10 Melhores mentores da Cultura Pop!
10 Melhores mentores da Cultura Pop!
Eles foram tão importantes quanto os heróis!
A Jornada do Herói é usada como fórmula básica por muitos filmes da Cultura Pop e, em meio a ela, sempre existe alguém que irá ajudar ensinar uma lição valiosa para o herói, os ditos mentores.
Ao longo dos anos, conhecemos diversos mentores memoráveis nos filmes, livros, jogos, animações e tudo o mais que está debaixo do guarda-chuva da cultura popular, mas um ou outro sempre acaba se destacando mais, por isso, resolvemos listar alguns dos mais marcantes e importantes.
Mestre Yoda
Dentre os poucos mestres Jedi que restaram, Yoda foi um dos mais importantes e carismáticos de toda a franquia Star Wars.
Responsável pelo treinamento de Luke Skywalker, bem como no de tantos outros Jedi ao longo das eras. Yoda conseguia passar seus ensinamentos com perfeição, mesmo com sua fala mansa e com palavras fora de ordem.
Mestre Splinter
Ser pai de adolescentes não é fácil, mas essa pode ser uma missão ainda mais difícil quando você é um rato geneticamente modificado, cujos filhos são um quartetos de tartarugas que também foram geneticamente modificadas.
É claro que estamos falando do Mestre Splinter de As Tartarugas Mutantes Ninjas. Na história, Splinter acaba morando com seus filhos no esgoto da cidade de Nova York. O rato gigante acaba ensinando seus filhos a usarem artes marciais para se defenderem e juntos, o grupo se torna protetor da cidade.
Mufasa
Mufasa pode não ter tido tempo o suficiente ao lado de Simba para ensinar tudo o que o pequeno leão deveria saber sobre o reino dos animais e o Ciclo da Vida, mas enquanto esteve vivo, ele com certeza foi um excelente mentor.
Mufasa era um rei amado e respeitado e tentava ensinar a seu filho a importância de todos os seres vivos. Mesmo depois de morto, ele ainda conseguia fazer com que o filho se lembrasse de seus ensinamentos.
Tony Stark
Por anos, o Tony Stark foi o grande motivo por trás do nascimento do Homem-Aranha e o combustível para as atitudes de Peter Parker, mas quando o herói se uniu ao Universo Cinematográfico Marvel, um novo elemento entrou nessa equação.
Nos filmes mais recentes, vimos Tony Stark se tornando mentor de Parker e ensinando ao garoto os verdadeiros valores para ser considerado um super-herói. Embora Stark tenha cometido muitos erros no passado, ao aconselhar e ajudar Peter, vemos que ele também evoluiu.
Alvo Dumbledore
A vida de Harry Potter nunca foi fácil. Desde que nasceu, o garoto estava predestinado a derrotar Voldemort, uma das maiores ameaças do mundo bruxo.
Ao longo de sua difícil jornada, Potter fez muitos amigos, mas uma das pessoas mais importantes foi Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts que ensinou muito ao garoto, mesmo que em muitos momentos ficasse observando-o à distância. Dumbledore representava uma figura paterna na vida de Potter e estava lá para ajudá-lo até mesmo depois de morto.
Mushu
Mulan foi uma mulher muito forte e que fez muito por sua nação, porém o carismático dragãozinho Mushu a ajudou bastante no período em que tinha que lidar com os soldados porcalhões do exército chinês e a ser forte nos momentos necessários.
Apesar de Mushu não ter sido o mentor inicial escolhido pelos ancestrais de Mulan para auxiliar a garota, ele acabou sendo de grande valia e cumpriu a missão com louvor.
Mestre Shifu
Shifu estava acostumado a treinar guerreiros poderosos, mas a surpresa veio com a revelação de que um desajeitado urso panda seria o guerreiro mais poderoso do vilarejo e que Shifu teria de treiná-lo.
Shifu até tentou treinar Po de maneiras tradicionais, mas descobriu que se quisesse transformar o urso em um guerreiro de verdade, teria de falar a mesma língua que ele: a da comida.
Gênio da Lâmpada
Quem diria que um ser com poderes cósmicos e fenomenais poderia ser tão sentimental? Pois é, o Gênio da Lâmpada de Aladdin era extremamente sentimental, mas era isso o que fazia dele ainda mais especial e, se não fosse por isso, Aladdin não teria conseguido derrotar Jafar.
Gênio sonhava em ser livre e, felizmente, Aladdin consegui retribuir a ajuda ao libertá-lo como seu último desejo.
Gandalf
Gandalf é um dos personagens mais importantes nas histórias escritas por Tolkien, servindo como mentor mais de uma vez e ajudando a livrar a Terra Média de ameaças poderosas.
O Mago foi o responsável por ajudar na derrota do ameaçador dragão Smaug, bem como na resolução do confronto entre anões e elfos. Além disso, ele também foi o responsável por reunir a Sociedade do Anel, que derrotou Sauron e seus seguidores.
Sr. Miyagi
Por fim, temos um dos mentores mais queridos da cultura Pop, o adorável Sr. Miyagi. Por mais que muitos acreditem que ele se aproveitou da ingenuidade de Daniel para que o garoto fizesse trabalhos domésticos em sua casa, Miyagi realmente ensinou o jovem gafanhoto e o ajudou a vencer o torneio.
Mais importante do que treinar o corpo, Miyagi também treinou a mente de Daniel San e o ensinou que a força não está somente nos golpes.