10 melhores comédias românticas dos últimos anos e onde assistir

Capa da Publicação

10 melhores comédias românticas dos últimos anos e onde assistir

Por Gus Fiaux

As comédias românticas estão voltando com tudo, especialmente após anos de queda significativa do subgênero nos cinemas. Só no ano passado, vimos vários projetos muito acalentadores sendo lançados, trazendo mais diversidade e pluralidade para os romances no cinema e nos streamings – é o momento perfeito para começar a se apaixonar por esse tipo de filme!

Pensando nisso, listamos aqui as 10 melhores comédias românticas dos últimos anos – e onde você pode assisti-las!

Imagem de capa do item

La La Land: Cantando Estações (2016)

Onde assistir: Prime Video, Star+ e Globoplay

Se você é fã de comédias românticas e musicais, um ótimo título para iniciar sua jornada é La La Land: Cantando Estações, o premiado filme dirigido por Damien Chazelle (Babilônia, Whiplash: Em Busca da Perfeição e estrelado por Emma Stone (A Favorita) e Ryan Gosling (Barbie). O filme foi indicado a catorze categorias no Oscar, e levou 6 estatuetas.

Na trama, seguimos a história do pianista Sebastian Wilder (Gosling) e da aspirante a atriz Amelia Dolan (Stone), que se encontram e se apaixonam perdidamente. No entanto, o filme segue uma estratégia bem realista ao nos mostrar que nem todos os romances têm um final feliz - mas ainda assim, nós podemos nos sentir felizes por todas as maravilhas que aconteceram enquanto durou.

Imagem de capa do item

Doentes de Amor (2017)

Onde assistir: Prime Video

Com direção de Michael Showalter (Os Olhos de Tammy Faye e Search Party), Doentes de Amor é estrelado por Kumail Nanjiani (Eternos), que interpreta uma versão ficcional de si mesmo. Aqui, o comediante acaba se apaixonando por uma mulher chamada Emily Gardner, e os dois logo precisam enfrentar suas próprias culturas para desenvolver esse romance.

No entanto, quando Emily contrai uma doença misteriosa, Nanjiani precisa se doar de corpo e alma para tentar salvá-la. O filme ainda traz, em seu elenco, nomes como Zoe Kazan, Holly Hunter, Ray Romano e Bo Burnham, e acabou se tornando um sucesso de crítica, com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Imagem de capa do item

Felicidade por um Fio (2018)

Onde assistir: Netflix

Nappily Ever After, ou Felicidade por um Fio, como ficou chamado no Brasil, acompanha a história de Violet Jones, uma mulher que sempre foi obcecada com a ideia de perfeição e sempre odiou seu cabelo natural. Ela sonha que seu namorado a peça em casamento, e quando ele não faz isso, ela decide terminar com ele.

Pouco a pouco, Violet começa a se apaixonar por Will Wright, um homem que ela conheceu em um salão de beleza. O longa dirigido por Haifaa al-Mansour conta com um elenco de peso, com nomes como Sanaa Lathan, Ernie Hudson, Lyriq Bent, Lynn Whitfield e Terry Serpico. Mais do que uma simples comédia romântica, é um filme sobre como devemos amar a nós mesmos.

Imagem de capa do item

Podres de Ricos (2018)

Onde assistir: Prime Video

Baseado no romance homônimo de Kevin Kwan, o emocionante e hilário Podres de Ricos conta a história de Rachel Chu, uma mulher simples que se apaixona por Nick Young, herdeiro de uma família ricaça que vive em Singapura. Quando eles vão visitar os pais de Nick, Rachel logo percebe que não é bem-vinda e precisa conquistar sua sogra.

Com direção de Jon M. Chu (da vindoura adaptação de Wicked), o filme conta com um elenco estelar, encabeçado por nomes como Constance Wu, Henry Golding, Awkwafina, Gemma Chan e Harry Shum Jr.. Além deles, ainda temos uma participação mais que especial de Michelle Yeoh, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz no ano passado por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Imagem de capa do item

Você Nem Imagina (2020)

Onde assistir: Netflix

Vagamente baseado na peça Cyrano de Bergerac, o emocionante Você Nem Imagina foi dirigido por Alice Wu e conta a história de Ellie Chu, uma menina solitária que ganha um dinheiro extra fazendo trabalhos para seus colegas de escola. Um dia, o atleta Paul Munsky pede que ela redija uma carta amorosa para sua crush, Aster Flores.

Apesar de inicialmente recusar, Ellie acaba aceitando o desafio e escreve a carta. O que ela não esperava é que, nesse processo, ela mesma se apaixona por Aster. O filme então mostra um coming-of-age (uma história focada no amadurecimento de sua protagonista) e partir da ótica desse romance tão incomum.

Imagem de capa do item

Alguém Avisa? (2020)

Onde assistir: Netflix

Harper Caldwell namora Abby Holland há quase um ano. As duas são almas gêmeas e estão na melhor parte de seu relacionamento - mas tudo vai quase por água abaixo quando Harper precisa visitar seus pais homofóbicos no Natal, e leva sua namorada junto. Chegando lá, ela tenta fingir que Abby é só uma amiga... mas esse plano não vai dar certo por muito tempo.

Alguém Avisa? é a clássica comédia romântica natalina, mas dessa vez estrelada por um casal sáfico. O filme, dirigido por Clea DuVall, conta com Kristen Stewart e Mackenzie Davis nos papéis principais, e ainda traz um grande elenco coadjuvante com Dan Levy, Alison Brie, Aubrey Plaza e Mary Holland, entre outros.

Imagem de capa do item

Licorice Pizza (2021)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Dirigido por Paul Thomas Anderson, cineasta por trás de clássicos como Sangue Negro e Magnólia, o emocionante Licorice Pizza opera de forma bem curiosa, já que é um coming-of-age com pitadas de comédia romântica. Aqui, seguimos um garoto de quinze anos que se apaixonar por uma jovem mulher dez anos mais velha.

Estrelado por Alana Haim e Cooper Hoffman (que, por sua vez, é filho de um dos colaboradores frequentes do diretor, o saudoso Phillip Seymour Hoffman), Licorice Pizza retrata as dores do crescimento e as maravilhas da adolescência, enquanto nos oferece um elenco coadjuvante composto por estrelas como Bradley Cooper, Sean Penn e Mary Elizabeth Ellis.

Imagem de capa do item

Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023)

Onde assistir: Prime Video

Já pensou o que aconteceria se o filho da presidente dos Estados Unidos se apaixonasse por um jovem príncipe da Família Real Britânica? Pois bem, essa é a premissa básica de Vermelho, Branco e Sangue Azul, filme baseado no romance homônimo de Casey McQuiston e dirigido por Matthew López.

Na trama, seguimos a clássica história de enemies-to-lovers (inimigos para amantes, em tradução livre), com Alex Claremont-Diaz (vivido por Taylor Zakhar Perez) e o Príncipe Henry (Nicholas Galitzine) lentamente deixando de lado seus preconceitos e assumindo uma relação muito bonita. O filme foi muito bem recebido pela crítica.

Imagem de capa do item

Que Horas eu te Pego? (2023)

Onde assistir: HBO Max e NET Now

Queridinha do público, Jennifer Lawrence voltou com tudo no divertido Que Horas eu te Pego?. Na trama, Lawrence interpreta Maddie, uma trintona falida que deseja ganhar um dinheirinho a mais. Ela então é chamada por um casal rico para tirar a virgindade de seu filho de 19 anos, e os dois se tornam grandes amigos.

Um filme adocicado e muito engraçado, Que Horas eu te Pego? foi escrito e dirigido por Gene Stupnitsky e conquistou boas reviews da crítica. Além de Lawrence, o elenco ainda conta com Andrew Barth Feldman, Laura Benanti, Matthew Broderick e Ebon Moss-Bachrach. O filme rendeu para Jennifer Lawrence uma indicação no Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia.

Imagem de capa do item

Todos Menos Você (2023)

Onde assistir: O filme ainda está em cartaz em algumas salas de cinema

Fechando essa lista, temos um dos sucessos mais recentes do subgênero. Em Todos Menos Você, acompanhamos o casal Ben e Bea. De início, eles pareciam a combinação perfeita - mas algo aconteceu e a relação deles esfriou. Porém, quando ambos são colocados juntos em um casamento na Austrália, o fogo dessa paixão vai voltar a arder brilhantemente.

Dirigido por Will Gluck, o filme é uma adaptação contemporânea da peça Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare. No elenco, temos a presença brilhante de Glen Powell (de Top Gun: Maverick) e Sydney Sweeney (de Euphoria). O filme já arrecadou quase US$ 200 milhões, indicando uma volta das comédias românticas em peso às salas de cinema!