10 Melhores coisas que tivemos em Pokémon Sun/Moon

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10 Melhores coisas que tivemos em Pokémon Sun/Moon

Por Mike Sant'Anna
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Gráficos

Em uma época onde o ultra-realismo é uma tendencia nos jogos, falar de gráficos em um jogo de Nintendo 3DS é um pouco complicado à primeira vista. Mas com toda certeza, esse é um dos pontos de destaque dessa nova franquia, não somente pela melhoria dos gráficos do jogo e das animações de batalha, mas também pela mudança no estilo de desenho utilizado no jogo que, ao contrário de seus antecessores, Pokémon Sun & Moon deixaram de lado os moldes Chibi e partiram para uma abordagem mais parecida com o anime.

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Trials

Outra coisa inovadora desse jogo que merece total atenção é a ausência dos famosos Ginásios, onde lutávamos para conseguir as insígnias. É que, na verdade, os ginásios foram substituídos pelos Trials, onde líderes colocarão você e seus Pokémon para cumprirem desafios antes de os enfrentarem e colocarem vocês para batalhar contra o Pokémon Totem daquela região.

A presença dos Trials deu uma dinâmica completamente nova para o jogo, além de fazer com que os capitães e Kahunas de cada ilha participem mais.

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Pokerides

Uma coisa que, pela primeira vez, não teremos em um jogo da franquia são os famosos HM's. Desde Pokémon Red nós temos os famosos ataques que podem ser usados em momentos específicos como Cut e Surf. Mas em Sun e Moon, os HMs foram substituídos pelo Pokéride.

O Pokéride é um novo tipo de montaria que traz uma excelente dinâmica para o jogo pois, em primeiro lugar, tira a responsabilidade de ter o conhecido HM Slave, o Pokémon que só estava no seu grupo para carregar HM's. E, em segundo lugar, os Pokérides são extremamente divertidos de utilizar, como o Tauros que sai correndo em alta velocidade e quebrando pedras (no lugar de Rock Smash) ou montar nas costas de um Sharpeddo na água e voar pelos céus com um Charizard.

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Z-Moves

Foi introduzido um novo elemento nas batalhas em Pokémon Sun e Pokémon Moon: o Z-Moves. Eles são movimentos de grande poder, que só podem ser utilizados uma vez em cada batalha. O resultado é a força explosiva de um Z-Move! Basicamente agora, os Pokémon têm a capacidade de executarem golpes extremamente poderosos, com animações incríveis, cada um baseado em um Tipo de golpe (fogo, água, fantasma, etc.)

É praticamente a sensação de soltar o famoso "especial" em um jogo de luta, ou um "Limit Break" em alguns RPG's

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Trama

Raramente a trama de um jogo de Pokémon entra em destaque nas análises, o que é completamente compreensível, pois a maioria dos jogadores não está se importando muito com a história e sim em capturar Pokémon, vencer os ginásios (os Trials nesse caso) e se tornar o campeão Pokémon. Mas em Sun/Moon é um pouco diferente pois, pelo número maior de eventos e cutscenes o jogo chama bastante atenção para a história que está acontecendo e, no fim, você descobre que Sun e Moon trouxeram uma trama muito boa para essa geração.

Trama essa que eu não vou revelar nenhum detalhe porque vale a pena se surpreender.

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Homenagem aos 20 anos

Todos já sabiam que Pokémon Sun e Moon seria muito especial pois seria a geração que viria comemorando os 20 anos da franquia. Isso fica muito evidente durante o jogo, pois ao longo da história nós vemos diversas referências à todas as regiões e gerações que já passaram nesses 20 anos, desde Kanto até Kalos, fazendo referências aos Pokémon Lendários como Kyogre, Latios, Mewtwo e à personagens importantes como Bill, Professor Oak e os lendários treinadores Red e Blue.

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Battle Royal

Essa versão da franquia traz uma nova modalidade de batalha nunca vista antes em nenhum jogo de Pokémon, o Battle Royal. No passado, as batalhas Pokémon têm sido, de uma forma geral, batalhas travadas entre dois Treinadores. Contudo, nestes Battle Royals, quatro jogadores participam numa batalha que coloca cada Treinador contra cada um dos outros três, numa luta furiosa!

Cada um dos quatro Treinadores escolhe três Pokémon, envia um de cada vez para a batalha e, acreditem quando eu digo, que a dificuldade em uma Battle Royal não algo que você deva subestimar.

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PokéRefresh e PokéPelago

Até mesmo as Boxes dos Pokémon mudaram e se tornaram mais interativas e divertidas.

Em Pokémon Sun & Moon, existe uma funcionalidade conhecida como Poké Pelago que consiste numa variedade de ilhas que os Pokémon podem explorar, treinar em equipamentos esportivos e aproveitar outras atividades.

Mas se colocar os Pokémon em uma ilha paradisíaca não for o suficiente, agora existem mais funções para aqueles treinadores que gostam realmente de cuidar de seus Pokémon.

A função do Pokémon Refresh te permite limpar, acariciar e alimentar seus Pokémon. E a recompensa disso é que, dependendo de como você cuidar dos seus companheiros, eles podem lutar melhor por você como acertando mais golpes críticos ou desviando mais.

Isso fez com que tivéssemos a experiência de cuidar dos nossos Pokémon com mais carinho e desenvolver melhor o laço entre o nosso personagem e os Pokémon que capturamos.

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Pós-Game

Assim como em todos os outros jogos, depois que você se torna o grande Campeão Pokémon em Alola, você tem a capacidade de continuar seu jogo e ainda ter histórias acontecendo mesmo depois da trama principal ter se encerrado. E em Pokémon Sun/Moon o pós-game tem conteúdo suficiente para te deixar muitas horas entretido. Por motivos óbvios, não vamos contar o que acontece nessa outra trama.

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Alola

Impossível falar de Pokémon Sun e Moon e não falar de Alola, uma região exótica que nitidamente foi baseada em um cenário havaiano. Todo o clima do jogo, os cenários, as pessoas que habitam a região trouxeram uma renovação muito benéfica para a franquia, não dando a menor chance para que não tivéssemos a sensação de realmente estar em uma região completamente diferente das outras regiões presentes nos jogos antigos.