10 melhores filmes em stop-motion
10 melhores filmes em stop-motion
Para quem curte ou quer conhecer mais sobre o gênero…
Animações stop-motion possuem todo um charme que as diferenciam dos métodos mais usuais de animação que vemos por aí. Elas contam com um teor artesanal, fruto do processo árduo de produção: o stop-motion é um método quadro-a-quadro, ou seja, os personagens e componentes da animação são geralmente feitos de materiais reais, como madeira e massinha de modelar, fotografado em quadros que dão a impressão de movimento.
Existem diversas animações feitas com base no stop-motion. Nesta lista, separamos aquelas essenciais pra você que quer ficar mais por dentro do gênero.
O Estranho Mundo de Jack
Sendo um dos exemplares mais conhecidos do gênero, O Estranho Mundo de Jack narra uma fantasia sombria sobre uma Cidade do Halloween, habitada por diversos tipos de monstros, que resolvem incorporar o natal.
A animação é dirigida por Hery Selick, com roteiro e produção de Tim Burton. Graças à técnica stop-motion, O Estranho Mundo de Jack virou um clássico atemporal, sendo reverenciado até hoje como um clássico, quase obrigatório de se assistir tanto no Halloween quanto no natal.
Para se ter uma ideia do quão complicado é produzir um filme stop-motion, só para a cabeça do protagonista do filme, Jack Skellington, foram usadas cerca de quatrocentos moldes que permitiam a expressão de uma variedade de emoções.
A Festa do Monstro Maluco
Um dos exemplares mais antigos da técnica de animação, Festa do Monstro Maluco é um filme de 1967, dirigido por Jules Bass.
A história narra o Barão Frankenstein reunindo diversos monstros em seu castelo para anunciar seu sucessor. O filme se tornou um clássico, ainda que sua popularidade não seja mais a mesma hoje em dia, o visual stop-motion das diversas criaturas presentes no filme é capaz de impressionar.
A Fuga das Galinhas
Um dos estúdios mais conhecidos especializados na técnica stop-motion é o britânico Aardman Animations, que começou produzindo curtas para a TV.
Entre os sucessos do estúdio, está o clássico Fuga das Galinhas, animação em stop-motion que já foi reprisada exaustivamente na rede de televisão aberta nacional.
As animações da Aardman geralmente contam com personagens feitos de massinha, com uma atenção meticulosa ao detalhes, algo que cativa qualquer espectador. Fuga das Galinhas foi o primeiro longa-metragem do estúdio.
Kubo e as Cordas Mágicas
Vamos falar agora sobre outro estúdio bem conhecido, também especializado na técnica stop-motion. O Laika ganhou bastante atenção graças à suas animações. Entre elas, uma das mais elogiadas pelos seus méritos técnicos é Kubo e as Cordas Mágicas.
A animação de 2016 é possivelmente uma das maiores maravilhas visuais já produzidas com a ajuda do stop-motion, com cenas e momentos hipnotizantes em sua beleza.
A trama conta a história de Kubo, o garoto do título, desvendando o mistério do falecido pai samurai enquanto lida com forças sombrias, descobrindo no processo seus próprios poderes mágicos.
Mary e Max
Entrando agora na esfera dos filmes adultos, o gênero stop-motion já rendeu algumas pérolas premiadas nesse âmbito. Aqui vale a pena a menção honrosa de Anomalisa (2015).
No entanto, o sexto lugar da lista vai para Mary and Max, uma animação feita em claymation (uma das formas do stop-motion, focada em massinha de modelar), que conta a tocante história entre a amizade de uma garota e um senhor, ambos com vidas dificultosas e aflitas, que passam a se corresponder quase que pelo acaso.
A animação toca em diversos pontos filosóficos no decorrer da trama, abrangendo até temas sombrios, como o suicídio, sendo um expoente do quão versátil e encantador o gênero stop-motion pode ser.
James e o Pêssego Gigante
Mais um filme de Henry Selick com produção de Tim Burton para a lista, James e o Pêssego Gigante mistura o cinema live-action (com atores reais) e as técnicas de animação stop-motion.
A história conta as aventuras de um garoto órfão, que sofre na mão de terríveis guardiãs. Logo, ele acaba criando uma amizade com insetos que habitam um pêssego gigante, embarcando em uma jornada alucinante. Quando James adentra o pêssego, a narrativa abandona o live-action e vira uma animação.
Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais
Vencedor do Oscar de melhor animação, A Batalha dos Vegetais é mais um stop-motion dos estúdios Aardman, explorando uma nova aventura para os dois personagens títulos, ambos que já são ícones da cultura popular.
Wallace & Gromit já passaram por quatro curta-metragens e dois longas, sendo personagens bastante icônicos das animações stop-motion.
A Noiva Cadáver
Mais uma animação stop-motion com o nome de Tim Burton envolvido, desta vez no cargo de diretor, junto de Mike Johnson.
A Noiva Cadáver possui uma estética que lembra bastante O Estranho Mundo de Jack, contando a história de um vivo que pede uma morta em casamento sem querer.
A animação também foi indicada ao Oscar mas acabou perdendo justamente para o item anterior desta lista, Wallace & Gromit.
Coraline e o Mundo Secreto
Adaptando o livro de Neil Gaiman, o filme Coraline é dirigido por Henry Selick, responsável também por O Estranho Mundo de Jack.
Aqui, temos mais um exemplar da técnica que flerta com o horror, contando com uma narrativa docemente infantil e assustadoramente macabra, sobre uma garota que acaba parando em uma realidade alternativa de seu mundo, onde seus pais contam com botões no lugar dos olhos.
O Fantástico Sr. Raposo
Aqui, temos uma história charmosa e encantadora de uma Raposa e sua família tentando encontrar um rumo na vida, quando o pai da família resolver voltar aos seus dias de crime para roubar galináceos de fazendas vizinhas.
A animação é do diretor Wes Anderson, sendo amplamente elogiada e reconhecido como um dos marcos do gênero, uma experiência visualmente aconchegante e com o coração no lugar certo.