10 melhores referências à cultura pop no MCU!
10 melhores referências à cultura pop no MCU!
O universo da cultura pop na Marvel!
Apesar dos filmes da Marvel estarem repletos de super-humanos, alienígenas e deuses, o Universo Cinematográfico da Marvel já provou que é muito parecido com o nosso em diversas coisas, inclusive nas referências pop.
Praticamente todos os filmes do MCU possuem referências a alguma coisa, seja músicas, filmes, personagens populares, quadrinhos e etc. Nessa lista, selecionamos apenas 10 que gostamos muito, mas fique livre nos comentários para lembrar de outros!
Confira:
Xena, Jackie Chan e Robin Hood
Em Thor, primeiro filme do asgardiano, há uma referência hilária a três grandes ícones da cultura pop. Quando Lady Sif, Fandral e Hogun chegam ao Novo México, onde Thor passa boa parte do filme, um agente da SHIELD observa as figuras sérias e determinadas e comenta "Estão passando aqui Xena, Jackie Chan e Robin Hood".
Wong
Em um dos momentos mais hilários de Doutor Estranho, Strange descobre o nome de Wong e ao descobrir que o mago só usa o nome "Wong", Stephen pergunta se é algo como "Adele, Beyoncé, Drake, Eminem" e outros artistas que usam apenas um nome artístico. Mais tarde, descobrimos Wong distraído escutando o hit Single Ladies, da Beyoncé.
O Império Contra-Ataca
Durante a batalha do aeroporto de Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha pensa num plano engenhoso para derrotar o Gigante Homem Formiga.
"Vocês se lembram daquele filme antigo, O Império Contra-Ataca?", diz Peter Parker em meio a batalha. Então, ele usa suas teias para amarrar as pernas de Scott Lang enquanto o Visão o derruba, da mesma forma que os pilotos da Aliança Rebelde derrotam os AT-AT imperiais no filme de Star Wars em 1980.
Lula Molusco
Em Vingadores: Guerra Infinita, quando Fauce de Ébano desembarca na Terra a fim de pegar a Joia do Tempo, ele encontra Strange, Wong e Tony Stark, com este último o chamando de Lula Molusco, personagem de Bob Esponja.
Curiosamente, na versão francesa da dublagem, a comparação muda para Voldemort, o vilão de Harry Potter.
Filmes de viagem no tempo
Vingadores: Ultimato acaba se juntando à lista de grandes filmes com volta no tempo, e é claro que a Marvel não ia deixar de citar alguns clássicos com a temática, como Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica, O Exterminador do Futuro, Um Século em 43 Minutos, e um dos mais icônicos e originais de todos, De Volta para o Futuro.
Aliens
O Homem-Aranha é um cara cheio de referências a filmes antigos. Durante Guerra Infinita, o herói mais uma vez recorre a um deles para destruir o vilão Fauce de Ébano. Aliens O Resgate é a inspiração para pôr em prática o plano de lançar a criatura maléfica pelo espaço. Mais tarde, ele volta a lembrar de Aliens, quando pede para que Mantis não coloque ovos em seu corpo.
AC/DC
Quando Peter está focado em construir seu novo traje de Homem-Aranha em Longe de Casa, Happy coloca a música Back in Black, da banda AC/DC para tocar. Naquele momento, Peter exclama que ama Led Zeppelin, provando que apesar de conhecer muito filme antigo, ele é um grande conhecedor de bandas de rock clássicas. Curiosamente, essa mesma música já apareceu em uma sequência do filme Homem de Ferro.
O Grande Lebowski
Tony Stark é sarcástico e usa esse humor ácido para zombar dos outros fazendo diversas referências a cultura pop. E como não poderia deixar de ser, em algum momento de Vingadores: Ultimato, quando Thor aparece mais gordo e cabeludo nos 5 anos após a morte de Thanos, O Homem de Ferro chama o asgardiano de Lebowski, se referindo ao filme de 1998, dos irmãos Coen, O Grande Lebowski.
Pulp Fiction
“O caminho do homem justo está cercado por todos os lados”, era possível ler o início dessa frase bíblica na lápide de Nick Fury ao final de Capitão América: Soldado Invernal. A frase é nada menos que uma referência ao personagem de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction, que recita a passagem de Ezequiel antes de assassinar um jovem sob as ordens de Marcellus Wallace.
Footloose
Esse filme de 1984 estrelado por Kevin Bacon conta a história de um cara que ajuda uma pequena cidade a se libertar para a música e a dança. E para Peter Quill, o Senhor das Estrelas, Bacon é nada menos que um herói.
Ele usa a história do filme para se aproximar de Gamora em determinado momento de Guardiões da Galáxia, e isso acaba retornando diversas outras vezes, incluindo em outros filmes. Em Vingadores: Guerra Infinita, Thor chama os Vingadores de "Os Heróis Mais Poderosos da Terra", e Mantis responde: "Como Kevin Bacon?". Mais tarde no filme, o Senhor das Estrelas pergunta se Footloose ainda é o melhor filme da história, e o Homem-Aranha responde que ele simplesmente nunca foi.