10 maiores elementos químicos dos quadrinhos, séries e filmes!

Capa da Publicação

10 maiores elementos químicos dos quadrinhos, séries e filmes!

Por Márcio Jangarélli

Então, aqui estão 10 grandes elementos da tabela periódica da ficção! Se você não decorou a do mundo real, garanto que essa é mais simples.

Imagem de capa do item

Adamante

Um elemento vindo da mitologia grega que povoa o imaginário da cultura pop. O Adamante é descrito sempre como o material mais durável, duro como diamante, impenetrável.

Já teve versões em jogos, como o Adamantite, na franquia Final Fantasy e em World Of Warcraft, foi referenciado em grandes obras da fantasia, como O Senhor dos Anéis e, no mundo dos super-heróis, temos o Adamantium, criado por Roy Thomas, Barry Windsor-Smith e Syd Shore, nos quadrinhos da Marvel, conhecido por ser a composição do esqueleto do Wolverine e do corpo do Ultron, além de, em algumas histórias ser o elemento principal do escudo do Capitão América.

Imagem de capa do item

Vibranium

Mais um da Marvel Comics, que adora criar, além de super-heróis, super-metais. Criado por Stan Lee e John Romita, é um metal raro, que especula-se ser de origem alienígena, mais encontrado nas terras de Wakanda, lar do Pantera Negra. O metal foi usado para criar o escudo do Capitão América e ele é capaz de absorver vibrações e energia cinética para tornar-se mais duro.

Imagem de capa do item

Eternium

O Eternium volta para o reino dos RPGs, utilizado principalmente em World Of Warcraft, na expansão The Burning Crusade. O elemento também aparece na série de tv do He-Man e os Mestres do Universo, como o metal mais forte do planeta Eternia.

Imagem de capa do item

Kriptonita

Saindo dos metais direto para a maior fraqueza do Homem de Aço. A Kriptonita é um material de origem alien, vindo dos destroços da explosão de Kripton, e já foi visto como pedra, líquido e gás, transformado pelos heróis e vilões para ser usada contra os Kriptonianos. A Kriptonita já ganhou várias versões, derivadas da original, verde, seja por variantes de outros multiversos, sejam modificações ou tentativas falhas de cópia da original, gerando as kriptonitas dourada, azul e vermelha, que geram efeitos diferentes da original no Supeman.

Imagem de capa do item

Smilex

Não chega a ser considerado um elemento, mas por que não falar sobre a toxina do Gás do Riso do Coringa por aqui, não é mesmo? Vamos pôr um sorriso nessa cara! É colocado que a Toxina do Coringa, que já foi vista em estado líquido, mas é, geralmente, vista como gás, é mais densa que o ar e dissipa com o tempo. O gás foi projetado com uma toxina que ataca o sistema nervoso das vítimas, causando uma morte lenta e dolorosa, tendo como marca registrada esticar o rosto de quem foi atacado em um sorriso sinistro.

Imagem de capa do item

Terrigênio

Mais um para a lista de materiais alienígenas, o Terrigênio já apareceu em Agents of S.H.I.E.L.D. e faz parte do cânone dos Inumanos. A exposição à nuvem de Terrigênio, feita dos cristais, causa a transformação nos corpos de quem tem os genes Inumanos. Ele foi criado muito tempo atrás, pelo geneticista inumano Randac, que tinha a intenção de criar um exército para lutar contra os Kree.

Imagem de capa do item

Fragmento de Estrela Anã-Branca

O elemento principal contido no uniforme do Elektron, Ray Palmer, estudante de física, encontra uma maneira de alterar sua densidade e tamanho através de um fragmento de estrela anã-branca que caiu na Terra.

Imagem de capa do item

Mithril

Diretamente do mundo de J.R.R. Tokien em O Senhor dos Anéis para o universo da cultura pop, o Mithril é um metal prateado muito durável, leve e forte. Ficou muito famoso no mundo dos jogos, quando aparece nas sagas Final Fantasy, The Elder Scrolls, em World Of Warcraft, RuneScape, Terraria, entre outros.

Imagem de capa do item

Orichalcum

Também conhecido como Oricalco, é um metal vindo das lendas de Atlantis, sendo tão valioso quanto o ouro. Na ficção, ele figura em vários jogos, como em Indiana Jones: Fate Of Atlantis, Star Ocean, Final Fantasy, The Elder Scrols, além de já ter sido citado nas histórias da cidade perdida adaptadas para o cinema.

Imagem de capa do item

Chronoton

As partículas de Chronoton aparecem em Star Trek, Futuram e em Jovens Titãs e sempre está ligada à manipulação temporal ou às viagens no tempo, podendo servir também como material rejuvenescedor.