10 maneiras que Esquadrão Suicida pode “salvar” o universo cinematográfico da DC Comics!
10 maneiras que Esquadrão Suicida pode “salvar” o universo cinematográfico da DC Comics!
Vamos deixar uma coisa bem clara logo no começo, isso não é uma lista para falar mal de Batman vs Superman. Mas também não podemos ignorar o fato de que o pontapé inicial do Universo Expandido da DC Comics dividiu opiniões de uma maneira muito extrema. Isso nunca é um bom sinal para os futuros filmes desse universo. Então quem sabe está nas mãos do próximo filme criar uma base mais sustentável para o Universo cinematográfico da DC Comics?
Melhorar a receptividade da crítica
Esse é o item que basicamente irá validar tanto o restante da lista quanto o fato da lista existir. Pois em momento algum o intuito dessa lista é dizer se Batman vs Superman é bom ou não, mas é um
fato inegável que ele dividiu extremamente as opiniões do público e das críticas, e para um universo expandido que acabou de começar, já iniciar com uma opinião tão dividida e controversa é imensamente complicado.
É muito provável que Esquadrão Suicida venha com uma fórmula e um produto muito mais aceitáveis pela crítica, e que irá obter uma opinião mais homogênea trazendo assim mais confiança para o futuro do DCEU.
Apresentar David Ayer para o público de quadrinhos
Até agora o Universo Expandido da DC tem sido norteado por dois nomes: Zack Snyder e David Goyer, respectivamente o diretor e o roteirista de Batman vs Superman. Com a estreia de Esquadrão Suicida, pela primeira vez teremos uma outra visão e uma outra abordagem dos personagens da DC nesse universo. Alguns dos fatores que mais dividiram a opinião das pessoas foi sobre a direção exageradamente sombria e pesada de Zack Snyder juntamente com um roteiro dito como "cheio de furos" e inconsistente. Em Esquadrão Suicida teremos David Ayer na direção e no roteiro do filme, e isso com certeza dará um novo ar para o Universo DC, e quem sabe não seja de fato o ar definitivo daqui pra frente, ao invés da perspectiva de Snyder.
Uma trilha sonora diferente
Uma coisa que sabemos muito bem, é que Esquadrão Suicida, pelo menos nos trailers, tem trabalhado pesado no que se refere à trilha sonora, em um dos trailers a música Bohemian Rhapsody foi um dos elementos chave do trailer. E desde a trilogia Nolan nós temos Hans Zimmer à frente da trilha sonora da DC. Agora, longe de mim querer dizer algo de ruim sobre o trabalho de Hans Zimmer, muito pelo contrário, ele é um gênio! Mas a trilha sonora feita por ele para o filme Batman vs Superman foi um dos pontos que gerou essa divergência de opiniões, e o próprio Hans já apontou o quanto está difícil para ele criar coisas novas para filmes de heróis. Assim sendo, trazer uma nova abordagem de trilhas sonoras para os filmes da DC pode vir a fazer uma grande diferença.
Dar importância pra personagens além da Liga da Justiça
A DC Comics é repleta de personagens incríveis, mas quando você olha pra trás no que se refere aos filmes da DC, você enxerga um padrão... Tudo se resume nos membros da Liga da Justiça (e basicamente só Batman e Superman). E Esquadrão Suicida vai finalmente trazer personagens diferentes desses que vem recebendo o foco desde então, personagens que uma boa parte do público sequer conhecia nem de nome, e a Warner vai trazer esses personagens em caráter de protagonismo em seu próximo filme, isso com certeza vai expandir os horizontes desse universo.
Introduzir um tom mais divertido ao universo DC
Antes de prosseguir com esse item, precisamos determinar de uma vez que diversão é diferente de humor, uma coisa não precisa necessariamente ser engraçada para ser divertida. Dito isso, uma das coisas que vem sendo abordadas sobre o atual universo da DC Comics é como o clima é sempre sombrio, pesado, tenso, e que o filme acaba não divertindo o público por conta disso. Esquadrão Suicida, apesar de abordar um time de vilões, parece estar embarcando em uma aposta mais divertida que caso seja bem recebida por crítica e público, pode muito bem ser o tom definitivo dos filmes da DC Comics daqui pra frente, afinal, temos um filme sobre o Flash, um filme sobre o Shazam e um filme com Hal Jordan vindo por aí, não podemos ser tão sérios assim também.
Uma fotografia mais parecida com quadrinhos
Uma coisa que temos visto nos trailers de Esquadrão Suicida é que eles estão realmente apostando pesado em tentar trazer os quadrinhos pra uma tela de cinema, seja nos trajes, nas personalidades ou mesmo na fotografia do filme, tudo lembra muito uma história em quadrinhos de fato e isso pode ser muito importante para ganhar a credibilidade do público em geral, o que vai ser muito bom para o futuro do DCEU.
Ampliar ainda mais o Universo DC
OK, o primeiro passo foi dado, tivemos finalmente um filme onde mais de um herói da DC Comics estava presente, e foi estabelecido que todos os filmes a partir daqui farão parte de um único universo, ótima ideia. Mas agora é hora de expandir esse universo mostrar o que existe nele, todas as diferentes abordagens que existem, os diferentes microversos que estão inseridos nele, como Atlantis, microversos urbanos, ciência, magia, alienígenas, coisas sobrenaturais e tudo que a DC tem para oferecer. E incrivelmente o Esquadrão Suicida tem de tudo para começar a expandir em grande escalas esse universo e nos mostrar o que já vem acontecendo antes de Superman bancar o deus por aí... como por exemplo...
Inserir o Coringa
Não é segredo pra ninguém, o Coringa é um dos vilões mais amados e mais conhecidos pelo público, e geralmente na história em que ele está inserido ele tende a puxar os holofotes para ele, vide Batman: Cavaleiro das Trevas, ou as animações Batman contra o Capuz Vermelho, ou Assault on Arhkam. Apesar de o visual de Jared Leto ter levantado uma controvérsia, à cada trailer mais pessoas começam a confiar mais na abordagem que Jared dará para o vilão. Inserir o Coringa nesse universo é inserir uma ameaça talvez até maior que o Doomsday, obviamente não falando de níveis de poder, mas quem conhece os quadrinhos sabe que o Coringa, juntamente com Lex Luthor é uma das coisas mais perigosas que existe nos quadrinhos, e a inserção de um personagem como esse no universo DC somado ao fato do personagem ser amado por muitos pode agregar uma boa dose de afeição do público com o Universo DC.
Protagonistas mais relacionáveis
Eu poderia dizer que teríamos protagonistas mais carismáticos do que Batman e Superman têm sido, mas isso seria muito relativo. Ao invés disso eu gostaria de explicar como a DC tem tratado os protagonistas dos filmes de heróis até então como divindades, elevando os heróis a níveis de deuses (e não deuses como Thor), então cria-se um distanciamento entre os protagonistas e os espectadores, mesmo que em certos momentos eles venham a mostrar reações humanas até demais que você entende e concorda, mas ainda assim o distanciamento existe. Por outro lado, Esquadrão Suicida vem para nos apresentar personagens muito mais "humanizados" muito mais relacionáveis, e que criam um vínculo muito maior com o espectador, mesmo que estejamos falando de caras maus.
Sem David Goyer
Muitas das críticas de Batman vs Superman que são direcionadas para Zack Snyder deveriam estar sendo direcionadas para David Goyer, o roteirista do filme. Mas independentemente se o filme foi bom ou não (não é nosso intuito aqui abordar isso), teremos agora enfim uma abordagem de roteiro diferente da de Goyer. David Ayer que além de diretor será o roteirista do filme vai dar uma interpretação diferente no jeito de ocntar essa história. Se será melhor ou pior que a interpretação de Goyer, saberemos depois de ver o filme, mas só o fato de ser uma abordagem diferente já é um bom sinal para que tenhamos de fato uma recepção positiva por grande parte da crítica e principalmente um filme que os fãs não ficarão divididos com opiniões tão polarizadas.