10 Momentos mais tensos da franquia Alien!
10 Momentos mais tensos da franquia Alien!
A franquia Alien já é uma quarentona, tendo 5 filmes sobre seu cânone principal (incluindo Prometheus), além dos derivados Alien vs. Predador e muito material adicional lançado para quadrinhos, livros e games.
Já fizemos uma lista selecionando o melhor de todo os derivados da franquia do bichão espacial. Agora chegou a hora de darmos uma olhada nos melhores momentos dos filmes, se preparando de uma maneira especial para Alien: Covenant, filme que promete estabelecer o elo entre Prometheus e Alien, revigorando a franquia. O hype não é pequeno
Muito horror, tensão e caixas torácicas explodindo te esperam nessa lista, onde selecionamos alguns momentos que justificam a grandeza e influência dos filmes do Xenomorfo na sétima arte.
Imagens: Divulgação
Primeira Aparição (Alien, 1979)
A primeira vez que muita gente viu o Xenomorfo pela primeira vez nas telonas em sua forma completa.
Depois do alien explodir pra fora do peito de Kane, ele passa a crescer dentro da nave, abatendo um a um seus tripulantes.
Nessa cena, após o personagem Brett se assustar com o felino da nave, ele o persegue até uma sala de resfriamento.
Mas, ao invés de encontrar o bichano, Brett dá de cara com a forma adulta do Xenomorfo.
A cena é um show de cinematografia e uma aula de como criar tensão em tela, com o padrão de uma goteira pingando até os contrastes escuros do set fazendo com que a primeira vítima do Alien (tirando Kane) seja uma das mais memoráveis.
Enxame de Xenomorfos (Aliens, 1986)
Conforme os fuzileiros espaciais entram em uma colônia aparentemente abandonada, mal eles sabem que estão entrando diretamente no lar recluso e sombrio dos Aliens.
A tensão vai se construindo aos poucos, criando uma expectativa por parte do espectador, até que vem a descoberta: os bichões estavam escondidos no cenário a maior parte do tempo. O que pareciam detalhes e ornamentos eram, na verdade, xenomorfos prontos para o ataque. Parabéns aos responsáveis pelo set.
Os fuzileiros são então atacados por um enxame de aliens em uma cena de horror e ação espetacular.
Perseguição Subaquática (Alien - A ressurreição, 1997)
Embora seja conhecido como o pior filme da franquia, o longa contém uma cena de perseguição super divertida e tensa de se assistir.
Quando a tripulação descobre que, para escapar, eles têm de passar uma área inundada da nave, eles trancam a respiração e tentam a sorte. Tudo vai bem, até Aliens aparecerem nadando atrás dos personagens.
Como até o momento, não tínhamos vislumbrado os xenomorfos em cenas subaquáticas, essa sequência foi bem bacana.
Perto demais (Alien 3, 1992)
Embora Alien 3 divida bastante a opinião dos fãs e crítica, o filme possui uma das mais icônicas e emblemáticas da franquia, onde Ripley fica pertinho do bichão enquanto ele projeta sua segunda boca salivante.
Uma das belezas dessa cena é a aparição do Alien.
Enquanto Ripley aguarda uma injeção do Dr. Clemens, o bichão chega na maciota, matando o doutor e ficando frente à frente com Ripley.
Primeira aparição da Rainha (Aliens, 1986)
Até esse momento, não tinhamos ideia de como, exatamente, eram as gestações dos aliens, sendo introduzidos somente a cinco dos estágios:
Ovo -> Facehugger -> Humano -> Alien
Até aí tudo bem, mas quem coloca esses ovos?
É essa pergunta que a imponente rainha de Aliens responde, depositando ovos de facehuggers em ambientes úmidos e escuros da espaçonave para que eles possam encontrar seus hospedeiros.
Além do visual impactante da rainha, a cena da revelação em si é pura excelência.
Com a colônia em LV-426 prestes a implodir, Ripley corre contra o tempo para resgatar Newt e fica frente a frente com a rainha dos Xenos em seu próprio ninho.
Dallas é encurralado (Alien, 1979)
Existia uma época na história do cinema onde sustos em filmes de terror costumavam ser bem incorporados.
Na época de seu lançamento, Alien foi considerado um dos ápices dos filmes de suspense. Essa cena incorpora perfeitamente o porquê disso.
Filmada de maneira intensa, o tripulante Dallas se enfia no confinado espaço de um duto ventilação.
Após o tripulante começar a percorrer seu trajeto, Lambert revela graças a um monitor de movimentação que o Alien está no duto com Dallas!
A cena é meticulosamente construída pra dar um susto merecido ao espectador, não sendo forçado nem barato, uma verdadeira aula de suspense e terror.
Ash, o Androide (Alien, 1979)
Uma das maiores reviravoltas da trama do primeiro filme do Xenomorfo é Ash.
Quando é revelado que o cientista da Nostromo na verdade não é um ser humano de verdade, o cenário muda de figura.
Na sua entrega do personagem, o ator Ian Holm encarna perfeitamente a personalidade inexpressiva e movimento robótico de um robô, e ainda assim, é um choque para a audiência descobrir (de maneira insana) que na verdade, Ash é um androide.
Mesmo após literalmente perder sua cabeça, Ash ainda consegue se comunicar com a tripulação.
Get away from her, you bitch! (Aliens, 1986)
Uma das falas mais citadas pelos frãs da franquia, o diálogo clássico já está eternizado na cultura pop graças à essa cena.
Esse momento do filme é especial, pois tudo culmina nele.
Após a rainha alien se revelar e rasgar o androide Bishop no meio, ela vai atrás de Newt.
É aí que Ripley intervém com sua roupa meca e cai na porrada contra o xenomorfo gigante.
Reza a lenda que, quando os cinemas exibiram essa cena em 1986, teve gente que levantou da cadeira para aplaudir e vibrar.
Primeiro contato (Alien, 1972)
Se muita gente ficou decepcionada com Prometheus em 2012, é porque o filme não respondeu certas perguntas estabelecidas por Alien.
Não que precisasse disso, uma das graças de Alien é justamente o mistério que circula a nave abandonada, o esqueleto do Space Jockey gigante com uma espécie de arma, o porque de uma nave extraterrestre em LV-426.
Nada é respondido e não tem nada de errado nisso.
Toda essa aura de incompreensão, mistério e medo, é super bem estabelecida na cena do primeiro contato.
Explosão sanguinolenta (Alien, 1979)
A primeira vez a gente nunca esquece.
Quando o primeiro bebê alien salta do peito de Kane (John Hurt) em Alien, audiências gelaram, pessoas passaram mal e o cinema soube que havia encontrado um novo clássico do gênero.
Uma das coisas mais legais dessa cena é que alguns atores não sabiam o que ia rolar, o nojo e medo de alguns dos personagens são completamente espontâneos e sinceros.