10 Melhores momentos do Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel!

Capa da Publicação

10 Melhores momentos do Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel!

Por Guilherme Souza

Ao longo dos 22 filmes já lançados do Universo Cinematográfico, conhecemos muitos personagens e lugares fantásticos, que até então, existiam somente nas páginas dos quadrinhos, animações e jogos de videogame.

Dentre tantas histórias incríveis, uma das que mais se destaca é a do Capitão América, que é considerado o primeiro Vingador. Nos filmes, o Capitão passou por muitos altos e baixos, mas sempre foi o líder que a equipe precisava. Listamos alguns dos momentos mais marcantes do Capitão nos cinemas, será que seu favorito está aqui?

Imagem de capa do item

Posso fazer isso o dia todo!

Antes de ser o herói que conhecemos, Steve Rogers era um garoto franzino, com uma estatura que não se equivalia à sua idade, mas mesmo assim, ele não se acanhava perante os desafios que apareciam em sua frente.

Em uma das cenas iniciais de seu primeiro filme solo, vemos o jovem Rogers enfrentando alguns valentões do Brooklyn e mesmo em desvantagem, ele se mostrava confiante, falando pela primeira vez a frase * “Posso fazer isso o dia todo.

Imagem de capa do item

Protegendo a bomba com seu corpo

Outro momento marcante do primeiro filme solo do Capitão, acontece logo que ele começa seu treinamento no exército.

Durante os treinamentos, fica claro que as condições físicas de Rogers o impediam de ser um bom soldado no campo de batalha, mas uma atitude fez com que ele se provasse digno de participar do programa Super Soldado. Quando Steve protege uma bomba falsa com seu próprio corpo para proteger seus amigos, vemos que o que realmente importava nele estava por trás do físico franzino.

Imagem de capa do item

Liderando os Vingadores

O primeiro filme dos Vingadores é icônico e memorável por diversos motivos. Além de ser o primeiro filme que conecta diversos outros filmes de franquias solo, o longa foi a primeira vez que tivemos a chance de ver a equipe reunida nas telonas.

Um dos momentos mais empolgantes acontece quando os heróis se reúnem em Nova York para enfrentar Loki e seu exército Chitauri. Na cena, vemos a equipe reunida em um círculo, onde o Capitão dá instruções do que cada um deve fazer, se tornando um dos momentos mais marcantes da Marvel nos cinemas.

Imagem de capa do item

Luta contra o Soldado Invernal

Em seu segundo filme solo, vemos o confronto entre Hydra e S.H.I.E.L.D. se tornando ainda mais intenso e mostrando que as duas organizações eram, na verdade, dois lados de uma mesma moeda.

No longa, acompanhamos o retorno de Bucky Barnes, antigo amigo de Rogers que foi capturado pela Hydra nos tempos da segunda Guerra e sofreu lavagem cerebral. Bucky retorna como ameaçador Soldado Invernal e o confronto entre ele e Steve nos proporciona uma das cenas de ação mais intensas de todo o Universo Cinematográfico Marvel.

Imagem de capa do item

Cena do Elevador

Uma das cenas mais memoráveis dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel é a que mostra o Capitão América enfrentando diversos soldados disfarçados da Hydra em um elevador no prédio da S.H.I.E.L.D.

Sozinho, o Capitão consegue derrotar todos eles, mesmo que tenhamos muitos momentos de tensão, em que pensamos que ele seria derrotado.

Imagem de capa do item

Paciência!

A Marvel Studios ficou conhecida pelas icônicas cenas pós-créditos em seus filmes, algo que se tornou uma tendência nos filmes de super-heróis.

Uma das mais divertidas com certeza é a de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, onde depois de esperarmos todos os créditos do filme passarem na tela, vemos um vídeo “motivacional” do Capitão América dizendo que a paciência é uma das características mais valiosas de um soldado. O momento deixou muita gente desconsertada e irritada, principalmente os funcionários do cinema.

Imagem de capa do item

Hail Hydra

Vingadores: Ultimato recria diversas cenas importantes dos filmes da Marvel que foram lançados anteriormente.

Um dos grandes momentos do filme acontece quando Steve Rogers e alguns dos outros heróis voltam para o ano de 2012 em busca do Tesseract e do Cetro de Loki. Na cena, vemos uma espécie de recriação da cena do elevador de Capitão América: Soldado Invernal, mas, inesperadamente, Rogers acaba se disfarçando de soldado da Hydra e recria um dos momentos mais marcantes dos quadrinhos.

Na continuação dessa mesma cena, temos também o encontro das duas versões do Capitão América, que protagonizam um embate incrível, com direto a até mesmo uma sátira ao bordão do herói.

Imagem de capa do item

Levantando o Mjolnir

Em Vingadores: A Era de Ultron, tivemos um indício de que o Capitão América seria capaz de levantar o martelo de Thor, durante uma brincadeira da equipe em uma festa.

Apesar de só ter movido a arma mística anteriormente, em Vingadores: Ultimato, vemos o Capitão realmente empunhando o martelo Mjolnir e utilizando-o no combate contra Thanos, sendo um dos momentos mais épicos de todos os filmes de super-heróis.

Imagem de capa do item

Vingadores Avante!

Nos quadrinhos, o Capitão América possui como bordão principal a frase “Avante Vingadores!”, que ele diz sempre que a equipe está prestes a começar uma luta, mas nos cinemas, isso acabou sendo deixado de lado.

Acontece que em Vingadores: Ultimato, a Marvel finalmente atendeu os pedidos dos fãs e colocou Steve Rogers dizendo o bordão no momento em que todos os heróis se reúnem para confrontar Thanos e seu exército. A cena com certeza é de arrepiar e ficará marcada na mente dos fãs.

Imagem de capa do item

Passando o escudo adiante

Ao fim de Vingadores: Ultimato, vemos Steve Rogers retornando ao passado para devolver as Joias do Infinito para suas respectivas linhas do tempo, contudo, ele acaba ficando no passado e vive ao lado de Peggy Carter, o grande amor de sua vida.

Ao retornar ao presente de 2023, vemos um Steve Rogers velho e que se aposentou. Como seu último ato herói, ele passa seu escudo e o título de Capitão América para Sam Wilson, o Falcão, mostrando que o legado do Capitão América é eterno.