10 Melhores filmes de guerra

Capa da Publicação

10 Melhores filmes de guerra

Por Guilherme Souza

Guerras são considerados períodos sombrios da humanidade e que podem redefinir o curso da história. 

Mesmo com tantos terrores, Hollywood já usou as guerras como base para a produção de alguns filmes, sejam eles adaptações que buscam passar uma visão mais realista ou que apresentem a guerra como pano de fundo para uma narrativa mais fantasiosa. Hoje, iremos listar alguns dos melhores filmes que usam guerras como temática narrativa.

Imagem de capa do item

A Lista de Schindler

Se você está em busca de um filme que te fará chorar de soluçar, assista A Lista de Schindler. Baseado em fatos reais, o longa dirigido por Steven Spielber narra uma história emocionante que se passa durante os eventos da Segunda Guerra Mundial.

Schindler era um empresário alemão que visava lucrar com a Guerra, mas que com o passar do tempo, acabou usando sua fortuna e posição social para salvar todos os judeus que trabalhavam para ele, fazendo o possível e o impossível para salvar quantos pudesse.

Imagem de capa do item

O Resgate do Soldado Ryan

Tom Hanks iniciou sua carreira em Hollywood com filmes leves e românticos, mas mostrou que era muito mais versátil que isso ao estrelar O Resgate do Soldado Ryan, longa que rendeu a Steven Spielberg seu segundo Oscar de Melhor Diretor.

Além do retrato impressionante da Segunda Guerra Mundial em sua cena de abertura, o filme narra a emocionante história da busca pelo paraquedista James Francis Ryan, o último sobrevivente de quatro irmãos militares.

Imagem de capa do item

O Pianista

A Segunda Guerra Mundial é considerada uma das maiores tragédias da humanidade e tida até hoje como motivo de vergonha para os alemães.

Marcada pela luta de Hitler a favor da hegemonia ariana, o embate teve como um de seus episódios mais chocantes o Holocausto, que consistia na captura e assassinato em massa dos judeus. Em O Pianista, acompanhamos a história de Władysław Szpilman, um músico polaco que vê seu mundo ruir com o início da Guerra e que precisa passar por situações aterrorizantes para se manter vivo.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

A guerra pode ser aterrorizante, mas ela também é capaz de mostrar o lado mais perseverante e forte de algumas pessoas. Mulher-Maravilha é um filme que retrata isso muito bem, mesmo que suavize bastante o que aconteceu de fato e que busque dar uma abordagem mais fantasiosa para a história.

A Primeira Guerra Mundial permitiu que Steve Trevor encontrasse o lar das Amazonas, abrindo para Diana o caminho que ela precisava para mostrar seu verdadeiro potencial. A cena em que heroína sai das trincheiras para enfrentar os inimigos e livrar um vilarejo da ameaça é um dos momentos mais lindos já vistos nos filmes de super-heróis.

Imagem de capa do item

Atômica

Estrelado por Charlize Theron, Atômica adapta a HQ de mesmo nome e nos mostra a jornada da espiã do serviço secreto britânico, Lorraine Broughton, tentando evitar que uma lista com os nomes de diversos agentes duplos caia nas mãos erradas.

Ambientado durante o período da Guerra Frio e antes da iminente queda do Muro de Berlim, o longa é marcado por cenas de ação de tirar o fôlego e uma fotografia exuberante.

Imagem de capa do item

Capitão América: O Primeiro Vingador

Outro filme de super-heróis que usa a guerra como pano de fundo é Capitão América: O Primeiro Vingador.

Além de nos contar a história de origem de um dos maiores heróis do Universo Cinematográfico Marvel, o longa também estabelece a base para a Hidra, uma organização secreta ligada ao nazismo, que tinha por objetivo responder às ações da S.H.I.E.L.D., a organização de espionagem dos EUA.

Imagem de capa do item

Até o Último Homem

Baseado na história real de Desmond Doss, Até o Último Homem conta a história de um médico que entra para o exército e por conta de sua fé, se nega a usar uma arma.

Estrelado por Andrew Garfield e dirigido por Mel Gibson, o longa é no mínimo emocionante e mostra que uma pessoa pode ter valor em uma guerra mesmo que ela não dispare um único tiro.

Imagem de capa do item

Pearl Harbor

Os Estados Unidos já participaram de diversas Guerras grandiosas e um dos eventos mais marcantes na história do país foi o ataque à base naval de Pearl Harbor, feito pelo Japão em 1941.

O ataque marcou a entrada dos EUA na segunda Guerra Mundial e serviu de base para o filme de Michael Bay. Apesar de beber da fonte de eventos reais, o longa é marcado pelo triângulo amoroso vivido por dois pilotos da força-aérea e a enfermeira Evelyn.

Imagem de capa do item

Sniper Americano

Outra guerra que também rendeu boas adaptações cinematográficas foi a Guerra do Iraque, que consiste na invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos como uma forma de combate ao terrorismo e resposta aos ataques do 11 de setembro de 2001.

Em Sniper Americano, acompanhamos a história de Chris Kyle, um atirador de elite da Marinha norte-americana que matou mais de 150 pessoas e que desempenhou um grande papel na Guerra do Iraque.

Imagem de capa do item

Bastardos Inglórios

Quentin Tarantino é um renomado cineasta americano e mesmo ele não ficou imune de dirigir um filme baseado na Segunda Guerra Mundial, contudo, ele não apresentou um retrato fiel dos eventos históricos, mas sim, uma adaptação envolvente e cheia de reviravoltas.

Estrelado por um elenco de peso, Bastardos Inglórios é marcado por muitos momentos marcantes e possui um humor ácido que casa muito bem com a trama.