10 maiores polêmicas envolvendo o mundo dos quadrinhos em 2016!
10 maiores polêmicas envolvendo o mundo dos quadrinhos em 2016!
Esse ano mal chegou na metade e já está repleto de muitas polêmicas envolvendo quadrinhos. Obviamente esta não é uma lista para discutir as posições da Legião dos Heróis, nem mesmo do autor da lista, com relação às polêmicas, mas sim decidimos pontuar as principais vezes que alguma coisa relacionada à quadrinhos foram alvo de polêmicas.
Batman vs Superman
Em 2015 nós aguardávamos ansiosos por 2016 que seria o ano dos filmes de heróis no cinema teríamos Guerra Civil, Esquadrão Suicida, X-Men, Doutor Estranho e claro, Batman vs Superman.
Muitas pessoas aguardavam ansiosamente pela estreia de Batman vs Superman pois. primeiramente ele seria o pontapé inicial do universo compartilhado que a DC Comics estava criando para os cinemas, em segundo lugar, seria a primeira vez que Batman e Superman iriam dividir o espaço em um filme.
Mas a grande polêmica já veio antes do lançamento, quando o Rotten Tomatoes começou a massacrar o filme nas críticas e notas. Quando o filme lançou, aí sim nós tivemos uma verdadeira divisão de times no mundo inteiro, fãs e críticos ficaram completamente divididos entre pessoas que amaram e as que odiaram o filme. Foi realmente uma divisão para extremos opostos e Batman vs Superman vai ser sempre lembrado até o fim da história como, possivelmente, o filme de herói mais controverso já feito.
DC Rebirth
Ainda na DC Comics, no começo desse ano a empresa começou a anunciar um novo grande evento com uma imagem de uma cortina azul. Em pouco tempo descobrimos que o evento se chamaria DC Rebirth e que ele tinha como intuito retornar com o sentimento de legado da DC Comics e que teríamos uma espécie de "Reboot" na companhia.
O problema foi que pela completa falta de informação por conta da DC Comics, ela não deixou claro se seria um reboot ou não , porque parecia ser um novo início pro universo DC, mas a empresa dizia que não era bem por aí.
Isso seria algo que até passaria batido se os Novos 52 e DC You não tivessem sido tão recentes. Resultado disso? Muitos fãs de quadrinho bem descrentes com a empresa, alegando que era um ato de desespero, dizendo que a DC Comics não sabia mais o que estava fazendo. Tudo bem que hoje, depois que o Rebirth já foi lançado, a recepção dos fãs está muito positiva e o Rebirth (que não é um reboot afinal) parece ser muito promissor.
Personagem LGBT no MCU
Com o lançamento de Guerra Civil nos cinemas, os Irmãos Russo estavam em completo foco na mídia, todo dia diversos sites noticiavam entrevistas com os diretores. Em uma dessas entrevistas eles foram questionados sobre a possibilidade de haver um personagem LGBT no Universo Cinematográfico Marvel, assim como existem no universo dos quadrinhos, e os Russo foram muito diretos em dizer que era uma possibilidade bem forte e que praticamente era só questão de tempo.
Como esperado, a internet reagiu e de repente todo mundo tinha uma opinião sobre isso. O assunto tomou proporções exageradas fazendo até com que as pessoas achassem que na verdade os Irmãos Russo tivessem anunciado oficialmente que iriam trazer um personagem LGBT para o filme, ao invés de terem apenas respondido uma pergunta.
Três Coringas
Uma das polêmicas mais recentes do ano, ao fim de "Darkseid Wars" Batman toma posse do Trono Mobius e seu ilimitado banco de dados de conhecimento. Batman pede para o Trono revelar qual é a verdadeira identidade do assassino de seus pais e a identidade do Coringa, a resposta o deixa chocado.
Essa resposta não havia sido revelada aos fãs até agora, onde ele finalmente diz que na verdade existem três Coringas: Um que corresponde ao primeiro Coringa dos quadrinhos desenhado por Jerry Robinson e Dick Sprang. O outro seria o Coringa de A Piada Mortal, e o terceiro, o Coringa dos Novos 52 que o escritor Scott Snyder e o artista Greg Capullo introduziram em sua recém-concluída série do Batman.
As pessoas ainda não sabem como reagir direito à essa informação, afinal, ainda não temos muitas coisas concretas sobre essa revelação. Será que são três pessoas que coexistiram trabalhando juntas? Será que Coringa é um título passado de pessoa pra pessoa? Seriam três identidades diferentes dentro da cabeça de uma só pessoa? Tudo que sabemos é que as pessoas estão muito confusas com essa decisão da DC Comics.
Mística protagonista
Quando X-Men: Apocalipse foi anunciado, muitas esperanças haviam sido colocadas em cima desse filme. Afinal, os novos filmes dos mutantes no cinema dirigidos por Bryan Singer estavam se saindo muito melhor do que seus antecessores, e finalmente teríamos um dos maiores vilões dos X-Men sendo apresentados no cinema.
Porém, à medida que os materiais do filme foram sendo liberados, as pessoas entenderam uma coisa muito importante sobre o filme: uma das principais protagonistas do filme seria a Mística interpretada por Jennifer Lawrence (isso é uma informação muito importante), até aí tudo bem, afinal ela também tinha sido um dos principais personagens nos últimos dois filmes.
O problema começou quando as pessoas começaram a perceber que mística mal aparecia em sua forma azul durante os trailers, e que começou a ficar nítido o motivo disso, queriam tirar proveito da imagem de Jennifer Lawrence, e a ultima gota do balde veio quando ficou confirmado que Mística seria a líder da equipe de mutantes no filme. Aí sim as pessoas não pouparam esforços para expressar sua insatisfação com a decisão de Singer.
Watchmen no universo DC
Vai ter mais polêmica envolvendo DC Rebirth? Claro! Isso quer dizer que DC Rebirth é ruim? Obviamente não.
Quando o grande evento da DC Comics de 2016 finalmente foi lançado, nós ficamos sabendo de uma informação no mínimo chocante. O grande reboot que havia acontecido na DC, Os Novos 52, tinham sido na verdade obra de ninguém menos que o Dr. Manhathan, sim, o mesmo de Watchmen, e que isso significaria que Watchmen agora faria parte da linha principal da DC Comics, e que Ozymandias, Coruja, Batman e Superman agora fazem parte de um mesmo universo.
Isso deixou alguns fãs de Watchmen bastante irritados, pois eles argumentam que o teor de Watchmen nunca caberia no universo principal da DC Comics, que o quadrinho foi feito como uma crítica à quadrinhos como do Batman e do Superman, eles não poderiam entrar para o universo que eles foram criados para criticar. Enquanto outras pessoas estão bastante animadas para ver o que personagens como os de Watchmen podem influenciar na DC Comics.
Outdoor de X-Men: Apocalipse
Essa polêmica é a mais recente de todas. Semana passada a Fox publicou alguns Outdoors pelas ruas para divulgar seu novo filme X-Men:Apocalipse. O problema é que o Outdoor mostrava uma cena onde Apocalipse estrangulava Mística, e uma atriz achou isso inaceitável e fez uma nota de repúdio à divulgação pois isso faria apologia à violência contra mulher.
A Fox achou que isso foi cabível de fazer um pedido oficial de desculpas e retirou os Outdoors de circulação. Independentemente se a atriz tinha razão ou não, se foi exagero ou não (não é o intuito discutir isso aqui), o fato é que todo mundo decidiu se manifestar sobre o ocorrido e mais uma vez temos uma "guerra" de opiniões contrárias na internet por conta desse ocorrido.
Sexualização da Harley Quinn nos trailers
Esquadrão Suicida está sendo um dos filmes mais aguardados deste ano e a polêmica do Jared Leto como Coringa ou seu visual ficou no ano passado aparentemente, mas dessa vez a polêmica veio para sua parceira de crime, a Arlequina.
Após alguns trailers e imagens, já vinha sido mostrado que haveria um certo foco na sexualização da personagem, mas no último trailer lançado, após uma cena onde claramente temos a personagem se vestindo no meio de vários soldados e a cena foca no corpo seminu da personagem.
Algumas pessoas começaram a se sentir realmente incomodadas com isso e a acusar que o filme estava sexualizando-a exageradamente (inclusive a própria atriz fez algumas críticas às vestimentas da personagem), enquanto outras pessoas defendiam que a personagem era assim mesmo nos quadrinhos e que isso fazia parte das características dela.
Atriz escolhida para Valquiria
Mais um clássico caso de polêmica quando a etnia de um personagem é trocada para um filme. Aconteceu com Heimdall, aconteceu com Tocha Humana, e agora é a vez da Valquíria. Recentemente alguns atores foram confirmados no elenco do novo filme do deus asgardiano, Thor: Ragnarok, uma dessas confirmações foi a atriz Tessa Thompson no papel de Valquíria.
Vejamos bem, a Valquíria sempre foi retratada nos quadrinhos basicamente como uma versão feminina do Thor: loira e caucasiana; Tessa Thompson é uma atriz negra e de cabelos pretos. Embora exista uma quantidade boa de pessoas que simplesmente não se importa com a mudança étnica do personagem, como de costume temos muitas pessoas indignadas que pedem que as características originais da personagem sejam mantidas.
Capitão América na Hidra
Essa ficou para o final porque provavelmente podemos assumir que é a maior polêmica envolvendo quadrinhos que aconteceu nesse ano (até o momento). Fomos pegos completamente de surpresa e completamente desavisados com a notícia que - de repente -, Steve Rogers revelou que sempre havia sido um agente da Hidra, desde o princípio de tudo.
A internet veio à baixo com a notícia e dessa vez com uma reação um pouco diferente dos itens anteriores, pois não houve bem uma divisão de opinião, a grande maioria das pessoas teve a mesma opinião, que foi a revolta com a decisão da Marvel Comics. Até mesmo grandes nomes dos quadrinhos se manifestaram com o ocorrido, e as pessoas que não se mostram contrárias à essa decisão têm se mostrado em um estado de "modo de espera", ou seja, elas estão esperando pra ver onde isso vai dar antes de dar alguma opinião concreta sobre o ocorrido.
Mas até mesmo um movimento de pessoas comprando os quadrinhos para queimá-los aconteceu. Nunca duas palavras nos quadrinhos haviam gerado tanta polêmica, "Hail Hidra!"