10 Melhores filmes de Tim Burton!
10 Melhores filmes de Tim Burton!
Ele tem um monte de filme icônico!
Para celebrar o lançamento do novo remake da animação da Disney, Dumbo, fizemos uma lista que homenageia o cineasta responsável por comandar essa nova versão do clássico infantil: Tim Burton.
Um dos diretores mais populares de Hollywood, Burton ficou conhecido pela sua assinatura particular de sempre apresentar universos góticos, sombrios e excêntricos nos seus filmes.
Nessa lista, você vai encontrar desde filmes infantis, curtas-metragem, comédias, dramas, e até mesmo filmes de super-heróis. Confira os 10 melhores filmes de Tim Burton!
A Noiva Cadáver
Filme de 2005, A Noiva Cadáver é o primeiro longa-metragem de animação stop-motion dirigido por Tim Burton. Ele, na verdade, co-dirigiu o filme ao lado de Mike Johnson, que contou que a direção se dividiu de maneira que Burton estava muito mais envolvido no tom emocional e na maneira como a história deveria caminhar, enquanto ele estava mais focado em captar todas as imagens para casar com as ideias de Tim Burton.
O filme conta a história do jovem Victor (Johnny Depp) que se vê num casamento arranjado com Victoria (Emily Watson) até conhecer uma zumbi num vestido de noiva chamada Emily (Helena Bonham Carter), que alega que agora ela era a nova esposa do rapaz.
Indicado ao Oscar de Melhor Animação, A Noiva Cadáver foi recebeu críticas em sua maioria positivas e arrecadou 117 milhões de dólares no mundo.
Sweeney Todd
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de 2007, é um musical que conta a história de Sweeney Todd, um homem vingativo que assassina clientes na sua barbearia e os transforma em tortas de carne com a ajuda da Sra. Lovett.
É mais um trabalho de Burton com Johnny Depp e Helena Bonham Carter, que na época era sua esposa. Além deles, o elenco ainda conta com Alan Rickman e Timothy Spall (o Severo Snape e o Pedro Pettigrew da franquia Harry Potter).
Altamente elogiado pela crítica, que destacou os atores e a direção de Burton, Sweeney Todd apareceu em diversas listas de melhores do ano, sendo indicado a 3 Oscars, incluindo de Melhor Ator para Johnny Depp, e levando para casa o prêmio de Melhor Direção de Arte.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Esse filme de 2003 é um dos mais elogiados da carreira de Tim Burton, e por pouco não foi dirigido por Steven Spielberg. Sim, o diretor de Jurassic Park abandonou o projeto, deixando aberto para Tim Burton, que conta que depois de pouco tempo da morte do seu pai, o filme funcionou quase como uma terapia, já que a trama fala exatamente de uma relação de pai e filho e iminência da perda.
Peixe Grande se concentra em Edward Bloom, um homem com um dom de contar histórias, que agora se encontra em seu leito de morte. Seu filho distante, enquanto isso, tenta reatar sua conexão com o pai à medida que ouve as histórias fantásticas da sua juventude.
Vincent
Muita gente não sabe, mas Tim Burton teve um passado na Disney. Quando ainda era estudante, ele chamou a atenção de alguns artistas da divisão de animação da Casa do Mickey, chegando a trabalhar em filmes como O Cão e a Raposa e O Caldeirão Mágico nos anos 80.
Nessa época, mais especificamente em 1982, Burton fez seu primeiro curta-metragem que levava a assinatura macabra que lhe deixaria famoso no futuro. Vincent é um filme preto e branco que usa a técnica do stop-motion e conta a história de um garoto que fantasia que é o aterrorizante Vincent Price, um ator popular por fazer filmes de terror. O curta de 6 minutos é narrado pelo próprio Price e é baseado num poema escrito por Burton.
Vincent é o único curta da lista mas com certeza merece um lugar por aqui.
A Fantástica Fábrica de Chocolate
A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2005, é a segunda adaptação da história, já que a primeira não foi muito bem aceita pelo escritor Roald Dahl. Nessa nova versão, Tim Burton adotou uma abordagem mais fiel ao material original, ainda que com algumas liberdades.
O filme é estrelado por Johnny Depp como Willy Wonka e Freddie Highmore como Charlie. Foi bastante elogiado pelos críticos, que no geral, concordaram que a alma do filme estava em Highmore e nas outras crianças. O visual encantador e a maneira emocional e divertida com que Burton trabalhou o filme também chamaram a atenção.
Posteriormente, Gene Wilder, o intérprete de Willy Wonka na primeira versão do filme, disse que achava o longa de Tim Burton um insulto.
Ed Wood
Ed Wood é mais um longa de Tim Burton estrelado por Johnny Depp, lançado em 1994. É um filme divertido porém mais discreto que a maioria dos trabalhos do cineasta. Conta a história real de um diretor chamado Ed Wood, que muitas vezes foi chamado de "o pior diretor de todos os tempos".
O filme homenageia o cinema de ficção científica e de terror feito com baixíssimo orçamento, que era muito popular na infância de Burton. E apesar de ter sido aclamado pela crítica e ganhador de dois Oscars (Ator Coadjuvante e de Maquiagem), Ed Wood foi um fracasso comercial, fazendo apenas 6 míseros milhões de dólares enquanto foram gastos 18 milhões na produção.
Batman
Batman foi o primeiro filme de grande orçamento de Tim Burton. O diretor escolheu Michael Keaton para viver o Homem-Morcego mesmo com a relutância do estúdio e dos fãs do herói da DC Comics.
Quando o filme estreou, apoiado por uma imensa campanha de marketing, foi um verdadeiro sucesso. Um dos longas mais lucrativos da época, Batman recebeu a aclamação da crítica e elogios para o desempenho do diretor, do protagonista e do vilão, o Coringa de Jack Nicholson.
O filme, lançado em 1989, deu o pontapé inicial para a enxurrada de adaptações de Batman que viriam a ser feita na década seguinte.
Batman: O Retorno
Após o sucesso de Batman, Tim Burton decidiu voltar para a sequência com a condição de ter mais controle criativo sobre o filme. O resultado foi Batman: O Retorno, que trouxe Michael Keaton novamente como o herói, acompanhado de novos vilões, como o Pinguim de Danny DeVito e a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer.
O filme fez sucesso nas bilheterias, se tornando a terceira maior de 1992, e embora tenha sido criticado por alguns por ser um filme mais sombrio e adulto que o anterior, Batman: O Retorno teve um alto indíce de aprovação da crítica, que destacou a criatividade e a construção do universo daqueles personagens quase todos detestáveis.
Esse foi o último filme do Batman dirigido por Tim Burton, que decidiu sair fora quando a Warner Bros. optou por ir numa direção mais galhofa, lançando posteriormente Batman Eternamente e Batman e Robin sob o comando de Joel Schumacher.
Os Fantasmas se Divertem
Os Fantasmas se Divertem, de 1988, é um dos mais queridos filmes de Tim Burton. A comédia estrelada por Alec Baldwin, Geena Davis, Michael Keaton e Winona Ryder, gira em torno de um jovem casal que após a morte se tornam assombrações na sua antiga casa, importunando os novos moradores.
Tim Burton já revelou que passou um tempo a procura de um roteiro divertido e original até que se deparou com os Fantasmas se Divertem. Seu sucesso comercial e de crítica rendeu a alcunha de "clássico da comédia".
Edward Mãos de Tesoura
Há quem diga que Edward Mãos de Tesoura é o melhor filme da carreira de Tim Burton e é realmente difícil não concordar. Em 1990, Tim Burton lançava a história de uma criatura meio-humana que estava quase completa quando seu inventor morreu sem poder lhe dar as mãos. Logo, Edward passou a viver sozinho com suas mãos de tesoura.
Foi a primeira parceria de Burton com Johnny Depp e a inspiração para o filme veio de um desenho que o cineasta criou na sua época de escola. Ele diz que Edward é o seu filme mais pessoal e importante, porque representa ele mesmo não sendo capaz de se comunicar na sua adolescência.
Sucesso comercial e de crítica, o filme foi chamado de "um conto de fadas gótico e moderno", e hoje é considerado um clássico do diretor.