herói coletou um bom histórico de adaptações de seu material original: os quadrinhos.

Por mais que, na maioria das vezes, as adaptações façam mudanças em relação aos materiais originais, muitas coisas são reproduções fiéis. Hoje, iremos listar alguns eventos que aconteceram nos cinemas e que são belas reproduções dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Lutando na Jaula

Na grande maioria de suas histórias, Peter Parker não possui boas condições financeiras e no começo de sua carreira como Homem-Aranha, ele tentou tirar vantagem de seus poderes para conseguir dinheiro.

Isso também aconteceu no primeiro filme de Sam Raimi, onde vemos o herói indo para uma luta na jaula, onde tentaria conseguir dinheiro para comprar um carro. O mesmo acontece exatamente nos quadrinhos, onde vemos Peter enfrentando um boxeador por um prêmio de 100 dólares.

Imagem de capa do item

Luta contra o Duende Verde na Ponte

Uma das passagens mais icônicas nas histórias do Aranha nos quadrinhos é o confronto entre o herói e o Duende Verde que resulta na trágica morte de Gwen Stacy.

Na trilogia de Sam Raimi, esse momento é parcialmente adaptado, porém ao invés de fazer Gwen como refém, o vilão acaba capturando Mary Jane Watson. Felizmente, a ruiva conseguiu sair ilesa do confronto e não teve o mesmo fim que Gwen.

Imagem de capa do item

Duende Verde sendo morto pelo Planador

Ainda falando sobre a primeira trilogia de filmes do Aranha, temos o icônico momento em que Norman Osborn, é morto por seu próprio planador.

Esse momento também foi retirado dos quadrinhos, porém depois de muitos embates entre o herói e o Duende. Em ambos os casos, o Homem-Aranha manteve sua moral intacta e sua política de não matar, porém os atos do vilão acabaram de virando contra ele.

Imagem de capa do item

Jogando o traje no lixo

Homem-Aranha 2 é considerado por muitos o melhor filme do Homem-Aranha e motivos para isso não faltam.

Não é fácil ser o Homem-Aranha e uma das cenas que mais representa a desilusão de Peter Parker com sua vida dupla é quando ele joga seu traje no lixo.

A cena foi retirada diretamente nos quadrinhos, porém o filme conseguiu dar uma importância maior para ela, já que, nas HQs, Peter ficou desiludido pelo povo não gostar dele, enquanto no filme, todos os problemas acarretados pela vida heróica fizeram com que ele desistisse.

Imagem de capa do item

Nascimento do Venom

O terceiro filme da primeira trilogia do Aranha pode não ser o melhor de todos, mas ainda assim, ele conta com momentos que recriam perfeitamente os quadrinhos. O melhor exemplo é o nascimento do Venom, que é muito fiel à história original.

Na história escrita e desenhada por Todd McFarlane Eddie Brock se torna o Venom quando se funde com o simbionte alienígena que estava em posse de Peter Parker. A cena de Peter retirando o simbionte de seu corpo na catedral da igreja e o alienígena caindo e Brock, enquanto ele rezava na mesma igreja, é exatamente igual a dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Morte da Gwen

Se da primeira vez que esse momento foi adaptado o par romântico de Peter Parker saiu ileso, o mesmo não pode ser dito segunda duologia de filmes de herói.

No segundo filme do Aranha de Andrew Garfield, presenciamos a trágica morte de Gwen Stacy, que embora apresente alguns conceitos diferentes da versão original dos quadrinhos, ainda é bastante similar à história original e se mostra algo extremamente triste para os fãs se recordarem.

Imagem de capa do item

Levantando os Escombros

Depois de finalmente se unir ao Universo Cinematográfico Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa nos mostrou uma versão repaginada do herói, mas que ainda bebe muito da fonte dos quadrinhos.

Um dos momentos mais icônicos do longa, é quando Peter fica preso em alguns escombros após confrontar o Abutre. A cena que mostra a superação de Peter e que o verdadeiro herói estava dentro dele e não em um traje, é uma bela recriação das histórias de Stan Lee e Steve Ditko.

Imagem de capa do item

Revelando a identidade secreta

Você pode até não gostar do fato de Peter Parker revelar sua identidade secreta para “muita gente” nos novos filmes do herói, mas acredite, isso poderia ser bem pior.

Durante a saga “Guerra Civil” dos quadrinhos, Parker revelou que era o Homem-Aranha para o mundo todo em uma coletiva de imprensa, algo que quase acabou acontecendo nos cinemas, mas, felizmente, o Marvel Studios resolveu não seguir por esse caminho, que foi desfeito de forma pífia nas HQs.

Imagem de capa do item

Traje do Aranha de Ferro

Ainda falando sobre Guerra Civil, assim como nos cinemas, Tony Stark também deu o traje do Aranha de Ferro para Parker, quando eles se tornaram aliados durante os eventos da história.

Embora o traje dos cinemas seja diferente visualmente do dos quadrinhos, o conceito deles é o mesmo e até acabou sendo melhor aceito pelos fãs.

Imagem de capa do item

A morte de Aaron Davis

Para fechar, não podemos nos esquecer de Homem-Aranha: No Aranhaverso, primeiro longa-metragem animado que reúne diversas versões diferentes do herói nas telonas.

Apesar de vermos a origem de diversos Aranha diferentes ao longo da trama, a história principal gira em torno de Miles Morales, o Aranha do Universo Ultimate nos quadrinhos.

No filme, a história de origem de Miles sofre algumas alterações, mas ainda assim, se mostra muito fiel, principalmente em relação à morte de seu tio, Aaron Davis, que também é conhecido como o vilão Gatuno. Tanto no filme quanto nas HQs, Davis morre durante um confronto contra Miles, mas conseguimos sentir mais empatia pela versão dos cinemas.