As 10 melhores fases para começar a ler os quadrinhos da Marvel!

Capa da Publicação

As 10 melhores fases para começar a ler os quadrinhos da Marvel!

Por Gus Fiaux

Falando da Casa das Ideias, aqui vão dez melhores fases pra você que quer começar a ler quadrinhos! A ordem adotada na escolha dos itens é puramente cronológica e nada tem a ver com a qualidade de cada fase. Selecionamos apenas séries e períodos editoriais onde seja mais fácil para os novos fãs começarem a se inserir dentro dos quadrinhos da Marvel Comics.

Imagem de capa do item

Era de Ouro

Por que não começar do início? Se você tem tempo, gosta de histórias relacionadas à Segunda Guerra Mundial e não se incomoda com certas infantilidades e coisas absurdas dos quadrinhos, a Era de Ouro é perfeita para você!

Aqui, somos apresentados aos grandes mitos, na época em que a Marvel ainda era a Timely Comics, onde descobrimos o surgimento dos primeiros heróis da editora, como o Capitão América, o Tocha Humana Original e o Namor. Porém, não espere ver mais rostos familiares...

Imagem de capa do item

A Renascença

Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e Larry Lieber foram grandes figuras no universo dos quadrinhos, responsáveis por uma completa virada e resgate dos super-heróis depois de um declínio provocado pelo fim da Segunda Guerra Mundial.

A fase mais célebre da Marvel, a Renascença conta com o surgimento dos ícones que viriam a representar a editora, como o Quarteto Fantástico, os X-Men, o Homem-Aranha e os Vingadores. São histórias bastante inseridas no contexto do progressismo americano e da Guerra Fria, com toques de monstros, ficção científica, radiação e outros elementos fantásticos e pseudo-cientificistas.

Imagem de capa do item

As Guerras Secretas

Sempre recomendo que os leitores novos tentem ler quadrinhos a partir de grandes sagas, pois ali podemos ter uma visão geral do mundo daqueles personagens. E para isso, nada melhor que começar pela primeira grande saga dos quadrinhos, as Guerras Secretas originais.

Aqui, vemos personagens de grande importância dos quadrinhos sendo unidos. E tudo que veio depois da série é de vital importância e se afasta bastante do mundo que era até então, possibilitando a entrada de novos leitores para a editora.

Imagem de capa do item

Saga do Infinito

Depois das Guerras Secretas, a Marvel continuou tendo algumas sagas menores anualmente, até que a chegada de Thanos veio para novamente mudar todo o status quo e reunir personagens. A partir de Desafio Infinito, podemos ter uma ideia de como a Marvel se desenvolve a partir de seu aspecto mais cósmico.

As séries seguintes constroem o principal pilar da editora na década de 90, que pode ser considerada uma fase só... O ponto negativo é ter que arcar com tanta decisão burra ao final dessa era, como por exemplo, Heróis Renascem.

Imagem de capa do item

A Queda dos Vingadores

Com a virada dos anos 2000, os Vingadores assumiram o posto de carro-chefe da Marvel - até então, tarefa dos X-Men -, se tornando os maiores heróis da Terra... e logo em seguida, sendo derrotados friamente por um de seus próprios membros.

A Queda é uma série que não requer necessariamente um estudo mais aprofundado da equipe - ainda que certas referências sejam anteriores à chegada de Brian Michael Bendis no título. Sua apresentação de personagens é bem interessante e abre as portas para novos títulos e uma nova fase bem interessante da Marvel nas HQs.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Guerra Civil é, possivelmente, o melhor evento da Marvel na década passada, e é um momento crucial para arrecadar novos leitores de quadrinhos. Muitos dos fãs atuais começaram a ler quadrinhos graças à Guerra Civil, e isso se dá pelo impacto que ela causou dentro e fora da Marvel.

É uma ótima fase para quem busca histórias mais adultas e com um grande contexto político e social. Além disso, foi a fase quando a Marvel começou a fazer sua transição para os cinemas, então muitas coisas foram inspiradas no que surgiu a partir daqui.

Imagem de capa do item

Reinado Sombrio

Uma época escura para a Marvel, o Reinado Sombrio foi quando este que vos fala começou a de fato acompanhar a editora. Um período que surge nas consequências da Invasão Secreta e dura até o Cerco.

Nessa fase, Tony Stark e a SHIELD caíram e Norman Osborn assume a função de secretário de defesa dos Estados Unidos, trazendo consigo uma legião de vilões que seriam as novas caras das principais equipes da Marvel, enquanto os heróis verdadeiros são jogados para a clandestinidade.

Imagem de capa do item

A Era Heroica

Uma fase iniciada logo após o Cerco e que se estendeu até Vingadores vs X-Men, a Era Heroica foi o período de retomada dos heróis da Marvel ao seu posto de direito após a queda de Norman Osborn e seus lacaios.

Assim como a anterior, a Era Heroica é uma fase pouco memorável sem algo realmente marcante. Contudo, é uma boa entrada dentro do Universo Marvel, trazendo alguns eventos realmente interessantes, como por exemplo, a reestruturação dos Vingadores e o Cisma dos X-Men.

Imagem de capa do item

Nova Marvel

Em uma iniciativa nunca antes vista na editora, a Marvel decide, em outubro de 2012, zerar todos os seus títulos, de modo que novos leitores possam acompanhar novas séries sem depender do que havia acontecido até então.

Aí surge a Nova Marvel, uma fase bem celebrada e interessante da editora, que durou de 2012 até outubro do ano passado (com a subcategoria Totalmente Nova Marvel acontecendo no final de 2013/início de 2014). É a melhor fase para que leitores novos possam se estruturar na editora sem perder o melhor evento que ela já criou: as Guerras Secretas de Jonathan Hickman.

Imagem de capa do item

Nova e Diferente Marvel

Perdeu o bonde na Nova Marvel? Então comece a se preparar, porque esse ano, chega ao Brasil a Nova e Diferente Marvel. Situada depois das novas Guerras Secretas, a série lida com eventos passados oito meses após o final da série, e com títulos sensacionais, é um ótimo momento para começar a ler HQs da editora.

Na saga, há uma descentralização dos títulos, com a maior parte das equipes tendo até, no máximo, três títulos, enquanto muitos personagens desconhecidos ganham revistas que estão sendo fortemente elogiadas.