10 melhores filmes coreanos sobre vingança
10 melhores filmes coreanos sobre vingança
Será que os coreanos inventaram os filmes de vingança?
A verdade é que o gênero “filme de vingança” já foi produzido e reproduzido por todo tipo de diretor, estúdio ou país, mas, sabemos que o prêmio de “melhor na performance” ficou nas mãos da Coreia do Sul. Com diretores como Park Chan-wook e Bong Joon-ho, o cinema coreano explorou ao máximo a experiência de não medir esforços para dar um fim à pessoa que te fez mal. Nessa lista, separamos 10 dos melhores filmes coreanos sobre vingança. Confira!
Mother - A Busca Pela Verdade
Do ganhador do Oscar, Bong Joon-ho, Mother - A Busca Pela Verdade é o tipo de filme que choca o público e gela a espinha. Nele, uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas sequer parece compreender a acusação que enfrenta. Mesmo com um elenco pouco conhecido pelos dorameiros de plantão, Mother é um trabalho de excelência coreano.
Lady Vingança
Como um dos maiores diretores de vinganças coreanas, Park Chan-wook entregou todo tipo de trama absurda e instigante. Em Lady Vingança, seguimos Lee Geum-ja, uma mulher que passou 13 anos presa por um crime que não cometeu. Ao ser libertada, Geum-ja reúne ex-companheiros de cela e dá início a um meticuloso plano de vingança. Com Lee Yeong-ae, Choi Min-sik, Song Kang-ho, Lady Vingança é uma das melhores produções do cinema coreano.
A Bailarina
A Bailarina pode não ser o filme favorito do público, mas tem seus pontos positivos. Na produção original da Netflix, Jeong Jong-seo vive o papel de Jang Ok-joo, uma antiga guarda-costas. Sofrendo com a morte da melhor amiga, ela decide fazer de tudo para realizar seu último pedido: vingança. Mas, mais do que um elaborado plano de vingança, A Bailarina oferece cenas de ação intensas que merecem atenção.
Eu Vi o Diabo
O diretor Jee-Woon Kim produziu um verdadeiro clássico com Eu Vi o Diabo. Nele, Choi Min-sik interpreta Kyung-chul, um perigoso psicopata que mata por prazer. Quando a noiva de Kim Soo-hyeon — vivido por Lee Byung-hun — se torna a presa do psicopata, ele passa a caçar o criminoso em um elaborado jogo de gato e rato.
A Vilã
Inspirado pelo filme de Luc Besson de 1990, La Femme Nikita, A Vilã gira em torno de Sook-hee, uma mulher que foi treinada para ser uma assassina desde muito jovem. Trabalhando como uma agente do governo com a promessa de ficar livre após dez anos, ela persegue o homem que matou seu pai quando tinha apenas sete anos. Indo além de apenas uma glorificação da violência, A Vilã faz um trabalho excepcional em externalizar de modo catártico a vingança a partir da pura raiva.
A Criada
E quem não lembra do icônico A Criada? Este outro clássico de Park Chan-wook segue Sook-hee, uma criada de uma herdeira japonesa chamada Hideko. Porém, por baixo de seu cargo, ela esconde um plano elaborado por uma terceira pessoa. Para a sorte de Hideko, o objetivo inicial de Sook-hee muda bruscamente, revelando uma história cheia de reviravoltas, desejos reprimidos e muita vingança.
Mr. Vingança
Outro filme da Trilogia da Vingança de Park Chan-wook é Mr. Vingança. Com Song Kang-ho, Bae Doona e Shin Ha-kyun, seguimos a vida de um homem que decide sequestrar a filha do seu ex-chefe milionário. O objetivo? Conseguir dinheiro para um transplante de rim clandestino para sua irmã. O único problema é que, como todo bom filme de Chan-wook, o que era um sequestro simples se torna uma narrativa de vingança violenta e sanguinária.
Pietà
Mas, que tal deixar Chan-wook de lado e falar de outro diretor coreano? Kim Ki-duk é um dos favoritos dos cinéfilos e um dos motivos para isso é Pietà. Nesta trama cheia de vingança, seguimos Kong-do, um violento cobrador de dívidas. Sua vida promete virar de cabeça para baixo quando uma mulher surge afirmando que é sua mãe. Disponível na Prime Video, esta é uma obra que promete deixar um gosto amargo na boca — no melhor sentido de uma experiência cinematográfica.
Em Chamas
Steven Yeun, Jeong Jong-seo e Yoo Ah-In. Precisa dizer mais? Dirigido por Lee Chang-dong, Em Chamas adapta um dos romances de Haruki Murakami. Nele, acompanhamos o reencontro de Jong-soo e Hae-mi, uma antiga amiga. Com uma viagem marcada para o exterior, o que parecia uma aproximação romântica é interrompida quando Jong-soo conhece Ben, um estrangeiro misterioso com um hobby peculiar. O único problema é que este hobby promete afetar todos ao seu redor.
Oldboy
É clichê falar em vingança e mencionar Oldboy, mas, também é um absurdo deixar esse filme passar em branco. De Park Chan-wook, nele seguimos Dae-Su, um homem que foi raptado e mantido em cativeiro por 15 anos em um quarto de hotel. Sem qualquer contato com o mundo exterior, o homem enlouquece enquanto planeja como se vingar. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa trama que promete mostrar o pior da humanidade.