10 maneiras de começar a ler os novos quadrinhos da Marvel!
10 maneiras de começar a ler os novos quadrinhos da Marvel!
A Marvel está profundamente imersa em sua nova fase de publicações: a All-New, All-Different Marvel. Se propondo – como o nome diz – a trazer um universo completamente novo e diferente, a editora zerou suas revistas – contudo, ela não fez um reboot de seu universo – de modo que novos leitores pudessem ser abordados. E agora resolvemos dizer por onde é melhor você começar a ler os quadrinhos da editora!
A ideia foi fechar dez blocos de quadrinhos para os leitores fãs de determinados grupos ou gêneros de quadrinhos da Marvel, cada qual contendo três ou mais HQs da All-New, All-Different Marvel. Os leitores, a partir disso, podem procurar novas fontes e quadrinhos que se enquadrem em seus gostos, aproveitando que a fase foi lançada recentemente, de modo que eles possam acompanhá-la quando sair no Brasil, a partir das suas primeiras edições:
Os Heróis Mais Poderosos da Terra
Os Vingadores sem dúvida são o atual carro-chefe da Marvel. Seja por sua intensa participação nos cinemas ou sua popularidade crescente dentro dos quadrinhos mesmo, a equipe tem dominado o cenário de vendas da Casa das Ideias, e na Nova e Diferente Marvel, ela está em peso, com equipes basta heterogêneas e diversificadas.
Por um lado, temos All-New, All-Different Avengers, o título principal, que lida com duas diferentes gerações de Vingadores, e traz histórias muito interessantes nas mãos de Mark Waid. Além disso, temos os Uncanny Avengers, uma equipe que procura mostrar humanos lutando ao lado de inumanos e mutantes, e New Avengers, um título que traz uma equipe verdadeiramente inusitada se aproveitando da nova IMA. Por fim, também temos The Ultimates, que são uma espécie de Vingadores dispostos a enfrentar ameaças antes que os outros heróis precisem.
Os Filhos do Átomo
Ainda que os títulos mutantes tenham caído consideravelmente com o fim das Guerras Secretas, a Marvel não poderia deixar uma gama de fãs e leitores na mão, e assim, temos alguns títulos interessantes que se interligam e complementam, ainda que não da forma como era na época da Nova Marvel, onde os dois principais títulos (Uncanny X-Men e All-New X-Men) eram, na maior parte das vezes, necessários para entender tudo que acontecia no outro título.
Aqui, temos cinco títulos importantes para todos os fãs do universo mutante. All-New X-Men dá continuidade à história dos X-Men do passado trazidos para o presente. Extraordinary X-Men aparenta ser o título principal, trazendo a equipe buscando salvação à beira da aniquilação causada pelo envenenamento das Névoas Terrígenas. Uncanny X-Men lida com um grupo... curioso. E por fim, para quem gosta de histórias solo, temos Wolverine em dose dupla, com Old Man Logan, onde vemos o mutante... porém não do jeito que esperamos, e All-New Wolverine, com a jovem X-23 assumindo o papel de seu mentor.
Inhomo Supremis
Se você não esteve em coma nos últimos quatro anos, sabe que os Inumanos têm tomado grande espaço dentro da Marvel, graças à eventos recentes - explorado na série Infinito, onde, graças à explosão de uma bomba de Terrígeno, a Terra ficou infestada com novos inumanos. Infelizmente, essa explosão acabou se provando um perigo para os mutantes, uma vez que as névoas estão causando uma nova doença na população-X.
Para os títulos inumanos, é interessante procurar por Uncanny Inhumans, que vai direto ao ponto da "velha guarda" Inumana, ao mesmo tempo que busca aliados no Quarteto Fantástico e nos X-Men. All-New Inhumans, por sua vez, traz uma equipe tática da raça, enfrentando o surgimento de misteriosas anomalias, além do crescente preconceito contra os Inumanos. Por fim, resta Karnak, título solo do ex-conselheiro do rei Raio Negro, agora servindo como um consultor especial na Terra.
Desgarrados Espaciais
2014 foi um ano importante, por erguer uma equipe obscura da Marvel ao posto de coadjuvantes ativos. Os Guardiões da Galáxia, desde a estreia de seu primeiro filme, conseguiram adentrar nos principais eventos cósmicos da Marvel, e são uma figura constante dentro desse novo patamar sideral e de ficção científica.
A principal revista do grupo é Guardians of the Galaxy, que lida com a equipe de forma bem direta e seus novos integrantes, em especial o Coisa do extinto Quarteto Fantástico. Guardians of Infinity é uma revista que mescla membros da formação clássica - de outra realidade - e da mais popular, que é a que entrou em vigor nos cinemas. Além disso, temos os títulos solo da maior parte dos membros da equipe, ou seja, Star-Lord, Venom: Spaceknight, Gamora, Rocket Raccoon and Groot, além de Drax.
Supremacia
Donos de alguns títulos antigos e personagens amados por fãs mais oldschool da Marvel, o Esquadrão Supremo está de volta em novos títulos após o final das Guerras Secretas, e eles partem em busca de vingança contra um herói que causou grandes problemas durante a época das Incursões no Universo Marvel.
A equipe conta com três títulos principais, que devem satisfazer os leitores mais antigos, ao mesmo tempo que apresentam a "Liga da Justiça da Marvel" para uma leva de novos devotos. O título principal é Squadron Supreme, que lida diretamente com a equipe. Ao mesmo tempo, temos Hyperion e Nighthawk, que são histórias solo desses dois personagens tão interessantes, claras homenagens ao Superman e ao Batman, respectivamente.
Amigões da Vizinhança
Faça chuva, faça sol, o Homem-Aranha sempre será um dos personagens mais explorados pela Marvel em seu universo dos quadrinhos. Depois de eventos inesperados na vida de Peter Parker nos últimos anos, seja com a assumida do Dr. Octopus no corpo do herói - em Superior Spider-Man - ou a saga que uniu diversos Homens-Aranha de terras paralelas - Aranhaverso -, a Marvel decidiu dar um descanso para o pobre Peter.
The Amazing Spider-Man nos apresenta um Aranha lidando com luxo, conforto e riqueza graças às Indústrias Parker. Ao mesmo tempo, Spider-Man nos traz a adaptação de Miles Morales à sua nova vida no novo universo regular da Marvel. Além disso, podemos contar com Spider-Man 2099, trazendo as histórias de Miguel O'Hara, agora no presente, ao mesmo tempo que Spidey! nos leva às origens de Peter, enquanto ainda era um herói juvenil. E para finalizar, temos Spider-Gwen e Web-Warriors, levando o heroísmo-aranha a outros universos.
Girl Power!
Nos últimos anos, a Marvel tem reconhecido a necessidade de entender e representar seu público feminino nas HQs. A partir disso, novos títulos tem surgido com o intuito de mostrar às leitoras de todas as idades que, independente do que sejam ou de onde vieram, elas tem poder e heroínas podem representá-las.
A-Force é o título que sintetiza tudo isso, trazendo um grupo verdadeiramente poderoso de heroínas para a ação. Temos também Captain Marvel e as experiências e vitórias de Carol Danvers, ao mesmo tempo que sua aprendiz, a Ms. Marvel continua enfrentando o terror do colegial. The Mighty Thor e Angela: Queen of Hel levam novos ares à mitologia nórdica, ao passo que revistas como Silk, Spider-Woman e as ainda não lançadas Black Widow e Mockingbird nos levam em uma viagem intimista para dentro de poderosas heroínas, enquanto elas se desdobram para enfrentar o crime e viver suas vidas civis.
Reis da Comédia
Cansou dos títulos sisudos e sempre sérios, envolvendo mundos sendo salvos e drama para todo o lado? Bem, alguns novos títulos vieram com o intuito de fazer os novos leitores da Casa das Ideias perceberem que sim, há lugar para o humor, e ele é muito bem aplicado.
Para leituras verdadeiramente leves, procure estar por dentro de The Unbeatable Squirrel Girl, trazendo a heroína inútil favorita de todo mundo em um título repleto de aventura, enquanto a heroína age tanto ao lado dos Novos Vingadores quanto por conta própria. Além disso, vá aos bastidores de todo o Universo Marvel com Howard, the Duck, mergulhe numa comédia científica a la Doctor Who com Silver Surfer, e encontre Patsy Walker A.K.A Hellcat tentando engatar um sindicato para super-heróis desempregados ao mesmo tempo em que busca cortar os laços com seu passado. Além disso, também recomendamos Starbrand and Nightmask.
Indie is the new Black
Andou afastado da Marvel e da DC, e foi seduzido pelos quadrinhos independentes de editoras como a Boom! Studios e a Image Comics? Pois bem, saiba que a Marvel tem entendido a necessidade de dar mais liberdade aos seus criadores, e isso está sendo magnificamente bem passado em seus novos títulos, que apesar de se enquadrarem no Universo Marvel de modo geral, respiram como algo novo e sem correntes à cronologia.
Em The Vision, o homem sintético procura estabelecer sua família, sem saber dos riscos que isso pode trazer para si e para os outros à sua volta. Scarlet Witch é um projeto verdadeiramente lindo de James Robinson, que convida, a cada nova edição, um desenhista para criar sua própria versão da Feiticeira Escarlate, enquanto ela entra em um perigoso mistério. Weirdworld é literalmente, um mundo estranho e aberto para exploração, e Moon Girl and Devil Dinosaur te leva em uma jornada emocional e intimista enquanto uma garotinha persegue seus sonhos ao lado de um curioso animal de estimação. Por fim, Red Wolf combina o melhor do faroeste com uma "Síndrome de Capitão América".
Pow! Soc! Bang!
Se tudo isso ainda não te chamou atenção, outro modo de se inserir na Marvel é indo atrás dos costumeiros títulos solos de seus heróis e heroínas. Com essa nova reformulação, muito material de qualidade tem sido exposto, e ele procura satisfazer todos os gostos dos fãs da editora.
Quer misticismo? Doctor Strange! Aventuras tecnológicas? Invincible Iron Man e International Iron Man! Um toque de mitologia ou aventuras épicas? Hercules e Black Knight! Ação esmagadora? Totally Awesome Hulk! E além disso, muito mais, nas páginas de Deadpool, All-New Hawkeye, Captain America: Sam Wilson, Daredevil, Carnage, Contest of Champions e mais.