10 mangás seinen bons para conhecer o gênero

Capa da Publicação

10 mangás seinen bons para conhecer o gênero

Por Flávia Pedro

Os mangás seinen são aquelas obras voltadas para o público adulto, por trazerem abordagens ou temas que saem da classificação infanto-juvenil. Embora tenham várias vertentes e nem sempre tragam só violência e histórias pesadas, essas tramas podem também apresentar aos seus leitores reflexões profundas sobre si mesmos e sobre a vida.

Hoje, a Legião dos Heróis vai te indicar 10 títulos desse gênero que com certeza merecem ser lidos por quem aprecia obras seinen!

Imagem de capa do item

Boa Noite Punpun

Começando por Boa Noite Punpun, ou Oyasumi Punpun, que é uma obra do famoso autor de mangás chamado Inio Asano. Ela foi destaque em diversas premiações, como recomendação do Júri no 13º Japan Media Arts Festival Awards em 2009 e indicada à Melhor Edição Americana de Material Internacional (Ásia) no Eisner Awards de 2017.

O mangá seinen conta a história de Punpun Onodera, um jovem normal que vive feliz com sua família, até que um dia uma garota chamada Aiko Tanaka é transferida para o seu colégio, fazendo o garoto se apaixonar à primeira vista. Durante uma de suas voltas para casa juntos, Aiko conta que, no futuro, "a Terra vai se tornar um planeta inabitável". Esse é o momento exato em que Punpun decide como será o seu futuro: ele quer ser um cientista espacial!

Contudo, é quando o garoto encontra seu objetivo na vida que os desafios e dificuldades também começam a aparecer e a trama se aprofunda... Considerado por muitos como a obra-prima do gênero slice of life, esse mangá trata de temas delicados como solidão, relações familiares conturbadas e depressão.

Imagem de capa do item

Homúnculos

Essa mangá conta a história de Susumu Nakoshi, um homem misterioso que mora em um carro pequeno que fica estacionado entre uma praça onde se abrigam os sem tetos e um prédio chique. Nakoshi sempre está bem vestido com seu terno, mesmo que ele viva dentro de seu carro pequeno e apertado, se recusando inúmeras vezes a aceitar sua realidade de sem teto e a conviver com os moradores de rua que estão no parque. Um certo dia, um misterioso estudante de medicina aparece e lhe faz uma proposta: ele pagaria uma boa quantia em dinheiro se Nakoshi o deixasse fazer trepanação, ou seja, um experimento perigoso que consistia em realizar um furo em seu crânio.

Visto a sua situação miserável e o desejo de reaver a sua vida, Nakoshi aceita a proposta atraído pelo dinheiro e, como resultado, o homem desperta seu "sexto sentido" e ele começa a ver Homúnculos - seres disformes e extremamente bizarros - nas pessoas ao seu redor. Agora precisa entender o que são esses monstros que está vendo e como ele pode ajudar essas pessoas.

Imagem de capa do item

Hellsing

Hellsing é uma obra de Kouta Hirano que nos apresenta a organização britânica chamada Hellsing, liderada por Integra Hellsing. Essa instituição é responsável por caçar seres sobrenaturais de todos os tipos, mas com certeza o que chama a atenção na obra é o vampiro Alucard.

Ele é um vampiro extremamente poderoso que trabalha ao lado da instituição, caçando outros seres sombrios assim como ele e ajudando a organização a esconder do mundo a existência de monstros como ele. Essa é uma trama bastante violenta, obscura e sangrenta, mas também incrível de se acompanhar a cada capítulo.

Imagem de capa do item

Afro Samurai

Afro Samurai é uma obra que se passa em um futuro pós apocalíptico, onde o espadachim mais forte desse universo é considerado o Deus deste mundo.

Para determinar quem é o mais forte, uma hierarquia foi criada: 7 faixas são distribuídas entre os sete guerreiros mais fortes e eles podem se desafiar entre si para se tornar o dono da faixa número 1, porém tudo muda quando o "Justice" desafia o número 1 atual (pai de Afro, o protagonista) e o mata bem na frente da criança.

A partir daí essa se torna uma história de lutas intermináveis e busca por vingança, mesmo com 10 volumes é uma obra incrível. Um detalhe interessante é que as ilustrações são bem pesadas em tons de preto e cinza, mas há cor em alguns quadros… Em cenas que envolvem sangue, o sangue é retratado de cor vermelha, o que dá uma estética diferenciada à essa obra.

Imagem de capa do item

Vinland Saga

Vinland Saga acompanha a história do jovem Thorfinn, que se escondeu no navio de seu pai (que estava indo para uma guerra) e acabou vendo o pai sacrificando sua própria vida para que o garotinho permanecesse vivo. O pai de Thorfinn era um dos guerreiros mais fortes já vistos, além de um exemplo de líder e um homem calmo, que só queria evitar a violência dos campos de batalha. Após a morte de seu pai, Thorfinn jura vingança contra o homem que o matou, Askeladd.

O menino entra para o grupo de Askeladd na intenção de um dia matá-lo de forma justa e o mangá nos faz acompanhar todas as tentativas ao passar dos anos. A narrativa nos deixa tão presos à história e ansiosos para descobrir se ele conseguirá sua vingança, que é impossível parar de ler a obra.

Não é à toa que muitos fãs de mangá comparam essa obra a grandes referências seinen como Berserk e Vagabond (que também marcaram presença em nossa lista).

Imagem de capa do item

Vagabond

Vagabond é um mangá mundialmente conhecido como uma das melhores obras de todos os tempos! É uma obra-prima do autor Takehiko Inoue, e conta a trajetória de Miyamoto Musashi em sua jornada que o leva de criminoso procurado à um espadachim lendário.

Em Vagabond, podemos ver toda uma trama única que envolve lutas muito bem desenhadas em quadros repletos de detalhes e que mexem muito com o psicológico dos leitores, afinal, apesar do personagem sonhar com fama e glória, ele acaba se encontrando mais com derrotas e um caminho repleto de incertezas. Isso nos faz, como leitores que acompanham e torcem pelo protagonista, a refletir junto com ele sobre os altos e baixos da vida.

Imagem de capa do item

20th Century Boys

Esse mangá seinen é do renomado autor Naoki Urasawa, o mesmo responsável por Monster, outra obra-prima dos mangás de suspense que aparecerá nessa lista! 20th Century Boys é uma história que envolve mistério e ficção científica, ao mesmo tempo em que pega os leitores mais saudosistas pela nostalgia ao fazer referências ao rock e a outros animes da década de 60 e 70.

A trama começa em 1969, quando Kenji, Otcho, Yoshitsune e Maruo eram jovens e se reuniam em um esconderijo para passar o tempo juntos, onde eles imaginavam um cenário futuro onde alguns vilões tentavam destruir o mundo e eles tinham que lutar para impedir que coisas ruins acontecessem. Esse cenário é escrito em um caderno chamado "Livro da Profecia".

Alguns anos depois, Kenji se tornou o proprietário de uma loja de conveniência, até que descobriu que um de seus amigos de infância cometeu suicídio. Assim, Kenji descobre um grande culto liderado por um homem conhecido apenas como "Amigo", um culto que planeja destruir o mundo na véspera do Ano Novo dos anos 2000 e os eventos que estão acontecendo são parecidos com o que os jovens escreveram no Livro da Profecia, quando ainda eram jovens. Agora Kenji precisa recrutar alguns de seus antigos amigos na tentativa de deter o "Amigo".

Imagem de capa do item

Cowboy Bebop

O mangá de Cowboy Bebop é situado no ano de 2071, onde acompanhamos um grupo de caçadores de recompensas que viaja por diversos planetas em uma espaçonave chamada Bebop, liderados por Spike Spiegel.

A tripulação começa contando apenas com Spike e Jet Black, mas ao decorrer da trama vamos sendo apresentados a outros personagens que se juntam à tripulação do Bebop. O primeiro a se juntar a dupla é o cachorro hiper inteligente da raça Corgi, o pequeno Ein; em seguida, temos a carismática trapaceira e ex-funcionária de cassinos perseguida pelos credores, Faye Valentine; e, por último, a excêntrica e brilhante hacker pré-adolescente conhecida como Radical Edward (ou apenas Ed).

É uma obra que trata de diversas questões filosóficas, tem personagens muito bem construídos e abordam temáticas como existencialismo, solidão, egoísmo e muitas outras facetas humanas.

Imagem de capa do item

Monster

Monster é mais uma das histórias criadas pelo genial Naoki Urasawa e nela acompanhamos um doutor japonês que agora trabalha em um hospital na Alemanha, no ano de 1986. Tudo ia bem e parecia perfeito: Kenzou Tenma - o protagonista - é um profissional exemplar que tem um cargo confortável no hospital e uma vida amorosa que parecia satisfatória.

Com grande sucesso em suas operações, o diretor do hospital tomava os créditos pelos procedimentos bem sucedidos que eram realizados por Tenma, além de fazer com que o japonês escrevesse artigos científicos para pôr em seu nome. Apesar desses detalhes, o doutor nunca havia enxergado grandes problemas, justamente por ser grato ao diretor, já que era um imigrante em um período tão tenso.

Mas tudo desmorona em sua vida quando Tenma começa a perceber que o hospital não atende pacientes como iguais, mas sim por ordem de importância. Quando ele entende isso, começa a se sentir mal por seguir tais ordens e faz escolhas que podem mudar sua carreira profissional e vida pessoal para sempre.

Imagem de capa do item

Berserk

Com um universo dark fantasy criado por Kentaro Miura, Berserk nos apresenta a história de Guts: um garoto órfão criado em campos de batalha por mercenários após a morte da mulher que o adotou até seus 3 anos de idade. A vida do protagonista é repleta de tragédias e momentos difíceis (algumas vezes até perturbadores), fazendo com que ele esteja sempre preparado para o pior.

Como cresceu em meio a mercenários (e graças a criação de Gambino, seu responsável na época) Guts aprendeu desde criança a manusear espadas muito maiores que ele, isso porque não existiam armas menores de acordo com a sua pouca idade. À medida em que foi crescendo, o guerreiro também aumentou o tamanho de sua espada até chegar à fase adulta e ter a Dragon Slayer, que equivale ao tamanho e peso de um homem adulto. O nome do mangá é graças a uma armadura misteriosa que aparece ao longo da história.

Se você quer saber mais sobre, te desejo uma incrível e empolgante leitura!