Os 10 melhores filmes de equipes de super-heróis da Marvel e da DC

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de equipes de super-heróis da Marvel e da DC

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, os filmes de super-heróis estão cada vez mais populares – de modo que já se tornaram a peça central do mercado cinematográfico. Temos filmes para todos os gostos: longas de origem, comédias, continuações e reboots… e, é claro, os filmes de equipe!

Há algo de muito emocionante e cativante em ver nossos heróis favoritos juntos, lutando contra uma grande ameaça e fazendo do mundo um lugar melhor. Por isso, resolvemos listar aqui os 10 melhores filmes de super-equipes da Marvel e da DC Comics!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011)

A franquia dos X-Men da Fox sempre passou por vários altos e baixos, mas Primeira Classe certamente se destaca como um ponto positivo na saga, especialmente por ter vindo após bombas como X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine.

O longa funciona muito bem como um filme de equipe, mesmo tomando várias liberdades no que diz respeito à primeira formação dos Filhos do Átomo. O destaque vai para a presença de James McAvoy e Michael Fassbender, que brilham no papel do Professor X e do Magneto.

Imagem de capa do item

Aves de Rapina (Birds of Prey, 2020)

Embora tenha sido encarado com desdém por muitos, Aves de Rapina foi uma das gratas surpresas de 2020, ao trazer a Arlequina em uma nova aventura após o desastroso filme do Esquadrão Suicida, que apresentou a vilã/anti-heroína vivida por Margot Robbie ao mundo.

O longa surpreende por seguir a mentalidade alucinada da Arlequina, ao mesmo tempo em que apresenta grandes heroínas como a Canário Negro e a Caçadora. No fim, o filme é mais sobre a "origem" das Aves que conhecemos das HQs, mas não deixa de ser uma aventura divertida e insana.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, 2017)

Lançado em 2017, o segundo filme da equipe cósmica da Marvel pode não ter sido tão inovador ou impressionante quanto o primeiro, mas ainda assim foi um sucesso garantido para a Casa das Ideias. Guardiões da Galáxia Vol. 2 mostra que James Gunn veio para ficar.

O filme faz muito bem ao dividir o grupo em diferentes "núcleos" que são trabalhados ao longo de aventuras episódicas, reunindo-se apenas para o grande clímax. O longa é bem empolgante e, para melhorar, ainda nos apresentou o adorável Bebê Groot.

Imagem de capa do item

Os Vingadores (The Avengers, 2012)

Quando o Universo Cinematográfico da Marvel começou, os heróis foram apresentados em seus filmes solo, dando as pistas para uma grande reunião que eventualmente aconteceria. E ela aconteceu em 2012, com o lançamento de Os Vingadores - até hoje, um dos melhores filmes da franquia.

O longa de Joss Whedon surpreende por ser duas horas de ação sem limites e sem pausas. Todo o terceiro ato (que é estruturado com começo, meio e fim) é uma das batalhas mais gloriosas já vistas no MCU, que consegue unir os Heróis Mais Poderosos da Terra em sequências muitíssimo bem elaboradas.

Imagem de capa do item

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014)

Lançado em 2014, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido veio para "corrigir" vários erros cronológicos da franquia, unindo a trilogia original de filmes com a saga iniciada por Primeira Classe. O filme é um show de ação e efeitos visuais, mostrando a luta contra os perigosos Sentinelas.

O filme é cheio de momentos gloriosos, além de construir uma trama bem intrincada que faz bom uso do recurso da viagem no tempo. É um bom presente para os fãs dos X-Men - mas foi invalidado pelos filmes posteriores, que arruinaram novamente a cronologia da saga.

Imagem de capa do item

X-Men 2 (X2, 2003)

Porém, se vamos falar dos mutantes, não podemos nos esquecer de X-Men 2, que continua sendo até hoje o melhor exemplo do que a Fox já fez com a equipe mutante (tirando os spin-offs como Logan e Deadpool). O filme é uma adaptação do arco Deus Ama, o Homem Mata.

Nesse quesito, é o filme que melhor trabalha a mensagem de preconceito e intolerância que cerca a franquia, ao mesmo tempo em que explora seus personagens não apenas como indivíduos, mas como uma equipe. Destaque para o terceiro ato, que envolve algumas das melhores cenas de ação da saga.

Imagem de capa do item

Watchmen (2009)

Embora Zack Snyder tenha dado várias bolas fora nos últimos anos, o "visionário" diretor ainda é lembrado com carinho por muitos fãs por sua adaptação de Watchmen, o filme que trouxe a popular história de Alan Moore e Dave Gibbons à vida.

No longa, acompanhamos uma trama bem mais adulta e densa, povoada por personagens muito emblemáticos como o Doutor Manhattan, o Ozymandias e o Rorschach. O filme impressiona por seu visual, ao mesmo tempo em que é um filme de equipe bem diferente do que estamos acostumados.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014)

Quando a Marvel anunciou que iria lançar um filme focado nos Guardiões da Galáxia, muitos viraram o nariz - afinal, a equipe sequer era conhecida por quem não era fã hardcore das HQs. Porém, quando o longa chegou aos cinemas, todo mundo queimou a língua.

O longa é impressionante por criar uma história tão simples e, ainda assim, eficaz. A chave para isso acontecer são justamente os personagens, que em conjunto se tornam figuras amáveis e extremamente carismáticas. Além disso, foi um belo mergulho introdutório no lado cósmico da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, 2019)

Lançado no ano passado, Vingadores: Ultimato é o resultado de uma década de construção, desenvolvimento e planejamento do Universo Cinematográfico da Marvel. Um filme épico e monumental, o longa extrapola todos os limites ao mostrar a maior batalha já vista na história do cinema.

Com suas três horas de duração, o longa certamente tem vários pontos altos, sobretudo nas interações entre seus (vários) personagens. Porém, a maior força do filme está em ver esses heróis concluindo suas jornadas, fechando o ciclo iniciado em 2008 pelo primeiro filme do Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, 2018)

Afinal, o que poderia ser melhor que Ultimato? Pois bem. Mesmo que o quarto filme dos Vingadores tenha sido um marco na franquia, com seu inacreditável número de heróis e de fan service, ele ainda não se compara ao estrondo causado por Guerra Infinita.

O longa de 2018 foi a "primeira parte" desse evento glorioso - e nos surpreendeu por seu senso de urgência e por criar personagens verdadeiramente ameaçadores na forma de Thanos e sua Ordem Negra. E mesmo que tudo tenha sido revertido, ainda não superamos o final trágico e arrasador desse filme...