As 10 melhores super-vilãs da Marvel!

Capa da Publicação

As 10 melhores super-vilãs da Marvel!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Lady Letal

Filha de um cientista japonês responsável pelo desenvolvimento do programa que, anos depois, daria um revestimento de adamantium aos ossos do Wolverine, Yuriko Oyama era inicialmente uma samurai que resolveu se vingar pela morte do pai, indo atrás do anti-herói mutante.

Com ajuda de Espiral, ela logo se transformou em uma ciborgue, liderando os Carniceiros e se tornando uma voraz inimiga não apenas do Wolverine - chegando a quase derrotá-lo diversas vezes -, mas também de vários X-Men.

Imagem de capa do item

Mary Tifóide

Uma das inimigas mais letais do Demolidor, Mary Tifóide era uma mulher que trabalhava em um bordel. Certo dia, o Demolidor entra nesse bordel procurando um vilão, e lá, ele acaba acidentalmente jogando Mary contra uma janela. Desse dia em diante, ela jurou que nenhum homem jamais a machucaria.

Diagnosticada com transtorno de personalidade dissociativa, a vilã possui três personalidades internas, a "Mary", uma jovem tímida e pacifista - que já se envolveu amorosamente com Matt Murdock -, "Tifóide", que é uma aventureira sanguinária e sensual, e "Bloody Mary", brutal, sádica e com ódio mortal a todos os homens. Expert em artes marciais e no uso de espadas e lâminas, ela é mais do que uma ameaça.

Imagem de capa do item

Madame Máscara

Filha de ninguém menos que o Conde Nefária, Giuletta foi enviada para outra família, uma vez que seu pai esperava um herdeiro homem. Agora, chamada de Whitney Frost, ela cresceu e descobriu sua verdadeira linhagem, sendo posta à frente da organização mafiosa conhecida como Maggia.

Uma vez vilã, ela se tornou grande inimiga do Homem de Ferro, tentando desesperadamente se infiltrar nas Indústrias Stark. Envolvida em um acidente, ela teve seu rosto permanentemente desfigurado, o que fez com que ela passasse a usar um ornamento dourado no rosto, adotando o codinome de Madame Máscara. Letal e sutil, a vilã se tornou uma grande espiã na editora, rivalizando fortemente com o Vingador Dourado.

Imagem de capa do item

Encantor

Nascida em Asgard, de linhagem desconhecida, Amora foi aprendiz da própria Karnilla, uma poderosa feiticeira asgardiana. Uma vez expulsa por ser muito indisciplinada, ela vagou por toda Asgard, seduzindo bruxos e feiticeiros e aprendendo a controlar diversos tipos de magia.

Ela se tornou uma poderosa bruxa, temida por muitos por seus planos malignos, que chegaram a envolver a Valquíria e até mesmo o Deus do Trovão. Um de seus aliados é Skurge, o Executor, um homem que ela pôs sob seus encantos, e serve como seus músculos e guarda-costas pessoal.

Imagem de capa do item

Mística

Uma das mais populares super-vilãs dos quadrinhos, famosa por suas aparições no cinema, Mística é a identidade de Raven Darkholme, uma mutante capaz de transmutar sua forma, e se tornar outra pessoa. Com seu dom, ela se tornou a infiltradora perfeita do Universo Marvel, por vezes sequestrando pessoas e tomando seu lugar por meses.

Famosa por liderar seu próprio grupo da Irmandade de Mutantes, Mística envelhece lentamente, é imune a venenos e drogas, além de possuir um leve fator regenerativo acelerado. Grande inimiga dos X-Men, ela já se infiltrou na SHIELD, no governo americano e no FBI.

Imagem de capa do item

Selene

Uma mutante ancestral, com cerca de dezessete mil anos de idade, Selene é uma vampira psíquica que se alimenta da energia vital de outras pessoas. Ela é temida há eras, ganhando repercussão principalmente na República Romana. Mais recentemente, ela se tornou a Rainha Negra do Clube do Inferno.

Como se não bastasse seu poder de drenar a energia vital, ela também é uma poderosa feiticeira, é capaz de manipular objetos inanimados, produz telecinese e consegue manipular fogo, além de conseguir se transmutar em uma forma de sombras.

Imagem de capa do item

Cassandra Nova

"Irmã gêmea" de Charles Xavier, Cassandra Nova é, na realidade, uma forma de vida parasitária nascida sem um corpo no plano astral. Tendo se ligado a Xavier, ela desenvolveu habilidades psiônicas e criou um corpo físico para si própria com base no DNA do Professor X.

Poderosíssima e completamente sádica, ela foi responsável pelo massacre de cerca de dezesseis milhões de mutantes na Ilha de Genosha, além de quase ter extinto a espécie mutante da face da Terra, controlando o poder mental de Xavier.

Imagem de capa do item

Morgana Le Fay

Vagamente inspirada na personagem de mesmo nome popular nos Mitos Arturianos, Morgana Le Fay é meia-irmã do Rei Arthur, e possui descendência direta das fadas. Inimiga mortal do Cavaleiro Negro, ela também já confrontou os Vingadores e a Mulher-Aranha.

Uma das grandes feiticeiras da história do Planeta Terra, Morgana Le Fay é imortal, e é capaz de controlar mentes, manipular todas as formas de energia mística, além de conseguir entrar em embate astral com uma grande facilidade.

Imagem de capa do item

Hela

Filha de Loki, Hela é a soberana do reino de Hel, um local análogo ao inferno, para onde é mandada a alma de todos os asgardianos que morreram de forma indigna. Originalmente uma figura neutra, ela ficou sedenta por poder e por manter seu status, de forma que engendrou diversos esquemas e planos malignos contra vários heróis, dentre os quais Thor, os Vingadores e o X-Factor.

A vilã comanda hordas de guerreiros mortos, e é uma das principais peças no Ragnarök, o fim do mundo dos deuses nórdicos. Seus poderes vão desde a mais ancestral magia e feitiçaria até controle da morte e necromancia. Além disso, um reino inteiro se submete a ela!

Imagem de capa do item

Fênix Negra

Um dos grandes ícones quando o assunto é vilãs em quadrinhos, a Fênix Negra nada mais é do que a entidade cósmica conhecida como Fênix, após tomar posse do corpo de Jean Grey e torná-lo um receptáculo para suas atitudes infantis e destrutivas.

Como Fênix Negra, Jean Grey destruiu planetas inteiros habitados, e se voltou contra seus próprios amigos. Para derrotá-la, em um último momento de lucidez, Jean precisou se suicidar, pagando o preço supremo pela derrota da entidade. A Fênix é representada por um pássaro de fogo, capaz de espalhar o caos pelo universo. Ela é uma entidade de morte e renascimento, espalhando as chamas que purificam mundos, mas preparam-nos para o florescer da vida novamente.