10 melhores momentos do Soldado Invernal nas HQs!
10 melhores momentos do Soldado Invernal nas HQs!
Quem diabos é Bucky?
Ajudante, soldado, arma, super-herói. O Soldado Invernal já foi muitas coisas nos quadrinhos, e continua sua crescente de popularidade com bastante força, principalmente nos cinemas. O eterno parceiro do Capitão América teve já excelentes momentos em sua trajetória, e aqui, listamos alguns deles…
Nesta matéria, você vai conhecer os 10 melhores momentos de Bucky Barnes, o Soldado Invernal, nas HQs. São histórias que marcaram a jornada de um herói trágico, e que felizmente foi ressuscitado da Era de Ouro para nos agraciar com aventuras sombrias e violentas!
Esta lista é uma sugestão da fã @grazialexandre em nosso Instagram. Não deixe de mandar suas ideias e sugestões de temas para @legiaodosherois!
Créditos: Marvel Comics
Nasce um herói
Bucky Barnes foi um dos primeiros heróis "sidekick" das HQs. Ele auxiliou o Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial, e foi o primeiro a descobrir sobre sua identidade secreta. Embora fosse originalmente retratado como uma criança, retcons mais recentes mostraram que ele já era um jovem adulto na época da guerra.
Bucky foi fundamental para os Estados Unidos, tanto dentro quanto fora dos quadrinhos. Ele incentivou uma era de heróis adolescentes, inclusive servindo de inspiração para a Brigada Juvenil. Por outro lado, era ele que incentivava as crianças a comprarem os quadrinhos do Capitão América e doar bônus para as Tropas Aliadas no conflito.
Sacrifício
Porém, a tragédia não tardou a atingir o herói. Ao participar de uma das missões ao lado do Capitão América contra o Barão Zemo original, ele sofreu uma derrota amarga, que acabaria marcando a vida de Steve Rogers: Durante o lançamento de uma ogiva, ele acabou sendo dado como morto.
O momento foi um dos mais marcantes das HQs, e acabou sedimentando toda a jornada do Capitão América quando ele ressurgiu ao lado dos Vingadores. Até então, era o fim de um jovem órfão que havia crescido em uma base militar, e que secretamente tinha se tornado um super-herói para toda uma geração.
O Soldado Invernal
Porém, sem que ninguém - até mesmo os leitores - soubesse, Bucky acabou sobrevivendo à explosão, ainda que tenha perdido um braço no processo. Ele foi "resgatado" pela União Soviética, que o transformou em uma arma de guerra contra seus inimigos no período da Guerra Fria. Nascia assim o Soldado Invernal.
Bucky era usado para missões específicas, e posteriormente tinha sua memória apagada, em um torturante processo de lavagem cerebral. Nessa época, ele se tornou o assassino mais letal do planeta, e foi responsável por grandes eventos que mudaram o curso da história. Ah, e vale lembrar que ele ganhou um braço biônico bem badass.
Mistérios da Sala Vermelha
Como Soldado Invernal, Bucky perdeu completamente suas memórias, e acabou se tornando uma arma a serviço de terceiros. Mas esse não foi seu único objetivo. Durante muito tempo, ele foi um recurso da Sala Vermelha, para ser usado como instrutor e treinador de vários assassinos e espiões formados pela KGB.
Assim sendo, ele chegou a treinar Natasha Romanov - a Viúva Negra - e Nadia Pym - a nova Vespa dos quadrinhos. E isso não foi tudo. Ainda em sua fase soviética, o personagem chegou a enfrentar alguns heróis como o Wolverine e até mesmo Nick Fury. Mas ele só reencontraria Steve Rogers anos depois...
Reencontro amargo
Por incrível que pareça, o reencontro de Bucky Barnes e Steve Rogers só seu deu no início do século XXI. Durante todo esse tempo, o Capitão América sequer sabia que seu aliado estava vivo, e só foi descobrir ao se emaranhar em uma trama macabra que envolvia o Caveira Vermelha e a morte do Nômade.
Embora tenham lutado fervorosamente, o Soldado Invernal acabou, aos poucos, se libertando de sua lavagem cerebral, e acabou se tornando um grande aliado do Capitão América. Juntos, eles passaram por várias missões tentando decifrar os acontecimentos envolvendo o ressurgimento da HIDRA. Mas tudo acabou em tragédia novamente...
Um novo Capitão América
Todos sabemos que, após a Guerra Civil dos super-humanos, o Capitão América foi morto em um plano arriscado engendrado pelo Caveira Vermelha com o auxílio do Doutor Fausto e do Ossos Cruzados. Durante um bom tempo, o manto do herói foi deixado de lado, enquanto não sabia-se quem iria ser o novo Sentinela da Liberdade.
Então, em um acordo com a S.H.I.E.L.D. e com o próprio Tony Stark, Barnes aceitou ser o novo Capitão América, contanto que não fosse comandado por ninguém. Nessa época, ele prosperou como super-herói, se tornando um dos líderes dos Novos Vingadores e lutando em eventos memoráveis, como a Invasão Secreta e o Cerco.
Julgamento e "morte"
Quando a identidade do novo Capitão América foi vazada, alguns vilões - liderados por Pecado, a filha do Caveira Vermelha - começaram a fazer um cerco pessoal contra a vida de Bucky Barnes. Ele logo foi levado a julgamento por seus crimes na época de Soldado Invernal, ainda que tudo tivesse sido feito contra sua vontade.
Em A Essência do Medo, a Pecado acabou convocando o deus asgardiano do medo, e em troca, recebeu um martelo encantado que a transformou em uma divindade. Ela acabou matando Bucky Barnes com o martelo cravado em seu peito, o que forçou o recém-ressuscitado Steve Rogers a assumir novamente o posto do Sentinela da Liberdade.
De volta à ativa
Como é típico da jornada de Bucky Barnes, ele não morreu. Em vez disso, ele se aproveitou do momento, ao lado de Nick Fury e da Viúva Negra, para mais uma vez voltar ao submundo, onde pudesse agir secretamente como Soldado Invernal mais uma vez. E quando Steve Rogers descobriu isso, ele ficou revoltado.
Agora, o mundo já não sabia mais que Bucky estava vivo, o que o livrou de todo o julgamento por suas ações na Guerra Fria. E ele continuou suas missões, dessa vez ao lado de Natasha Romanov novamente, com quem pôde continuar um romance deixado no passado - ainda que isso não tenha se resolvido completamente até hoje.
O Homem na Muralha
Durante a saga Pecado Original, Bucky e vários outros heróis foram convocados por Nick Fury na lua para investigar a morte do Vigia. Como foi descoberto posteriormente, o assassino tinha sido o próprio Fury, que queria esconder um segredo absoluto descoberto por Uatu. Castigado pela morte do alienígena, Fury foi obrigado a servir como o novo Vigia.
Contudo, ele era o Homem na Muralha - um título dado à linha de defesa da Terra contra todos as grandes ameaças alienígenas. Sua tentativa de trazer os heróis reunidos foi justamente para descobrir quem deveria substituí-lo no futuro. E o escolhido foi o Soldado Invernal, que passou a ter uma série de aventuras espaciais antes de voltar para a Terra.
Thunderbolts: Insurreição
Não pense que a jornada de Bucky Barnes como Homem na Muralha chegou ao fim. Para cumprir seus objetivos, ele se tornou líder de um grupo bem inesperado, que ressurgiu das cinzas: os Thunderbolts. Juntos, eles tiveram algumas missões juntos, mas Bucky foi forçado a lidar com outro fator: o Império Secreto.
Traído por Steve Rogers - sua versão "falsa", da HIDRA - e pelo Barão Zemo, o herói foi mais uma vez dado como morto, mas na verdade foi salvo por Kobik, um Cubo Cósmico senciente. Ele então foi crucial na libertação do verdadeiro Capitão América, que derrotou sua versão alternativa e impostora.