10 melhores personagens femininas da Disney que não são princesas
10 melhores personagens femininas da Disney que não são princesas
Elas não precisam da realeza para mostrar a que vieram!
A Disney é bem conhecida por suas animações, cheias de personagens memoráveis, seres fantásticos e adaptações de fábulas famosas. No meio disso, temos personagens femininas muito espetaculares – muitas das quais não despontaram nos filmes de princesas. Por isso mesmo, listamos aqui as 10 melhores personagens femininas da Disney que não são Princesas!
Para esta lista, estamos contando apenas as personagens que não são consideradas como Princesas Disney, tanto pela denominação oficial da marca (como Aurora, Jasmine, Branca de Neve e Cinderela), quanto as não-oficiais, mas que são vistas assim pelos fãs (como Elsa e Anna). Além disso, só contamos personagens de filmes da Walt Disney Animation Studios, excluindo deliberadamente produções da Pixar e outros estúdios.
Capitã Amelia (Planeta do Tesouro)
Planeta do Tesouro é, até hoje, uma das pérolas mais incompreendidas e subestimadas da Disney. Uma adaptação espacial de A Ilha do Tesouro, o filme toma suas liberdades para criar uma gama de personagens memoráveis, dentre os quais se destaca a Capitã Amelia, comandante da tripulação de uma lendária nave pirata.
Cheia de energia, astúcia e com uma personalidade afiada, ela acaba sendo uma das principais aliadas do nosso querido Jim Hawkins, e é lembrada justamente por não ter nenhum tipo de envolvimento romântico com o herói - algo até então pouco explorado nas animações da Disney, na época. No filme de 2002, ela conta com a voz de Emma Thompson.
Vanellope (Detona Ralph)
Em Detona Ralph, vemos o brutamontes bobalhão homônimo dando de cara com Vanellope von Schweetz - uma das corredoras do jogo Corrida Doce. Ignorada e menosprezada pelos outros competidores, ela é um bug no sistema, e logo descobre que sua maior fraqueza pode, no fim, ser o seu maior poder.
A personagem é fascinante por sua fofura e por ser muito astuta, sempre com comentários sarcásticos para tudo, ao mesmo tempo em que ela confia até a sua vida nas mãos de Ralph. Na sequência, WiFi Ralph, ela inclusive se encontra com as Princesas Disney, que querem transformá-la em uma delas. A voz original da personagem é de Sarah Silverman.
Raya (Raya e o Último Dragão)
Lançado em 2021, em plena pandemia, Raya e o Último Dragão é uma das aventuras mais subestimadas da Disney, já que muitos deixaram passar batido por conta do seu lançamento direto no streaming. Ainda assim, aqui temos uma narrativa deliciosa que é guiada pela bravura e coragem de sua protagonista, a guerreira Raya.
A personagem é bem conhecida por sua postura firme e determinada, o que às vezes a coloca em situações muito perigosas. Mas ela ainda fará de tudo o que pode para tentar salvar seu reino, o que a torna uma heroína exemplar. E uma curiosidade interessante é que por pouco ela não foi categorizada como uma das Princesas Disney. Sua voz, no original, é de Kelly Marie Tran.
Sininho (Peter Pan)
Sininho já foi considerada oficialmente uma Princesa Disney, porém perdeu esse título por tecnicamente não ser uma princesa. Ainda assim, ela vive em nossos corações com seu ímpeto rebelde e sua postura badass, que nunca sai de moda. A personagem é o principal destaque de Peter Pan, e não só por ser uma "ajudante" do líder dos Garotos Perdidos.
Embora nutra uma certa rivalidade com Wendy por ser apaixonada pelo lendário Peter Pan, que nunca retribuiu esse amor, ela sabe deixar de lado a sua arrogância para ajudar quando é necessário - e se tornou uma figura tão popular que ganhou sua própria série de filmes. No longa original de 1953, ela não tem falas, mas isso não a torna menos intrigante e fascinante.
Nala (O Rei Leão)
Primeiramente apresentada em O Rei Leão, de 1994, Nala é a sagaz, espirituosa e determinada leoa que cresceu junto de Simba, mas viu o seu reino ser destruído pelo tio do filhote, Scar. Ciente de que precisa buscar uma forma de salvar todos os animais da selva, ela parte em uma aventura - e é aí que reencontra seu grande amigo e amor de infância.
Nala é mais uma na longa lista de animais antropomórficos do estúdio, mas o que a torna tão interessante é como ela se recusa a virar uma mera "donzela em perigo", tomando parte da ação e encontrando formas de lutar contra o reinado tirânico de Scar na Pedra do Rei. Na animação original, sua voz foi feita por Niketa Calame-Harris (filhote) e Moira Kelly (adulta).
Mégara (Hércules)
Quando pensamos em interesses românticos dos heróis na maior parte das animações clássicas da Disney, vemos sempre figuras frágeis e indefesas, ou então sem muita agência própria. Esse, com certeza, não é o caso de Meg, ou Mégara, o romance principal de Hércules em sua animação de mesmo nome.
Cheia de ímpeto, ela começa a trama traindo o semideus e fazendo um pacto terrível com Hades, mas aos poucos vai se vendo presa no enlace do herói - e isso a faz lutar ao lado dele para tentar impedir a ascensão dos Titãs e a vitória do Deus do Submundo. Na animação original de 1997, ela conta com o trabalho de voz de Susan Egan.
Alice (Alice no País das Maravilhas)
Baseado no livro infantil de mesmo nome escrito por Lewis Carroll, o belo e lisérgico Alice no País das Maravilhas é uma viagem da qual você não vai se esquecer tão cedo. Aqui, acompanhamos as peripécias de uma menina britânica que acaba perseguindo um coelho e cai em um universo repleto de perigos e maravilhas.
O que torna Alice tão especial é a forma como sua inocência a guia pelos recantos mais sombrios do País das Maravilhas, ao mesmo tempo em que ela descobre mais sobre si mesmo ao encontrar flores e animais falantes, um gato misterioso e a terrível Rainha de Copas. No filme original, a heroína conta com voz de Kathryn Beaumont.
Nani (Lilo e Stitch)
Embora Nami não seja a protagonista do clássico Lilo & Stitch, ela merece um posto de destaque nessa lista por tudo que fez por sua irmã (e também pelo novo bicho de estimação esquisito dela). Atarefada com tudo, ela trabalha e se desdobra de mil formas para garantir uma vida confortável para Lilo, e se vê disposta a defender sua irmã de todos os perigos.
Responsável, madura e cheia de um espírito de aventura - mas também com escrúpulos o bastante para não se entregar em situações muito ameaçadoras -, ela é uma personagem forte, destemida e muito amorosa. E além disso, ela ainda é surfista, o que a deixa mais legal ainda. Na versão original do desenho animado, sua voz é feita por Tia Carrere.
Mirabel Madrigal (Encanto)
Em segundo lugar, está uma personagem relativamente nova, mas que já foi alçada ao topo da lista por seu carisma e por ensinar uma valiosa lição para o público: você não precisa de superpoderes para ser especial. Encanto, o filme de 2021, conhecemos a maravilhosa Mirabel Madrigal, a mais nova de uma família repleta de pessoas superpoderosas.
Nascida sem poderes, Mirabel faz o possível e impossível para manter os seus familiares unidos, mas se vê refém das vontades alheias. No fim, ela descobre que não são os poderes que a tornam especial, mas sim o amor que nutre em seu coração por todos os seus entes queridos. Na versão original do filme, ela conta com a voz de Stephanie Beatriz.
Esmeralda (O Corcunda de Notre-Dame)
Um dos filmes mais sombrios e maduros da história da Disney, o belíssimo O Corcunda de Notre-Dame toca em tantas questões árduas e reais de uma forma que nenhum live-action do estúdio conseguiu até hoje. Aqui, a narrativa discute preconceito, intolerância, perseguição religiosa e a luta por liberdade em um cenário muito desolado: a França no fim da Idade Média.
Aqui, conhecemos Esmeralda, uma mulher romani que precisa fugir das garras do detestável Claude Frollo, um homem que usa a religião como o disfarce perfeito para seus sentimentos malignos e odiosos. Uma das cenas mais emblemáticas do filme é quando ela grita "Justiça!" na cara do vilão. Na animação original, sua voz é feita por Demi Moore.