10 melhores escudos do Capitão América

Capa da Publicação

10 melhores escudos do Capitão América

Por Raphael Martins

Em 80 anos de aventuras desde sua primeira aparição nos quadrinhos, o Capitão América já teve muitos inimigos, trajes, identidades e escudos. Sim, a arma de escolha do sentinela da liberdade também já teve inúmeras versões, cada uma com um significado diferente que refletisse sua personalidade e seu tempo.

Nesta lista vamos relembrar alguns dos escudos mais legais já portados pelo herói, que nem sempre o usou em prol da justiça, dependendo de sua versão. Faltou algum? Fala pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

O escudo original

O herói apareceu pela primeira vez em Captain America #1, lançada em 1940, em plena segunda guerra mundial. Naquela época, mais do que um novo super-herói dos quadrinhos, ele também funcionava como propaganda do exército americano, mesmo com o país só entrando na guerra no ano seguinte.

Ele tinha um formato triangular, listras vermelhas, azuis e brancas e três estrelas na parte de cima, parecendo estranho para um fã mais novinho acostumado com o famoso escudo circular. Ele não era feito de vibranium e sim de aço, sendo nada mais que um escudo normal e sem nenhuma propriedade especial. Ainda assim, marcou época por ter sido o primeiro.

Imagem de capa do item

Escudo de Gladiador

Na Terra-5692, os Skrulls dominam o planeta há séculos, influenciando totalmente a sociedade humana e sua tecnologia e cultura. Duelos entre gladiadores em arenas gigantescas e lotadas são a diversão mais popular do mundo, e o melhor desses gladiadores é ninguém menos que o Capitão América.

Nesta Terra, Steve Rogers vive para entreter as massas e para sobreviver, não sendo nem de longe um herói. Mas pelo menos ele tem uma coisa a ver com o Capitão original: ele também usa um escudo, embora seja bem diferente, sendo cinza e roxo e de origem Skrull.

Imagem de capa do item

Escudo de Adamantium

Durante os anos 80, Steve Rogers foi forçado a desistir de sua persona super-heroica por se recusar a ser um simples fantoche do governo americano, o que significou abandonar o nome, traje e escudo do Capitão América. Mas sua luta contra o mal não parou por aí.

Se chamando apenas de O Capitão, Rogers arranjou um novo traje e um novo escudo, inteiramente feito de adamantium e dado a ele por seu amigo Tony Stark. Durou poucas edições, mas ainda assim, foi marcante por ter acompanhado o herói em uma nova fase de sua vida.

Imagem de capa do item

Escudo original (versão MCU)

O escudo dos anos 40 também foi mostrado nos cinemas, no filme Capitão América: O Primeiro Vingador. Ele é quase idêntico ao dos quadrinhos, tendo como principal diferença a ausência das linhas azuis.

No filme, ele usava esse escudo apenas para fins de entretenimento, atuando com ele em peças promocionais para encorajar o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Mas quando apareceu a chance de mostrar o que ele podia fazer, em uma missão para resgatar prisioneiros, ele saltou para a aventura com seu escudo de mentirinha.

Mesmo usando um escudo falso, Steve arriscou sua vida para salvar os soldados cativos, mostrando toda sua coragem e valor para seus superiores, que passaram a finalmente levá-lo a sério.

Imagem de capa do item

Escudo de Dormammu

Na Terra-5113, o vilão Dormammu é o governante supremo do mundo, corrompendo os principais heróis de nosso planeta e os transformando em seus servos. Infelizmente, o Capitão América foi um desses heróis tornados vilões.

Refletindo sua nova personalidade corrompida, ele usava um escudo mais escuro e com bordas serrilhadas, projetado para rasgar e matar seus inimigos.

Imagem de capa do item

Escudo de Energia

Em Captain America #451, lançado em 1996, a agente Sharon Carter dá a Steve uma versão bem diferente de sua tradicional arma. Trata-se de um escudo feito de pura energia, projetado a partir de uma matriz de plasma flexível que o possibilitava até mudar de forma.

Um outro escudo de energia também foi usado pelo Capitão anos depois, este mais parecido com o escudo tradicional, também dado a ele por Sharon Carter. A desvantagem de ambos era que o herói não podia arremessá-lo em seus inimigos, tendo que se contentar apenas em defender ataques.

Imagem de capa do item

Escudos de Wakanda

Estes aqui são exclusivos do cinema, tendo sido mostrados no filme Vingadores: Guerra Infinita. São dois escudos bem pequenos, usados por Steve Rogers como uma manopla, com pontas retráteis e funções tanto de ataque quanto de defesa.

Quando o exército de Thanos invadiu Wakanda atrás da joia da mente, o Capitão fez bom uso desses escudos, os usando para combater os horrores mandados ao reino do Pantera Negra pelo titã louco.

Imagem de capa do item

Escudo do Retaliador

Na Terra-10011, também conhecida como "Câncerverso", a morte foi destruída pelo Capitão Marvel, o que permitiu que seres demoníacos de outra dimensão dominassem não só nosso planeta, mas todo o universo, corrompendo seus habitantes.

O Capitão América deste universo sombrio usa um escudo triangular semelhante ao usado dos anos 40 mas com runas demoníacas e um pentagrama no lugar das estrelas. Lá, ele e o líder dos Retaliadores, uma versão extremamente perversa e cruel dos Vingadores, que apesar de seu poder, acabaram derrotados por uma aliança incomum entre Thanos e os Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Escudo da HIDRA

Durante a saga Império Secreto, o Caveira Vermelha usou um cubo cósmico chamado Kobik para reescrever a história do Capitão América, o transformando em um soldado que sempre havia sido leal à HIDRA, seus inimigos históricos.

Durante esta fase, o Capitão usou novamente um escudo triangular, com uma estrela branca em seu centro. Suas bordas possuíam pontas energéticas, semelhantes ao escudo energético que costumava usar.

Imagem de capa do item

Escudo tradicional

E finalmente, chegamos ao tradicional e inconfundível escudo circular, adornado com as cores azul, vermelha e branca, bem como a estrela no centro. Feito de vibranium, é usado pelo herói tanto para a defesa quando para o ataque, o arremessando contra seus inimigos e os incapacitando com golpes certeiros.

Desde sua estréia nos quadrinhos, em 1941 - ano em que os Estados Unidos entraram de vez na Segunda Guerra Mundial - ele já foi quebrado, consertado, repintado, perdido, encontrado, mas até hoje é associado ao herói. Vale ressaltar que é este escudo que foi usado pela versão cinematográfica do Capitão América, vivida pelo ator Chris Evans nas telonas.