10 momentos inesquecíveis da história da E3!

Capa da Publicação

10 momentos inesquecíveis da história da E3!

Por Raphael Martins

Antes de a E3 existir, os vídeo games disputavam um espaço limitado na CES, um evento dedicado a aparatos eletrônicos como um todo. Foi só a partir de 1995, quando se deu a primeiríssima Electronic Entertainment Expo – ou simplesmente E3 – que o mercado de games ganhou um evento único para chamar de seu.

24 anos depois, a tradição dos eventos anuais continua, e cada um deles tem seus momentos especiais, sejam eles absolutamente grandiosos ou vergonhosamente constrangedores.

Nessa lista, veremos 10 momentos jamais esquecidos da história da E3… até agora!

O anúncio do Sega Saturn (1995)

A E3 já pegou fogo logo em sua primeira edição, chegando ao mundo com o pé na porta. Era o final da era dos 16 bits e as empresas estavam correndo rumo a próxima geração, para conquistar os corações - e nos bolsos - dos gamers.

E para mostrar que não estava de brincadeira, a Sega ousou e fez algo que até hoje não foi imitado por ninguém: no meio da conferência, onde anunciavam o Saturn, Tom Kalinske, presidente da empresa, diz que o novo console não só iria sair naquele ano, como já estava a venda naquele exato momento, custando $399 dólares.

Sem avisar a ninguém, a empresa despachou milhares de unidades para as principais lojas americanas, e alguns deles poderiam ser adquiridos até mesmo na própria E3 tão logo a conferência acabasse. Isso é que é acreditar no próprio taco!

Mas nesse paraíso, havia uma serpente...

O anúncio do Playstation (1995)

Quando parecia que a Sega "ganharia" a primeira E3 de todas, a Sony surgiu com uma jogada simples, porém bastante efetiva.

No meio da conferência sobre o lançamento americano do primeiro Playstation, Steve Race, presidente da empresa na época, subiu ao palco e disse apenas uma coisa: "$299".

Ele desceu do palco e se retirou aplaudido de pé por todos os presentes na conferência, que descobriram, felizes, que pagariam $100 dólares a menos pelo console da Sony.

Foi mal, Sega!

Toda a conferência da Sony (2015)

Em 2015, foi a vez de a Sony brilhar mais do que todas as suas concorrentes, fazendo os fãs entrarem em frenesi com lançamentos tão esperados quanto inesperados.

Na mesma conferência, a empresa deu a data de lançamento de The Last Guardian, que já havia sido adiado incontáveis vezes, e apresentou dois games que sempre foram considerados como lendas urbanas: Shenmue 3 e o remake de Final Fantasy VII.

Aquela noite terminou com muita gente sem acreditar no que tinha testemunhado. Que momento para se estar vivo, meus amigos.

My body is ready (2004)

Reggie Fils-Aime, que até pouco tempo atrás era presidente da Nintendo da América, é uma das figuras mais amadas do mercado pelos fãs. Sempre à vontade, engraçado e demonstrando amor pelo que faz, toda vez que ele aparecia no palco, era certeza de que iria roubar a cena.

E isso também aconteceu eu 2004, quando, ao testar o game Wii Fit, Reggie disse uma frase que ficaria instantaneamente famosa e até hoje é repetida por aí: "My body is ready" ("Meu corpo está pronto", em português).

Sentimos muito sua falta, Reggie!

Emprestando jogos (2013)

Nesta edição da E3, Sony e Microsoft anunciaram seus novos consoles, o Playstation 4 e o Xbox One. O aparelho da empresa americana foi duramente criticado naquele primeiro momento, por precisar estar sempre online para funcionar, por usar obrigatoriamente o Kinect e por aí vai.

O pior é que, a princípio, o console da Microsoft viria com uma espécie de trava para jogos usados ou emprestados, o que em teoria mataria o velho hábito de trocar games com os amigos.

Usando isso como deixa, o pessoal da Sony fez uma zoeira básica, em forma de um tutorial em vídeo de como emprestar jogos do Playstation 4. Hilário!

Toda a conferência da Konami (2010)

Em 24 anos de evento, nada jamais superou a conferência da Konami em matéria de vergonha alheia em sua forma mais pura. E não estamos exagerando!

Teve o produtor Tak Fukuji falando um inglês ajaponesado ininteligível e fazendo piadas sem graça seguidas de silêncio constrangedor, demonstração de jogo de dança que deu errado, lutadores mexicanos se estapeando, números de mágica dignos de festa infantil e por aí vai.

Mas o momento mais estranho de todos foi Devin Shatsky, produtor de Silent Hill: Downpour, olhando para seu colega de trabalho com o ódio de um demônio furioso.

Foi inesquecível... de uma maneira bizarra e totalmente errada.

Keanu Reeves (2019)

Cyberpunk 2077, o novo game da CD Projekt Red, é um título altamente esperado desde a primeira vez que foi mostrado. A cada nova prévia, o hype para ele só aumenta. Mas tinha como aumentar ainda mais? Ô, se tinha.

Ao final do novo trailer do jogo, aparece Keanu Reeves como um dos personagens, Johnny Silverhand, pegando todo mundo de surpresa. Logo depois, o próprio Keanu sobe ao palco para falar sobre o projeto. Mas esperem, melhora!

Ao ser elogiado por um membro da plateia, Keanu retribui o elogio com um enorme sorriso no rosto, enfatizando que todos ali eram "de tirar o fôlego".

Que cara bacana, esse Keanu Reeves, viu.

Ikumi Nakamura (2019)

Mais uma da última edição do evento, dessa vez da conferência da Bethesda. Durante a apresentação do game GhostWire, o mais novo título do renomado produtor Shinji Mikami, a comunidade gamer conheceu seu mais novo amor.

Ikumi Nakamura, produtora do game e discípula de Mikami, subiu ao palco para falar sobre o projeto, de um jeito tão fofo, inocente e empolgado que deixou toda a plateia suspirando e querendo dar ao menos um abraço na moça.

Se GhostWire vai ser bom ou não, a gente não sabe, mas temos certeza absoluta de que queremos ver Ikumi Nakamura todos os anos na E3 a partir de agora.