As 10 melhores histórias da Marvel situadas em universos e futuros alternativos!
As 10 melhores histórias da Marvel situadas em universos e futuros alternativos!
Ainda que universos e futuros alternativos sejam uma característica comumente difundida e explorada pela DC Comics, a Marvel não deixou de flertar com esse assunto, e produziu boas histórias inseridas nesse contexto. Por conta disso, iremos selecionar dez das melhores histórias passadas em futuros ou universos alternativos!
Apenas a nível de observação, algumas sagas ficaram de fora devido a sua história se passar integralmente na Terra-616 (o universo principal da Marvel), trazendo personagens de futuros alternativos. Além disso, não inserimos as Guerras Secretas atuais da Marvel pois, ainda que se passe em um mundo alternativo, não temos como julgar ela como sendo realmente boa, uma vez que ainda está na metade – mesmo que não tenha decepcionado até agora!
Dinastia M (Terra-58163)
Os mutantes vinham crescendo vertiginosamente no Universo Marvel, e, para tanto, precisava-se de uma solução para mantê-los como minoria e não fazer deles os dominantes do mundo. O que se faz, então? Dinastia M, é claro.
Depois de enlouquecer completamente (A Queda), a Feiticeira Escarlate é mantida sob os cuidados de Xavier, até que, através de manipulações, ela acaba recriando uma realidade onde tudo vai bem para os heróis... até que alguns deles começam a se lembrar do passado na Terra-616!
Poder Supremo (Terra-31916)
Escrita magistralmente por J. Michael Straczynski e com desenhos de Gary Frank, Poder Supremo nada mais é do que uma reimaginação adulta e mais realista do Esquadrão Supremo criado por Roy Thomas durante seu run nos Vingadores.
Aqui, tudo é visto de uma ótica mais severa, desde o momento em que Hipérion (um óbvio análogo ao Superman) é enviado para a Terra e criado pelo governo norte-americano, até a formação da equipe de heróis cujas vidas até então nunca foram fáceis.
1602 (Terra-311)
Entre roteiristas de quadrinhos, poucos tem um domínio e uma escrita tão potentes quanto Neil Gaiman. O autor é responsável por séries de fantasia incríveis como Sandman, então quando ele se juntou com a Marvel para fazer uma história de super-heróis situada na Era Elizabetana, todos sabiam que coisas grandiosas estavam a caminho.
Ele reimaginou os personagens, e muitos deles sequer tinham poderes. Peter Parker, por exemplo, vira Peter Parquagh, aprendiz do Sir Nicholas Fury. Os personagens com poder são vistos como monstros, assim como seriam naquela época. E os desenhos de Andy Kubert dão um toque sublime à narrativa.
Demolidor: Fim dos Dias (Terra-12121)
Proposta como a última história do Demolidor, Fim dos Dias segue um ar de homenagem, até mesmo por sua equipe criativa composta por autores e desenhistas que já tinham história com o personagem, como Brian Michael Bendis, David Mack, Klaus Janson e Bill Sienkiewickz.
Seguindo uma trama a la Cidadão Kane, a história vai atrás de Ben Urich, que investiga a última palavra dita pelo Demolidor antes de sua brutal morte pelas mãos do Mercenário. No caminho, ele descobre e reencontra alguns rostos familiares para o Diabo da Guarda de Nova York...
Dias de um Futuro Esquecido (Terra-811)
Possivelmente a história mais famosa de todas as referentes à universo alternativo na Marvel, Dias de um Futuro Esquecido é a história perfeita situada em um futuro distópico, considerada uma das histórias mais influentes dos anos 80.
Na história, Kitty Pryde é enviada de um futuro onde mutantes são duramente caçados direto para o passado, onde ela deve impedir a Mística de matar o senador anti-mutante Robert Kelly. Depois do arco de duas edições, o universo de Dias de um Futuro Esquecido fora revisitado algumas vezes, quando a filha de Scott Summers e Jean Grey também é enviada ao passado ou no prelúdio Wolverine: Dias de um Futuro Esquecido.
O Velho Logan (Terra-807128)
Outra história de despedida, O Velho Logan, concebida por Mark Millar e com desenhos de Steve McNiven é uma história que tem ganhado uma relativa popularidade nos últimos anos, especialmente pela suposição (quase confirmada) de que será a história por trás do terceiro filme solo do Wolverine nos cinemas - e último da carreira de Hugh Jackman como o personagem.
Aqui, somos transportados a um mundo desértico e distópico onde os vilões se juntaram para derrotar os heróis - e conseguiram! Agora, a América é dividida em faixar territoriais comandadas por esses vilões e o Wolverine, ao lado de um idoso e cego Gavião Arqueiro, precisa fazer sua jornada de um lado a outro do país.
Loki (Terra-94001)
Uma das histórias magistrais do Deus da Mentira, Loki é uma minissérie em quatro partes escrita por Roberto Rodi e desenhada por Esad Ribic. Aqui, Loki finalmente ganhou o que tanto queria: o trono de Asgard e a humilhação de seu irmão, Thor Odinson.
Em meio à visitas de familiares e palavras trocadas com asgardianos caídos, Loki entra em uma jornada de reflexão pessoal e reencontro com seu passado... culminando num fim tenebroso e muito bem arquitetado.
Supremos 1 e 2 (Terra-1610)
Situados no universo alternativo mais conhecido da Marvel, o Universo Ultimate, os dois arcos de histórias compõem o surgimento da equipe dos Supremos, os Vingadores desse mundo alternativo, bem como a expansão da equipe e suas aventuras pelo mundo.
Com uma pegada um pouco menos amigável que a do Universo-616, Supremos subverte nossa visão dos Vingadores, trazendo por exemplo, o Capitão América como um veterano ultra-conservador e xenofóbico, bem como um Thor que não sabemos se é deus ou apenas um insano. Apenas fique bem longe do terceiro volume da série.
Era do Apocalipse (Terra-295)
A Era do Apocalipse foi um arco gigantesco que nos ofereceu uma das melhores reimaginações de personagens de quadrinhos até o presente momento. Vilões se tornaram heróis e heróis se tornaram vilões, como por exemplo, Dentes de Sabre e Solaris, respectivamente.
Um dos raros mega-eventos que muitos fãs não queriam que chegasse ao fim, a Era do Apocalipse foi um momento sombrio para os X-Men, agora única defesa da humanidade contra um Apocalipse vencedor.
Terra X (Terra-9997)
De um futuro alternativo para o outro, a Terra X surgiu da brilhante mente do desenhista Alex Ross, como uma espécie de homenagem à toda a cronologia da Marvel. Uma versão análoga da Marvel ao Reino do Amanhã da DC (também concebido por Ross), aqui vemos como seria se todos os seres tivessem poderes.
Abordada sob a ótica distante do Vigia, a história emocionante é uma perfeita reconstrução e reinvenção não apenas de personagens, como também do modo de criação de um universo que nos cativou durante tantos anos.
Menção Honrosa: Universo Cinematográfico da Marvel (Terra-199999)
Assustado? Não fique! Por incrível que pareça - e muitos ainda desconhecem isso - toda a história contada através dos filmes, séries e HQs relacionadas ao Universo Marvel nos cinemas e na TV faz parte de um universo alternativo: a Terra-616.
Até então, tivemos uma grandiosa construção de personagens e ideias que dialogam bem com os quadrinhos, mas ainda assim, tem liberdade e podem contar sua própria história, sem precisar necessariamente se manter 100% fiel às histórias impressas no papel.