10 melhores jogos de luta clássicos que são bons até hoje
10 melhores jogos de luta clássicos que são bons até hoje
Jogos que envelheceram muito bem!
Jogos de luta já foram um dos gêneros mais populares em termos de jogos competitivos, mas com o passar dos anos e com a chegada de novos tipos de jogos, eles acabaram tendo sua popularidade reduzida. Mesmo assim, existem milhares de fãs ao longo do mundo que continuam treinando e lutando nas novas produções, mas também em alguns jogos antigos, que mesmo mais de 20 anos de seu lançamento continuam oferecendo uma grande experiência competitiva.
Nesta lista reunimos 10 jogos de luta clássico que são bons até hoje!
Sailor Moon S
Sailor Moon S ou então Senshi Sailor Moon S: Jougai Rantou!? Shuyaku Soudatsusen foi lançado em 1994 para Super Famicom e desenvolvido pela Arc System Works, conhecida atualmente por Dragon Ball FighterZ e Guilty Gear. O jogo em seu lançamento só estava disponível no Japão, mas nos últimos anos acabou se tornando extremamente popular em meio aos jogadores de jogos de luta.
Sailor Moon S é um jogo com um elenco de 9 personagens e cada uma delas tem uma estratégia de combate bem única. O que faz o jogo ser tão divertido e ter se tornando popular anos depois é o fato que ele é completamente quebrado. Cada personagem é capaz de fazer combos infinitos com certa facilidade. Junto da falta de balanceamento, o jogo é visualmente charmoso e recria bem cada uma das Sailors.
Killer Instinct
Killer Instinct não é uma franquia muito marcante nos dias de hoje, mas ainda assim seu primeiro jogo, lançado no Super Nintendo em 1994 continua um jogo de luta extremamente divertido e complexo.
Killer Instinct foi desenvolvido pela Rare, conhecida na época pelos jogos de Donkey Kong e trazia um elenco de personagens tão variado quanto seus concorrentes. Tínhamos ninjas, boxeadores, criaturas formadas de gelo e Fulgore, um personagem que se assemelha muito ao Predador. Mas além do visual, seu sistema de combos, onde era possível acertar mais de 20 ataques em seu oponente se unindo a um narrador icônico torna o jogo uma ótima experiência até hoje.
Bushido Blade
Enquanto a maior parte dos jogos de luta apostam em golpes absurdos e personagens carismáticos, Bushido Blade aposta no realismo, fazendo com que ele seja uma das experiências de jogos de luta mais únicas até hoje.
Bushido Blade é um jogo de luta lançado em 1997 e desenvolvido pela Squaresoft (que eventualmente se tornaria a Square Enix). Nele temos o confronto de diferentes espadachins e seu diferencial é que assim como em muitos filmes de samurai, a batalha pode ser encerrada com somente um golpe. Caso o personagem receba uma espadada no peito ou na cabeça por exemplo, é morte certa. Com isso, não é preciso aprender combos mirabolantes para conseguir se divertir e vencer seus oponentes.
Samurai Shodown 2
A SNK já teve sua era de ouro com uma variedade de grandes jogos, principalmente de luta. Entre eles a franquia Samurai Shodown se destaca com combates rápidos, personagens únicos e uma jogabilidade bem focada em batalhas com armas.
Samurai Shodown 2 foi lançado em 1994 e aprimorava a ideia do jogo original e trazia ainda mais personagens. Apesar de não ser uma franquia tão marcante quanto The King of Fighters, ele ainda traz muita alegria em partidas contra amigos.
Ultimate Mortal Kombat 3
Mortal Kombat 3, lançado em 1995, foi um jogo que gerou algumas reclamações, principalmente pela falta de alguns personagens icônicos como Scorpion. Ainda no mesmo ano tivemos Ultimate Mortal Kombat 3, uma versão atualizada do jogo que é considerada até hoje um dos pontos altos da franquia.
Além de trazer personagens como Scorpion, Kitana, Jade e Reptile de volta, temos ao todo 27 lutadores diferentes, entre novas adições e alguns secretos. O balanceamento adicionou alguns golpes novos aos personagens que estavam na versão anterior, tornando ainda mais divertido o confronto sangrento entre os lutadores.
The King of Fighters 98
The King of Fighters por muito tempo foi a franquia de luta mais popular no Brasil e em outros países como o México. A franquia principalmente no fim dos anos 90 teve alguns jogos diferentes que são aclamados pelos fãs até hoje, mas entre eles, a versão de 98 segue sendo a mais icônica.
The King of Fighters 98 é para muitos o jogo perfeito da franquia. Ele traz um elenco extenso e variado de personagens e principalmente para a época que foi lançado era bem balanceado para um jogo de luta, fazendo com que cada personagem pudesse ter seu destaque.
Super Smash Bros Melee
Super Smash Bros Melee é o segundo jogo da franquia e foi lançado em 2001 para Gamecube. Ele trazia de volta Mario, Pikachu, Zelda e Donkey Kong em seus combates, mas também adicionava personagens de Fire Emblem, franquia que na época só era popular no Japão.
O jogo trazia um combate bem mais fluido do que o antecessor e com uma variedade maior de personagens, trazendo no total 26 diferentes. Melee por muitos anos manteve uma comunidade ativa de jogadores dedicados a aprimorar ainda mais as habilidades no jogo até que a Nintendo alterou algumas regras para torneio de seus jogos que gerou uma desistência de grande parte dos jogadores.
Street Fighter 3rd Strike
Street Fighter 3rd Strike é o jogo que fez com que Daigo, um dos jogadores mais populares do mundo tivesse seu nome escrito na história, mas apesar disso o jogo em seu lançamento não foi muito querido. Uma parte do público não ficou muito feliz com a falta de personagens do jogo anterior e também reclamavam das novas adições serem sem graça.
Alguns anos depois ele começou a ser apreciado pelos jogadores, seja pela sua trilha, seu visual extremamente bonito, mas além de tudo sua jogabilidade. Street Fighter 3rd Strike é bem complicado de se aprender pela necessidade de realizar os comandos com quase perfeição, mas também pelo seu sistema de Parry. Ao apertar para frente no momento certo do ataque inimigo o personagem realiza uma aparada no golpe que pode ser o diferencial para quem será o vitorioso. Mesmo com uma dificuldade elevada, 3rd Strike é um dos jogos mais únicos da franquia Street Fighter.
Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium
Durante muitos anos a Capcom e a SNK tinham uma grande rivalidade, principalmente quando se falava em jogos de luta. Essa rivalidade acabou rendendo alguns jogos espetaculares como foi o caso de Capcom vs SNK 2: Mark of the Millennium.
Lançado em 2001, Capcom vs SNK 2 é para muitos fãs o melhor jogo de luta sobre crossovers. Ele não só combina os icônicos personagens das duas franquias como une mecânicas de Street Fighter e de The King of Fighters, tornando a produção bem única.
Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes
A parceria entre a Marvel e a Capcom rendeu inúmeras produções espetaculares ao longo dos anos, seja nos jogos solo dos heróis, como Marvel Super Heroes ou X-Men: Children of the Atom, ou nos crossovers. Mas nenhum deles consegue superar a qualidade e variedade de Marvel vs Capcom 2.
O segundo jogo da franquia que mistura os personagens das duas empresas foi lançado em 2000 e trazia confrontos onde cada jogador escolhe 3 personagens diferentes e pode trocar entre eles durante a batalha. Ao todo o jogo conta com 57 personagens entre eles heróis e vilões populares da Marvel como Wolverine, Capitão América e Magneto, e personagens marcantes da Capcom, como Jill Valentine e Ryu.
Assim como grande parte dos jogos de luta antigo, ele é bem difícil de se aprender, e não se tem muitos tutoriais dentro do jogo. Mas após um pouco de treino Marvel vs Capcom 2 pode se tornar o jogo de luta favorito de muitas pessoas.