10 melhores personagens feitos digitalmente que parecem muito realistas

Capa da Publicação

10 melhores personagens feitos digitalmente que parecem muito realistas

Por Junno Sena

Os últimos anos foram regados de personagens feitos digitalmente no cinema. Mulher-Hulk, Sonic, Venom, cada um marcou o público com pontos positivos e negativos. Mas, mais do que elogios ou críticas, a indústria dos artistas de efeitos visuais não deixou de nos surpreender.

Seja com as polêmicas de que a Marvel Studios seria a pior empresa para se trabalhar, seja com a qualidade técnica de filmes como Avatar: O Caminho da Água. Para celebrar e relembrar as conquistas do cinema e arte digital, separamos 10 dos melhores personagens feitos digitalmente. Confira!

Imagem de capa do item

Smaug

Com voz de Benedict Cumberbatch, Smaug foi uma verdadeira febre na época de lançamento de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. O dragão fictício da obra de J. R. R. Tolkien não tinha apenas o carisma do ator, mas também um visual que assustava e cativava.

Sua primeira aparição se deu em 2012, lembrando o público que O Senhor dos Anéis ainda era capaz de trazer algo novo para a indústria cinematográfica.

Imagem de capa do item

Durotan

Nem todas as produções se destacam pela sua qualidade narrativa. Às vezes, um bom trabalho visual consegue assegurar que falem sobre um filme ou série por anos a fio. Esse é o caso de Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos.

A adaptação do jogo da Blizzard não foi bem recebido pelo público ou crítica especializada, mas o visual de Durotan e de todo o mundo mágico surpreenderam os que acreditaram que adaptar Warcraft seria impossível.

Imagem de capa do item

Hulk

O Gigante Esmeralda teve altos e baixos, não muito diferente de sua prima, interpretada por Tatiana Maslany, a Mulher-Hulk. A primeira vez que o personagem deu as caras como uma criatura feita inteiramente no âmbito digital foi em 2003 e agradou para a época, mas envelheceu mal.

Porém, ao longo dos anos, novas tentativas foram sendo feitas, chegando a um visual satisfatório, conseguindo confundir o público com o quão palpável o Hulk de Mark Ruffalo parece ser.

Imagem de capa do item

Ava

Assim como outros personagens dessa lista, Ava de Ex_Machina: Inteligência Artificial tem a facilidade de ter um intérprete poderoso no controle de sua performance. Porém, o visual final da androide criado pelos artistas de VFX é surpreendente.

Seu corpo, fiação e placas metálicas se misturam bem ao rosto de Alicia Vikander, fazendo da experiência de conhecer Ava algo único.

Imagem de capa do item

Hank Pym

Ao longo dos anos, a Marvel surpreendeu com algumas escolhas criativas e visuais. Uma delas foi o trabalho de rejuvenescimento de alguns personagens, principalmente de Hank Pym, interpretado por Michael Douglas.

A cena é da abertura de Homem Formiga de 2015 e choca o público que acompanha o trabalho de Douglas desde o início. Nela, viajamos no tempo e vemos o ator como se estivesse em 1987, estrelando, novamente, Atração Fatal.

Imagem de capa do item

Os Na’vi

Impossível tratar de personagens feitos digitalmente sem comentar o trabalho de James Cameron em Avatar. Com a tecnologia de captura de movimento, o diretor fez uma raça alienígena completamente estranha à sociedade humana, mas ainda construindo familiaridades que aproximam esses dois povos.

Para esse item, comentar apenas um personagem seria injusto com o resto do universo de Avatar. De Neytiri até a versão azul de Jake Sully, da fauna e flora de Avatar, tudo e todos deixam o público de queixo caído da mesma forma.

Imagem de capa do item

Davy Jones

O antagonista de Piratas do Caribe tem um dos visuais mais marcantes do cinema. Com sua barba transformada em tentáculos, Bill Nighty se tornou o capitão do Holandês Voador. A primeira aparição do personagem se deu em Piratas do Caribe: O Baú da Morte, de 2006.

Com efeitos visuais de cair o queixo, o vilão se tornou um dos favoritos pelo público, tanto pela sua história quanto pelo trabalho por trás do mesmo.

Imagem de capa do item

Gollum

Outro personagem que surpreende pela época que foi feito é o Gollum, o ser de aspecto grotesco que outrora foi um hobbit cascalvas do povo do rio. Interpretado por Andy Serkis, a adaptação do personagem para o cinema surpreendeu pela forma como o mesmo interagia com o cenário ao seu redor.

Diferente de personagens digitais de outros filmes, Gollum, ou Sméagol, era sofisticado o suficiente para fazer a barreira entre ficção e realidade ficar ainda mais tênue.

Imagem de capa do item

Thanos

Foi em 2012 que o Titã Louco apareceu pela primeira vez no telão dos cinemas. Com um visual mais cartunesco do que sua versão final, o personagem surpreendeu o público com uma cena pós-crédito anunciando o que estava por vir.

Aos poucos, Thanos foi ganhando um visual mais verossímil com a realidade. Foi com a atuação de Josh Brolin e o trabalho dos artistas de efeitos especiais de Vingadores: Guerra Infinita, que recebemos um vilão digno do Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Caesar

A qualidade do reboot de Planeta dos Macacos surpreendeu a todos. Não apenas sua história, mas elenco e produção foram aclamados pelo público e crítica especializada. Principalmente quando tratamos do protagonista desta saga: Caesar.

Interpretado por Andy Serkis, os filmes se debruçam em mostrar a do símio em cada um dos filmes. De um simples macaco até o líder de uma revolução, o time de arte digital de O Planeta dos Macacos marcou a indústria cinematográfica, rendendo diversos prêmios.