Os 10 momentos mais assustadores dos games de Resident Evil!
Os 10 momentos mais assustadores dos games de Resident Evil!
Você tem duas escolhas aqui: Matar ou ser morto. Não parece, mas Resident Evil completou duas décadas no ano passado. Uma das franquias de horror mais grandiosas de todos os tempos – nos games, pelo menos – de 1996 pra cá, a história de Raccoon City, da Umbrella Corporation e do T-Virus causou pesadelos para toda uma geração.
Com o sétimo game (numerado) da saga pronto para estrear nessa semana, resolvemos entrar em um clima de nostalgia e relembrar as vezes que o jogo nos deixou mais aterrorizados. Por que não? Aqui estão os 10 momentos mais aterrorizantes dos games de Resident Evil! Sangue, mutações e histórias terríveis para começar a semana bem.
A primeira vez
Não tem como começar essa lista de outra forma. Para quem conhece Resident Evil agora, talvez essa não seja a cena mais marcante de todos os tempos. Os gráficos evoluíram, a série evoluiu, hoje em dia o pessoal precisa de outro tipo de coisa para se assustar. Mas, para os veteranos da saga, a primeira vez não dá para ser esquecida.
O primeiro zumbi mostrado no jogo é o grande marco, que deveria – e cumpriu a proposta – apresentar esse novo horror para o público, abrindo espaço para o que viria. A cena com o monstro se deliciando em um corpo, virando-se lentamente para a câmera, é simplesmente icônica.
O Licker
De Resident Evil 2 – e que ficou para outros games da saga – um dos monstros mais perturbadores é o Licker. Não é por menos; todo deformado, sem olhos, coberto em sangue, em uma mistura bizarra de traços humanos e animais e, como o nome sugere, com uma língua assassina.
A primeira aparição do Licker é sensacional e amedrontadora, com a Claire ou o Leon tendo que encarar o monstro no teto, em cima da poça de sangue de sua última refeição.
Salvador
O quarto game da franquia serviu como um recomeço, renovando toda a saga com uma gama de novos horrores, expandindo ainda mais o foco da narrativa e apresentando ameaças, em um primeiro momento, um tanto mais humanizadas.
Já nos primeiros passos, o Leon tem que lidar com a terrível vila infectada pelo Las Plagas e, no meio dos moradores raivosos, o Dr. Salvador deve ter dado raiva e um frio na espinha de muita gente.
Inspirado por grandes ícones do horror no cinema, ele usa um saco de estopa como máscara e ataca com uma motosserra, podendo arrancar a cabeça do protagonista facilmente. Quem teve problemas com ele de primeira sabe a mistura de ódio e terror que o personagem causa.
O Executor
Controverso, mas nem por isso menos assustador. Em Resident Evil 5, temos o surgimento de um monstro que pode parecer bem familiar para quem gosta de outras franquias de horror.
O Executor, um assassino mascarado, gigante, silencioso, coberto de sangue, que arrasta um machado por aí, é claramente inspirado no Pyramid Head de Silent Hill, porém também é uma referência para ícones mascarados do horror, como o Leatherface ou o Jason.
A luta brutal com o monstro é assustadora o bastante para esquecermos as comparações e focarmos em tentar passar a noite sem pesadelos.
Birkin
Voltando para os clássicos, o cientista responsável pelo G-Virus e pela destruição de Raccoon City, William Birkin é um dos monstros mais icônicos da franquia.
De Resident Evil 2, ele usa o G-Virus em si mesmo depois dos guardas da Umbrella tentarem lhe matar, causando uma mutação violenta o bastante para que ele destruísse tudo ao seu redor.
Praticamente indestrutível, quando o Leon ou a Claire o enfrentam, o jogador pode ver todas as transformações do vilão e é uma mais tensa que a outra. No fim ele é apenas monstro gigante, horrível e disforme, que não possui traços humanos.
Mayday!
Esse, além de horrível, é triste. Em certo momento de Revelations, o jogador começa escutar um terrível grito de ajuda do Oficial de Comunicações. Só o clamor já é de arrepiar os pelos da nuca.
Quando, enfim, ele aparece, vemos um monstro completamente deformado, com duas cabeças, que continua gritando que ainda mantém sua humanidade e pedindo ajuda, no meio dos ataques.
Depois, um diário apresenta os detalhes terríveis do isolamento, da mutação e da loucura do oficial, suficientes para deixar qualquer um meio mal.
Crimson Heads
Esses não são zumbis normais. Também não são zumbis legais. Os Crimson Heads são uma das adições da versão remasterizada do primeiro game para Game Cube e são terríveis!
Em uma de suas primeiras aparições, é possível ver o monstro por um espelho, no melhor estilo filme de terror, antes do ataque. Mais forte que os zumbis normais, ele exige muito mais do jogador para ser derrotado – o que deve ter feito muita gente se remoer internamente na época.
Nosferatu
Sim, a maior parte da lista inclui a apresentação de seres bizarros dos games. De Code Veronica, o Nosferatu é, sem dúvidas, um dos monstros mais perturbadores do jogo. E um inimigo bem chato de se enfrentar, quando você tem que acertar no coração exposto da criatura.
Lisa Trevor
Uma das histórias mais tristes de Resident Evil foi inclusa na remasterização do primeiro game para Game Cube. Toda a construção da Lisa Trevor é de dar um nó na garganta e, quando a personagem finalmente se revela, a cena não poderia ser mais triste e aterrorizante.
Lisa Trevor é a filha do construtor da Mansão Spencer. Ela foi levada pela Umbrella ainda criança e é a primeira cobaia humana dos cientistas, sujeita à experimentos horríveis, se transformando em um monstro insanamente poderoso e quase indestrutível.
E não para aí. Antes dela aparecer, o jogador conhece sua história, sabe de sua presença e escuta seus gemidos de tristeza. No fim, ela continuava apenas uma criança, aprisionada em um corpo monstruoso, chorando por sua mãe.
Nemesis
Para finalizar essa lista, não tem outro; o Nemesis tem seu nome até como subtítulo do terceiro game.
Ele é o monstro mais icônico de toda a franquia e um dos mais aterrorizantes - quando persegue a Jill O JOGO TODO, até o embate final. Ele aparece em todas as partes da cidade, sempre assustando e deixando o jogador paranoico/apreensivo, rendendo grande parte dos pesadelos de quem cresceu com a saga. Clube dos aterrorizados pelo Nemesis.
Qual o momento que mais te marcou de toda a franquia? Qual o monstro mais terrível dos jogos? O que você espera de Resident Evil 7? Não esqueça de comentar!