10 Melhores coisas sobre o Batman de Ben Affleck!

Capa da Publicação

10 Melhores coisas sobre o Batman de Ben Affleck!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Traje

Logo de cara, a imagem do ator no traje foi a primeira coisa que fez com que acalmássemos um pouco nossos corações após o anúncio de que Ben Affleck estaria assumindo o manto do Cavaleiro das Trevas.

O visual do Batman estava muito convincente, o equilíbrio perfeito entre as roupas de borracha nos filmes de Joel Schumacher e a armadura realista de batalha de Christopher Nolan.

Além disso, o traje vinha com uma clara referência ao famoso quadrinho de Frank Miller, O Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

Moral turva

Durante anos e anos nós fomos bombardeados com uma ideia de que o Batman, mesmo sendo uma espécie de anti-herói, tinha uma moral simplesmente inabalável.

Ele tinha os seus valores, sua moral, seu código de conduta e nada neste mundo poderia fazer o Batman dar um passo fora da linha. Mesmo que algumas pessoas reclamem deste ponto, é realmente benéfico ver que o cavaleiro das Trevas pode tomar decisões controversas e um tanto quanto "imorais" para alcançar seus objetivos. Em primeiro lugar, porque fez um ótimo contraponto com a moral do Superman (que, esse sim, é um personagem que PRECISA ter essa característica) e por outro lado montou a base para uma suposta redenção do Batman ao longo dos próximos filmes.

Imagem de capa do item

Alfred

Absolutamente nada para reclamar sobre os Alfreds de Michael Gough e Michael Caine, assim como também não temos absolutamente nada para reclamar do Alfred de Jeremy Irons.

O mordomo Alfred é um elemento muito importante para qualquer Batman e ficamos um pouco receosos por ver um Alfred tão "novo" para este Bruce Wayne. Mas que saborosa surpresa foi ter o sentimento de familiaridade com Irons no papel.

Parecia que o ator sempre tinha sido o nosso Alfred, não causou estranheza em momento algum do filme Batman vs Superman.

Imagem de capa do item

Preparo

Não teríamos Batman se não tivéssemos preparo, não é mesmo? A característica que se tornou tão enraizada no personagem ao longo dos anos esteve muito presente nessa primeira aparição do Batman de Ben Affleck.

Principalmente quando vemos a real luta entre Batman e Superman, onde todo o terreno e todas as variáveis foram calculadas pelo Morcego para o seu confronto com o Kriptoniano.

Imagem de capa do item

Detetive

Outra grande característica de Batman que esteve bem presente nesta encarnação do personagem, foi o lado detetive dele.

Eu sei, se você se incomodou e provavelmente deve discordar desse ponto, pois vai dizer que Bruce teve seus momentos de burrice e foi manipulado por Lex Luthor.

Mas durante o longa, vimos elementos clássicos desse lado detetive nos quadrinhos, que não foram tão presentes nos outros filmes do Batman. Principalmente o tempo que Bruce passa na Bat-caverna, olhando para seu Bat-computador, confabulando com Alfred e investigando os rastros do que quer descobrir.

Imagem de capa do item

Arkham Style

Se tem uma coisa que encheu os olhos de todo mundo em Batman vs Superman, foi o estilo de luta do Batman, principalmente na cena com os capangas de Luthor.

A primeira comparação que ocorreu foi com a franquia de jogos Arkham e realmente a semelhança é impressionante.

Mas isso não é algo ruim, pois ele escapa um pouco do realismo em um nível perfeito para que tenhamos exatamente a sensação de algo fantasioso como nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Atuação

Quem não ficou com pelo menos um pé atrás quando Ben Affleck foi anunciado como Batman, que atire a primeira pedra.

Mas não podemos nos culpar por isso, pois a memória do Demolidor ainda estava fresca na mente e que bom que estávamos enganados quando Affleck entregou uma ótima atuação, tanto como Batman quanto como Bruce Wayne.

Realmente tínhamos a certeza de que Ben estava dentro do personagem da maneira correta.

Imagem de capa do item

O medo

Como eu fiquei feliz ao ver que na primeira cena onde tivemos o Batman, o elemento do medo foi bem explorado.

Não me entendam errado, eu sei perfeitamente que Christian Bale e Christopher Nolan abordaram muito bem essa característica em Batman Begins. Mas, pela primeira vez, o espectador também conseguiu ter a sensação que os bandidos de Gotham têm com o "demônio" em forma de morcego.

Imagem de capa do item

Líder da Liga da Justiça

Uma coisa que ainda vamos ver bastante, é Bruce Wayne agindo como uma espécie de Nick Fury para esse universo da DC, onde a Liga da Justiça está se formando.

É a primeira vez que temos esse universo compartilhado, é a primeira vez que vemos Batman interagindo com outros heróis no cinema e é muito bom ver que ele será o responsável por juntar essa equipe de super-poderosos para enfrentar as ameaças de Apokolipse.

E sim, Batman já se mostrou um bom líder para a Liga algumas vezes nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Puxou para os quadrinhos

Christopher Nolan fez um trabalho tão bom com sua abordagem na trilogia do Cavaleiro das Trevas, que aquela imagem de que os filmes da DC deveriam se aproximar mais do mundo real ficou encravada em nossas mentes.

Então quando tivemos esse Batman que se distanciou dessa ideia e tentou se aproximar mais dos quadrinhos, foi algo excelente. O próprio Nolan já havia dito que não caberia um Superman naquele mundo que ele havia criado, assim como a abordagem do Batman de Bale não caberia neste universo de aliens e meta-humanos.