10 maiores diferenças entre os filmes e HQs da Marvel!
10 maiores diferenças entre os filmes e HQs da Marvel!
Nem tudo saiu exatamente como estava nas HQs.
Por mais que a Marvel tenha tido muito sucesso durante os 10 anos em que esteve lançando seus filmes, o estúdio teve que fazer mudanças drásticas ao transportar as histórias dos quadrinhos para as telonas.
Grande parte das mudanças foram feitas por conta do estúdio não possuir os direitos cinematográficos de seus personagens, mas, algumas delas, foram feitas simplesmente para que a narrativa se explicasse melhor na linguagem cinematográfica. Listamos algumas diferenças cruciais entre as duas mídias, você sabia de todas elas?
Esta lista foi uma sugestão do leitor @allweiss através de nosso Instagram.
Os Uniformes
Embora muitos heróis da Marvel pareçam ter sido retirados diretamente das páginas de quadrinhos, como é o caso do Homem de Ferro e o Capitão América, não podemos dizer que a grande maioria dos uniformes do Universo Cinematográfico Marvel é fiel ao material original.
A diferença fica nítida quando analisamos personagens como a Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Gavião Arqueiro, Falcão e tantos outros. Nem mesmo o Homem-Aranha, que acabou de aparecer, possui uma versão fiel de seu próprio uniforme, já que, quando olhamos a armadura do Aranha de Ferro, podemos ver a nitidez das diferenças.
Os Aprimorados
Como todos sabemos, a Marvel não podia usar os X-Men em seus filmes. Isso fez com que o estúdio tivesse que implementa mudanças drásticas para que conseguisse construir seu universo cinematográfico, já que os mutantes são uma parte crucial das histórias da editora.
A principal dela está relacionado aos gêmeos Pietro e Wanda, que sequer sabemos se são filhos de Magneto como nos quadrinhos. Além disso, os poderes dos gêmeos não são fruto de uma mutação genética, e sim, de experimentos feitos com uso do cetro de Loki.
A Criação do Ultron
Nos quadrinhos, o Ultron foi criado por Hank Pym, o Homem-Formiga original. Porém nos cinemas, ele foi uma criação de Tony Stark e Bruce Banner.
Além disso, o Ultron de Pym foi concebido como um robô desde o início. Já o de Stark e Banner, foi criado como uma inteligência artificial que passou a evoluir por conta própria até construir um corpo para si.
A Guerra Civil
Não podemos negar que a Guerra Civil dos cinemas foi feita em uma escala muito menor que a dos quadrinhos, e grande parte disso se deve ao fato de que a Marvel não possuía os direitos cinematográficos de seus principais personagens.
Embora alguns conceitos do filme sejam similares aos dos quadrinhos, o filme é apenas uma pincelada do que vimos no material original. Seria necessário uma lista inteira só sobre Guerra Civil para poder citar as diferenças entre o filme e a HQ (e ainda seria pouco).
O Mandarim
Essa talvez seja a pior mudança que a Marvel dos cinemas já fez em relação aos seus quadrinhos. No terceiro filme do Homem de Ferro, fomos apresentados ao icônico vilão Mandarim, que ficou muito bem caracterizado pelo ator Ben Kingsley, porém tudo não passou de uma ilusão.
No fim das contas, o personagem de Kinsgley não passava de um ator bêbado que servia de disfarce para o “verdadeiro” Mandarim. Além disso, todo o poder do vilão baseado em seus dez anéis também foi descartado, algo que deixou muitos fãs decepcionados.
A Ausência do Quarteto Fantástico
Assim como os X-Men, a Marvel também não podia usar o Quarteto Fantástico e os personagens que foram apresentados em suas histórias, tais como Galactus e Surfista Prateado, fazendo com que os filmes tivessem que passar por mais alterações.
As principais mudanças são em relação a Guerra Civil e Guerra Infinita, já que, nos quadrinhos, Reed Richards é quem constrói a prisão da Zona Negativa que detém os heróis infratores, além de ter sido o Surfista Prateado o responsável por avisar o Doutor Estranho sobre o ataque de Thanos e não o Hulk.
O Visão
Assim como nos cinemas, o Visão dos quadrinhos também foi criado por Ultron como uma arma para destruir a humanidade, porém as similaridades acabam por aí.
Nos quadrinhos, o Visão foi construído para ser uma espécie de ser humano aprimorado, tendo uma pele feita de tecido vivo e até órgãos, e toda essa similaridade com os humanos é que fez com que ele usurpasse sua programação original e passasse para o lado dos mocinhos. Além disso, o sintozóide é capaz de disparar raios através da pedra de controle em sua testa, e nos filmes, a pedra foi substituída pela Joia da Mente.
O Pai de Peter Quill
Antes de seu primeiro filme solo, os Guardiões da Galáxia eram uma equipe praticamente desconhecida para o grande público, tanto que a origem dos Guardiões nos quadrinhos foi reescrita de acordo com o filme.
Apesar disso, uma coisa ainda permaneceu extremamente diferente entre as duas mídias: o pai de Peter Quill. Nos quadrinhos, Quill é filho do imperador J’Son, um guerreiro que caiu na Terra por acidente e se apaixonou pela mãe de Quill. Já nos filmes, Quill é filho de Ego, O Planeta VIvo, um celestial que fecundava outras espécies na busca de um herdeiro que lhe concedesse mais poder.
Faltaram Vingadores na formação inicial
Considerando que a Marvel Studios não podia usar diversos personagens, o estúdio decidiu usar a versão Ultimate dos Vingadores como pontapé inicial de seu universo. Mesmo assim ainda faltaram alguns personagens fundadores.
Nos quadrinhos, tanto o Homem-Formiga quanto a Vespa são membros fundadores da equipe, porém eles só apareceram nos cinemas depois que o ataque em Nova York aconteceu.
A Tropa Nova
Ao contrário de sua versão cinematográfica, a Tropa Nova dos quadrinhos podia ser definida como uma espécie de “Tropa dos Lanternas Verdes da Marvel”, onde seus membros eram capazes de voar e disparar raios de suas mãos.
Um dos personagens mais icônicos da Tropa é Richard Rider, também conhecido como o herói Nova. Nos quadrinhos, Rider se torna o último representante da Tropa depois que o Planeta Xandar é dizimado. Agora que o Thanos do cinema dizimou Xandar, será que teremos a chance de ver o Nova nas telonas?