As 10 melhores músicas-tema de séries de TV de todos os tempos

Capa da Publicação

As 10 melhores músicas-tema de séries de TV de todos os tempos

Por Junno Sena

As aberturas das séries de TV são essenciais para definir o tom e a atmosfera da produção. Desde clássicos como I’ll Be There for You de Friends até temas mais recentes como Woke Up This Morning de Os Sopranos e That’s So Raven de As Visões da Raven, separamos nesta lista aquelas músicas que fizeram história com suas séries.

Prepare-se para cantarolar o resto do dia com essas clássicas canções que marcaram a TV. Esquecemos de alguma? Não esqueça de compartilhá-la nos comentários.

“Where You Lead” de Gilmore Girls

Carole King marcou a abertura de Gilmore Girls, série com sete temporadas, conhecida como Tal Mãe, Tal Filha no Brasil. Inicialmente, o ritmo antigo de Where You Lead parece não fazer sentido com o restante da produção, mas aos poucos, a música se torna parte fundamental da identidade da série. Nela, seguimos três gerações da família Gilmore, suas decepções amorosas, problemas financeiros e vida complicada na cidade de Stars Hollow.

Abertura de Game of Thrones

Quando falamos em aberturas de séries, existe o antes e o depois de Game of Thrones. O estilo minimalista, mas evidenciando todos os pormenores da série, junto de sua música tema instrumental criaram uma tendência, principalmente quando falamos em produções como The Last of Us.

Criada por Ramin Djawadi, a música perdurou por todas as 8 temporadas de Game of Thrones, além de ter recebido diversos remixes. A icônica trilha apenas perde lugar quando falamos de outro clássico da série, The Rains of Castamere.

“I’ll be there for you” de Friends

Algumas vezes, a trilha sonora é tão perfeita que se torna parte integrante da série. Áudio e visual passam a se alimentar em uma simbiose incrível. Esse é o caso de I’ll be there for you, música da banda The Rembrandts que fez parte da abertura de Friends, série de 1994.

A produção pode ter envelhecido mal em alguns quesitos, mas ainda assim, é impossível não bater palmas junto quando a música começa.

Abertura de Os Simpsons

Com 34 temporadas, Os Simpsons marcou a televisão americana e global por, em todo episódio, trazer uma abertura diferente. Porém, a grande constante que mantinha a identidade visual e musical eram os seus indivíduos de pele amarela e a música de Danny Elfman. A mesma mistura a cacofonia da cidade e da vida americana com saxofones, guitarra, coral e muito mais.

De acordo com Danny, sua participação na série foi feita “totalmente na brincadeira”. “[...] aquilo parecia muito divertido e escrevi aquela peça musical no meu carro, enquanto voltava para casa e, chegando lá, gravei uma demo”, o compositor contou.

“Woke Up This Morning” de Os Sopranos

Um dos melhores exemplos de que uma boa abertura com a sequência de créditos certa e a música certa podem fazer a diferença é Os Sopranos. Sozinha, Woke Up This Morning do Alabama 3 não tem tanto impacto, podendo ser visto como uma música do seu tempo.

Porém, quando acompanha a longa e despretensiosa viagem de Tony Soprano da Lincoln Tunnel até sua casa no subúrbio, é impossível o espectador não sentir que está diante de uma produção histórica.

"The Fresh Prince of Bel-Air" de Um Maluco no Pedaço

Impossível falar em abertura de séries sem lembrar de Will Smith e Um Maluco no Pedaço. Ao lado do DJ Jazzy Jeff, Smith incorporou o papel do Fresh Prince e deu voz a The Fresh Prince of Bel-Air. A mesma se tornou um marco na cultura pop, não apenas por ser a música tema de uma das maiores séries de comédia dos anos 90, mas por todo o seu visual e ritmo cativante.

“You’ve Got Time” de Orange Is the New Black

Em 2013, a Netflix marcou o mundo dos serianáticos com Orange Is the New Black. Contando a história de diversas detentas do presídio feminino de Litchfield, a série cativou o público desde sua abertura.

You’ve Got Time de Regina Spektor era o tempero final da produção. Em sua letra, tínhamos uma brincadeira sobre como todas as mulheres da série eram vistas como animais pela sociedade, além de como as mesmas precisavam lidar com todas as escolhas que tomaram até ali.

“Save Me” de Smallville

Quem nunca cantou “Somebody Save Me!” quando um novo episódio de Smallville: As Aventuras do Superboy começava no SBT? A série protagonizada por um Clark Kent adolescente durou 10 temporadas e todas ficaram marcadas pela música Save Me da banda Remy Zero. Dramática no ponto certo, mas em uma constante crescente, até quem não gostava da produção se empolgava com sua abertura.

“That’s So Raven” de As Visões da Raven

“É, sou eu!” Poucas aberturas de séries marcaram a cultura pop com as vozes de seus protagonistas. Em As Visões da Raven, seguimos Raven Baxter, sua habilidade de ver o futuro e as diferentes enrascadas que suas visões a colocam.

Em sua abertura original, temos Raven-Simonè cantando That’s So Raven. A mesma é capaz de trazer toda a energia da personagem, além daquele gostinho de saudosismo e nostalgia. Mas, para os brasileiros, quem marcou a abertura da série foi a dubladora Cidalia Castro.