As 10 melhores teorias sobre o Universo dos X-Men nos cinemas!

Capa da Publicação

As 10 melhores teorias sobre o Universo dos X-Men nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Com quase vinte anos de impacto nos cinemas, o Universo dos X-Men está se preparando para entrar em uma nova fase, trazendo novas franquias e novas séries para a televisão. Porém, muitas perguntas do passado foram deixadas sem resposta e provavelmente jamais serão respondidas nos filmes.

É aí que entra uma parcela preciosa responsável pelo desenvolvimento desses filmes: os fãs. Nessa lista, selecionamos as 10 melhores teorias de fãs para o Universo dos X-Men, desde correções na cronologia a conexões entre filmes e séries.

Créditos: Divulgação (20th Century Fox)
Imagem de capa do item

Propaganda anti-mutante

A teoria: X-Men Origens: Wolverine é um filme de propaganda anti-mutante e seus eventos são distorcidos com relação à realidade.

Sendo o filme mais odiado de toda a franquia, é compreensível que os fãs procurem qualquer motivo para desconsiderar X-Men Origens: Wolverine do cânone cinematográfico dos X-Men. E essa teoria pode ajudar com isso, apesar de ser uma hipótese bem insana.

A ideia geral é a de que esse filme tenha sido feito pelo governo norte-americano para promover a crença de que mutantes são pessoas perigosas e cruéis e ele existe dentro do Universo dos X-Men, de uma forma metalinguística. Isso explicaria as diversas mudanças nos personagens e também mostraria o porquê de Deadpool possuir uma action-figure de sua "versão cinematográfica" em seu filme solo.

Imagem de capa do item

Aerofobia

A teoria: Wolverine passou a ter medo mórbido de aviões devido à primeira morte de Jean Grey, em X-Men 2.

Em alguns filmes da franquia, vemos um fato curioso da personalidade do Wolverine: o mutante, apesar de possuir um elevado fator de cura, possui medo de voar de avião. Contudo, isso só acontece em alguns filmes específicos, como Wolverine: Imortal e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Alguns justificam isso atrelando a fobia aérea de Wolverine à primeira morte de Jean Grey, em X-Men 2, na qual a heroína se sacrifica para que o Pássaro Negro possa decolar, salvando os X-Men. Curiosamente, em X-Men Origens: Wolverine (que se passa bem antes do herói conhecer Jean e os X-Men), o personagem também tem medo de avião. Mas se seguirmos a teoria do item anterior, isso não se torna mais um problema.

Imagem de capa do item

Mutações secundárias

A teoria: Kitty Pryde simplesmente desenvolveu uma mutação secundária em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Em Dias de um Futuro Esquecido, todos ficaram surpresos ao ver que Kitty Pryde tinha uma nova habilidade especial, se tornando capaz de enviar a consciência das pessoas ao passado, podendo alterar eventos no contínuo-espaço-tempo. Tendo em vista que a personagem nunca teve essas habilidades nos quadrinhos, muitos ficaram confusos. E a confusão se torna maior ainda quando lembramos que, nos cinemas, a heroína também nunca havia demonstrado esses poderes.

A justificativa mais simples: admitir que essas habilidades são uma mutação secundária, que apareceu no período de tempo entre X-Men: O Confronto Final e o segmento futuro de Dias de um Futuro Esquecido. As mutações secundárias são frequentes nas HQs, em personagens como Fera, Emma Frost e Jean Grey, e tratam-se de habilidades descobertas posteriormente à "mutação principal".

Imagem de capa do item

Troca de corpos

A teoria: Charles Xavier conseguiu trocar de corpo em X-Men: O Confronto Final graças ao seu encontro com Apocalipse.

Na cena pós-créditos de X-Men: O Confronto Final, é revelado que Charles Xavier sobreviveu ao ataque da Fênix Negra, transmitindo sua consciência para um corpo em estado vegetativo - que de acordo com outra teoria de fãs, é um irmão gêmeo de Charles, que nasceu sem atividade cerebral.

A teoria, que veio juntamente com o lançamento de X-Men: Apocalipse é a de que essa habilidade de trocar de corpos foi aprendida pelo Professor X graças ao próprio Apocalipse. Ele utilizava essa técnica para adquirir novos poderes e se tornar imortal, e chegou a usá-la para possuir o corpo de Charles. A transferência foi incompleta, mas Xavier conseguiu absorver essa habilidade graças ao vilão.

Imagem de capa do item

As visões de Yukio

A teoria: A visão de Yukio sobre Wolverine morrer segurando seu coração era verdadeira.

Finalmente, temos aqui uma teoria que foi confirmada pelo cineasta James Mangold, que dirigiu Wolverine: Imortal e Logan. A ideia reside basicamente na frase dita por Yukio ao Wolverine: acessando suas habilidades mutantes, ela conseguiu ver o mutante morrendo enquanto segurava seu próprio coração.

Os fãs logo entraram em ação e elaboraram uma emocionante teoria: o "coração" mencionado pela mutante era no sentido figurado e representava Laura, o clone/"filha" de Logan. Eventualmente, é o que veio a acontecer no último longa do herói e, embora Mangold muito provavelmente não tenha planejado isso desde Wolverine: Imortal, ainda assim é algo bem tocante.

Imagem de capa do item

Filme ou quadrinho?

A teoria: Deadpool é uma história em quadrinhos e não um filme. Ou é um filme cujo roteiro foi escrito pelo próprio Deadpool.

Afinal de contas, como justificar a loucura do Deadpool em seu próprio filme solo? Ou então como explicar a mudança do visual de Colossus? A resposta é "simples": O Mercenário Tagarela escreveu o roteiro de seu próprio filme e por isso há tantas intervenções narrativas do próprio personagem, além referências diretas ao estúdio.

Outra teoria, que parte do mesmo princípio, é que Deadpool é um filme baseado nos quadrinhos dos X-Men presentes em Logan e que existe dentro do próprio Universo dos X-Men, assim como X-Men Origens, no primeiro item. A maior "prova" da teoria é o visual de Colossus, que é idêntico no filme e nas HQs, e bem diferente dos outros filmes onde o mutante aparece.

Imagem de capa do item

Prelúdio para dias sombrios

A teoria: The Gifted se passa pouco tempo antes do futuro desolador de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

The Gifted sequer estreou, mas já é alvo de algumas teorias e hipóteses de fãs. Até agora, o que sabemos da série é que ela irá contar a história de uma família que foge pelos Estados Unidos quando dois membros se revelam mutantes. No caminho, eles encontram uma "força de resistência" que traz personagens como Blink, Polaris e Pássaro Trovejante.

A ideia é que a série seja um prelúdio para Dias de um Futuro Esquecido, já que a caça aos mutantes está se intensificando graças aos Sentinelas. Além disso, Blink lidera a resistência ao lado de Pássaro Trovejante, que é irmão do Apache. A ideia é que, em algum momento da série, Pássaro Trovejante acabe morrendo e Blink se junte ao Apache e outros X-Men, como aconteceu no longa.

Imagem de capa do item

Saga do Clone

A teoria: Dentes de Sabre foi clonado no programa Arma X, assim como Wolverine e Deadpool.

A Marvel tem uma longa história com clones nos quadrinhos e os fãs já trouxeram essa teoria para os cinemas, para três personagens distintos. O primeiro deles é o Dentes de Sabre. De acordo com alguns, o vilão foi clonado na base do programa Arma X, e suas réplicas eram extremamente defeituosas - como a vista em X-Men.

Por outro lado, alguns dizem que o Deadpool também pode ter sido clonado, o que justificaria a mudança do visual do personagem - e anularia a primeira teoria da lista. Mais recentemente, alguns supõem que diversos clones do Wolverine existam dentro do Universo dos X-Men. Além de X-24, alguns acreditam que o personagem visto em X-Men: Apocalipse não é o Wolverine original.

Imagem de capa do item

Magneto estava certo

A teoria: Magneto sempre esteve certo: a humanidade jamais aceitaria os mutantes e todos os futuros trazem desgraça para os homo superior.

Não se trata bem de uma teoria, mas de uma afirmação. Se você analisar bem todos os filmes que retratam o futuro dos X-Men - ou seja, Dias de um Futuro Esquecido e Logan - verá que os ideais de Magneto sempre estiveram certos: a coexistência pacífica nunca funcionou e a humanidade sempre odiaria os mutantes, de uma maneira ou de outra.

Isso é interessante porque traz uma carga emocional maior à história dos X-Men. Mesmo lutando pelo que é considerado "certo", a equipe nunca conseguiu se salvar em um mundo de preconceito e perseguição, e mesmo o final "mais feliz" - o fim alternativo de Dias de um Futuro Esquecido - eventualmente acabaria em uma tragédia.

Imagem de capa do item

O viajante do tempo

A teoria: Sebastian Shaw é um viajante temporal que causou boa parte das "incongruências" cronológicas da franquia.

Temos aqui uma teoria um pouco mais complicada, então precisaremos explicá-la com mais calma. Tecnicamente, há duas linhas temporais principais nos filmes dos X-Men: a linha da trilogia principal, dos filmes do Wolverine e de Primeira Classe e a linha que mostra todos os eventos estabelecidos pela viagem do Wolverine em Dias de um Futuro Esquecido.

Contudo, temos aqui algo que pode destruir ainda mais (ou consertar) a cronologia da Fox. De acordo com alguns, existem diversas linhas temporais paralelas no Universo dos X-Men. A primeira delas é composta pela trilogia e pelos três filmes do Wolverine e ela funciona bem isoladamente. Contudo, o problema começa em Primeira Classe, já que o filme traz uma versão mais velha de Emma Frost - que já havia aparecido em X-Men Origens, muito mais nova, mesmo que o filme se passe depois.

Imagem de capa do item

O viajante do tempo

Seguindo essa teoria, Sebastian Shaw e alguns outros membros do Clube do Inferno teriam, de alguma forma, voltado no tempo para conquistarem o mundo antes mesmo da descoberta dos mutantes. Isso explicaria a diferença de idades das duas versões de Emma Frost, já que a de Primeira Classe seria uma viajante temporal.

Eles bagunçariam toda a cronologia desse universo, mudando a ordem de alguns acontecimentos - como o primeiro encontro de Charles Xavier e Erik Lensherr, o desenvolvimento do programa Arma X, dentre outros. Quando os viajantes do futuro de Dias de um Futuro Esquecido voltaram ao passado para corrigir eventos trágicos, foi criada uma terceira linha temporal, que é onde se passa o "final feliz" do filme e X-Men: Apocalipse.

E quanto a Deadpool? O filme se passa em outra linha temporal externa a essas duas, e mantém plena consciência do que acontece nelas. Confuso, não? Talvez outro viajante temporal possa resolver tudo isso no ano que vem...