10 Melhores desenhos da Hanna-Barbera!

Capa da Publicação

10 Melhores desenhos da Hanna-Barbera!

Por Lucas Rafael

A empresa produtora de desenhos animados Hanna-Barbera foi formada pela dupla de cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera, ex-funcionários da MGM Cartoons. Que tal conhecer 10 clássicos animados da empresa que marcou a infância de muitos?

Ah, não vão caber todos os clássicos da produtora em uma lista de 10 itens, então pode jogar suas sugestões para uma segunda parte nos comentários!

Imagem de capa do item

Corrida Maluca

Um dos maiores clássicos do estúdio, Corrida Maluca apresentava diversos competidores em busca do título mundial de "Corredor Mais Louco do Mundo".

Ao todo, foram 34 episódios recheados de personagens e veículos que ficaram consagrados na cultura pop, com o traiçoeiro Dick Vigarista e seu comparsa, o cão Muttley, que tentavam sabotar as corridas para saírem na frente.

Imagem de capa do item

Jonny Quest

Mais um desenho dos estúdios Hanna-Barbera que deixou um forte legado na cultura pop, Jonny Quest contava as histórias do garoto-título, vivendo incríveis aventuras junto de seu pai, seu melhor amigo Hadji e seu cão buldogue, Bandit.

Um dos maiores destaques da animação de 64 foi o uso dos traços mais realistas, algo novo até então nas animações Hanna Barbera.

O desenho teve algumas animações derivadas, influenciando outras, ainda, ao longo dos anos.

Imagem de capa do item

Os Jetsons

Jetsons é outro título inesquecível de Hanna-Barbera, produzido originalmente entre 62 e 63.

Aqui, acompanhávamos a rotina da família Jetson na cidade futurística de Orbit City. O futuro retratado pela animação apresentava uma vida regada a lazer e conforto, com diversas comodidades eletrônicas que geralmente davam defeito.

O desenho contava com diversos personagens icônicos, como a robô-empregada Rosie e o cão da família, Astro.

Imagem de capa do item

Smurfs

Mais uma franquia lembrada até hoje, os Smurfs começaram nas histórias em quadrinhos escritas por Pierre Culliford.

Eventualmente, a Hanna Barbera produziu uma animação sobre os azuizinhos, catapultando-os para o sucesso, sendo lembrados até hoje e contando até com adaptações live-action. A trama acompanha um vilarejo das criaturas, sob ameaça constante do vilão Gargamel, apresentando aventuras fantasiosas cheias de humor.

Imagem de capa do item

Os Flinstones

Sendo um dos maiores sucessos do estúdio Hanna-Barbera, a animação sobre a família pré-histórica Flinstones foi criada pelos próprios William Hanna e Joseph Barbera, retratando o dia-a-dia de uma família da Idade da Pedra, tentando levar uma vida pacata na cidade de Bedrock.

Foi uma das animações mais duradouras do estúdio, sendo produzida de 1960 até 2005, rendendo até adaptações live-action, quadrinhos, jogos e muito mais. Foi também a primeira animação de comédia exibida no horário nobre da TV dos EUA.

Imagem de capa do item

Space Ghost

Aqui, os estúdios Hanna-Barbera contavam a história do super-herói Space Ghost, que combatia vilões espaciais como o temível Zorak, geralmente com a ajuda dos adolescentes Jan e Jace juntamente do macaco Blip.

A animação foi ao ar de 66 e 68 e conquistou ainda mais espaço na cultura pop em 1994, quando foi revivida pelo canal Adult Swim, utilizando o personagem antigo como o âncora de um talk-show satírico.

Imagem de capa do item

Tutubarão

A Hanna-Barbera ficou conhecida pro produzir desenhos focando em grupos de pessoas com um animal falante ou de personalidade distinta. Era o caso também de Tutubarão, desenho que se passava em cidades submersas acompanhando as aventuras da banda Os Netunos, que durante as turnês, esbarravam em diversas confusões, vilões e criminosos.

Obviamente, existia também o Tutubarão do título, um grande tubarão-branco falante, baterista da banda.

Tutubarão foi produzido em 1976, contando com uma temporada de 16 episódios.

Imagem de capa do item

Superamigos

Aqui, vemos o fruto da parceria DC Comics e Hanna-Barbera. O desenho dos Superamigos foi ao ar de 73 até 85, mostrando poderosos personagens da DC juntando as forças com adolescentes para sobrepujarem o mal da humanidade.

Conforme novas temporadas da série eram produzidas, mais personagens do panteão da DC foram sendo introduzidos, como Flash e Lanterna Verde.

A animação também contava com personagens originais, como Vulcão Negro e os Super-Gêmeos.

Imagem de capa do item

Scooby-Doo, Cade Você?

Dispensando apresentações, Scooby-Doo é uma franquia de animação extremamente popular hoje em dia, contando com inúmeras versões, filmes, jogos e quadrinhos.

No entanto, tudo começou em 1969 com Scooby-Doo, Cade Você?, desenho produzido pela Hanna-Barbera que apresentava o grupo de detetives adolescentes junto do cão falante que, juntos, desmascaravam mistérios sobrenaturais.

O desenho originalmente estreou na TV com o título Mysteries Five.

Imagem de capa do item

Tom e Jerry

Sendo uma das animações mais tradicionais e duradouras da cultura pop, os icônicos Tom e Jerry foram criados por William Hanna e Joseph Barbera nos anos 40, sendo distribuída pela MGM. Os responsáveis pelo estúdio Hanna-Barbera escreveram e dirigiram mais de 113 episódios da animação clássica, onde um gato perseguia um rato através de diferentes cenários e contextos.

No primeiro curta focado nos personagens, Tom se chamava Jaspex e Jerry era Jinx, sendo rebatizados pela dupla mais tarde. A animação ganhou o Oscar de melhor curta de animação num total de sete vezes quando estava sob o comando de Hanna e Barbera.