10 melhores filmes de Joaquin Phoenix!
10 melhores filmes de Joaquin Phoenix!
Para além de Coringa!
Ele tem sido ovacionado desde que aconteceu a primeira exibição de Coringa. O astro Joaquin Phoenix nunca esteve tão em alta entre o grande público, e nessa lista, você vai conferir 10 filmes, para além de Coringa, que provam que Joaquin Phoenix é mesmo um dos maiores atores da sua geração.
Confira!
Homem Irracional
Aqui, Woody Allen comanda um filme de crime estrelado por Joaquin Phoenix e Emma Stone. Na trama, o personagem de Phoenix, professor de filosofia, começa a se relacionar com uma bela e inspirada estudante, personagem de Stone.
Um dia, o homem fica sabendo da história de um juiz que retirou a guarda de uma criança de sua família, e decide dar sentido a sua vida punindo o juiz, executando o que ele chama de "o crime perfeito". A partir daí, a vida do professor e de sua nova namorada mudam para sempre.
Dá para dizer que com este filme de 2015, Phoenix já ensaiava para Coringa.
Sinais
Esse filme de M. Night Shyamalan chega alguns após o cineasta ter surpreendido a todos com O Sexto Sentido. Em Sinais, ele coloca o espectador em meio a uma fazenda de milho no interior dos Estados Unidos que aparentemente está sendo alvo de uma invasão alienígena.
Joaquin Phoenix interpreta aqui Merril, o irmão do protagonista vivido por Mel Gibson. Seu personagem é um fracassado ex-jogador de beisebol que vive na fazenda desde que a esposa do irmão foi morta num acidente de trânsito. Na trama, Merril, seu irmão e seus sobrinhos passam a ser ser assombrados pelos misteriosos círculos que aparecem em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez.
Johnny & June
Nesta produção de 2005, James Mangold (diretor de Logan) dirige a biografia de Johnny Cash, um dos maiores artistas americanos da música. E Phoenix, é claro, interpreta a própria estrela do rock, cantando, tocando instrumentos e dando um show de atuação.
As críticas foram quase todas positivas, exaltando as performances de Phoenix - trabalho que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator - e Reese Whiterspoon.
O Mestre
Este filme de Paul Thomas Anderson, um dos cineastas mais célebres da atualidade, traz Joaquin Phoenix como um veterano da Segunda Guerra Mundial lutando para se ajustar a uma sociedade pós-guerra. A partir disso, o homem acaba conhecendo Lancaster Dodd, interpretado por Philip Seymour Hoffman, que é líder de um grupo religioso chamado de "A Causa". Aos poucos porém, o personagem de Phoenix passa a questionar alguns dos dogmas da religião e decisões do seu mestre.
Em 2013, os três protagonistas do filme, Phoenix, Hoffman, e Amy Adams foram indicados ao Oscar por suas atuações. O filme é amplamente aclamado pela crítica e traz o que é considerada uma das mais brilhantes performances de Joaquin Phoenix.
Gladiador
Em Gladiador, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2001, Joaquin Phoenix interpreta o vilão Commodus, o filho amoral e faminto por poder de Marco Aurélio, que mata seu pai, e declara guerra contra o protagonista Maximus de Russell Crowe.
Dirigido por Ridley Scott, este filme acabou sendo responsável por um crescente interesse de Hollywood em histórias passadas na Roma clássica. As atuações dos jovens Phoenix e Crowe foram aclamadas na época.
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
Você Nunca Esteve Realmente Aqui é um filme de suspense psicológico e ação de 2017 escrito e dirigido por Lynne Ramsay. Ele teve sua estreia em 2017 no Festival de Cannes onde Joaquin Phoenix levou para casa o prêmio de Melhor Ator.
Na trama adaptada do romance de Jonathan Ames, Phoenix interpreta Joe, um mercenário traumatizado que tem a missão de encontrar a filha de um empresário que foi sequestrada por uma rede de tráfico. Para além de resgatar a menina, Joe foi contratado para destruir toda a rede de tráfico usando qualquer meio violento.
Era Uma Vez em Nova York
Era Uma Vez em Nova York conta a história de Ewa, uma polonesa vivida por Marion Cottilard (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge), que em busca de uma vida melhor desembarca em Nova York na década de 30. Lá, ela é acolhida por Bruno, personagem de Joaquin Phoenix, que a leva para casa e a força - com uma cortesia sublime - a se prostituir.
O filme, dirigido pelo cineasta James Gray (Ad Astra: Rumo às Estrelas), ainda conta com Jeremmy Renner (o Gavião Arqueiro do MCU) e foi indicado a um dos maiores prêmios do cinema, a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Vício Inerente
Lançado em 2014, este é o segundo trabalho de Joaquin Phoenix com Paul Thomas Anderson. Na trama, Phoenix interpreta um hippie e investigador particular na década de 1970, que se envolve no submundo do crime de Los Angeles ao mesmo tempo que investiga três casos relacionados ao desaparecimento de sua ex-namorada.
Vício Inerente não teve a mesma aceitação unânime que O Mestre, mas chegou a ser indicado a dois Oscars e um Globo de Ouro de Melhor Ator para Joaquin Phoenix. No elenco ainda estão Owen Wilson, Reese Witherspoon, Benicio del Toro, Josh Brolin (o Thanos do MCU) e Katherine Waterston (a Tina de Animais Fantásticos).
A Vila
Este é provavelmente um dos mais polêmicos filmes da lista, como não poderia deixar de ser um filme de M. Night Shyamalan. A Vila foi lançado em 2004 e traz a segunda parceria de Joaquin Phoenix com o cineasta, além dos astros Bryce Dallas Howard (Jurassic World), Adrien Brody (O Pianista), William Hurt (Harry Potter) e Sigourney Weaver (Alien), que aqui vivem numa vila cuja população tem medo das criaturas que habitam o mundo fora de lá.
Phoenix interpreta Lucius, um morador da Vila que deseja atravessar a floresta para conseguir suprimentos mas que tem seu pedido negado pelos Anciôes da comunidade. Quando resolve fazer isso sem autorização, ele passa a desafiar uma misteriosa ordem que parece reger todo o local.
O filme, é claro, tem uma grande reviravolta no final, que até hoje é debatida em rodas de fãs de cinema.
Ela
Aqui está um dos melhores e mais famosos filmes estrelados por Joaquin Phoenix. Misturando drama, comédia, ficção científica e romance, Ela conta a história de um homem que desenvolve um relacionamento com uma assistente virtual artificialmente inteligente personificada na voz de Scarlett Johansson.
O filme recebeu várias indicações ao Oscar de 2014, incluindo Melhor Filme, e foi elogiado especialmente pelo seu roteiro criativo. O elenco ainda conta com Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Chris Pratt.
No Rotten Tomatoes, Ela tem uma classificação de 94% de aprovação, onde os elogios vão desde "doce", "comovente" e "inteligente", como também foi chamado de "um estudo irônico sobre o estado das relações humanas modernas".