10 Maiores artistas marciais do cinema!
10 Maiores artistas marciais do cinema!
Os grandes filmes de artes marciais formam um gênero muito apreciado por diversas pessoas e grande parte do sucesso destes filmes se deve ao seus grandes artistas marciais. Vamos listar 10 dos melhores que Hollywood já teve.
Tony Jaa
Começando com o pé direito, ou com a canela direita se você preferir, o grande artista marcial de Muay Thay, Panom Yeerum mais conhecido como Tony Jaa.
Tony Jaa foi eleito o melhor lutador dos cinemas, desde Jackie Chan e Jet Li. Ficou conhecido na sociedade americana graças aos filmes Ong Bak e O Protetor. Jaa pratica Muay Thai, Hapkidô e Taekwondo. Pratica também todos os estilos do Muay Boran (Muay Thai Tradicional).
Chuck Norris
Até parece que não iríamos trazer A LENDA Chuck Norris, não é? O ator que chegou virar um meme sinônimo de invencibilidade. Em 1990, fundou a sua escola de artes marciais, Chun Kuk Do e, em 2005, a World Combat League (WCL), uma competição de combate em equipes.
Norris começou a sua carreira em 1964, num pequeno torneio em Salt Lake City, Utah. A carreira competitiva de Chuck Norris acabou em 1974, o seu recorde em torneios está estimado em 183 vitórias, 10 derrotas e 2 empates e ganhou pelo menos trinta torneios.
Teve sua carreira como ator lançada para o sucesso quando participou do filme de Bruce Lee O Vôo do Dragão.
Jackie Chan
Outro que dispensa qualquer apresentação, Chan Kong-Sang, ou como ficou conhecido no mundo inteiro Jackie Chan, é um mestre de hapkido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.
Jackie Chan participou de mais de 100 filmes ao longo de sua carreira, tendo nos primeiros 20 filmes papéis secundários como coadjuvante ou figurante. E, a partir da década de 80, protagonizou quase todos os filmes que participou.
Scott Adkins
Scott Edward Adkins se interessou pela primeira vez pelas artes marciais aos 10 anos de idade, quando foi com pai e seu irmão mais velho visitar um Clube de Judô local. Aos 14, começou a praticar Taekwondo, recebendo sua faixa preta aos 19 anos de idade. Scott também começou a treinar Kickboxing, onde alcançou o nível mais elevado.
Ele também possui experiência em Ninjutsu, Karatê, Wushu, Jiu jitsu, Muay Thai, Capoeira e Ginástica acrobática. O ator ainda não teve grandes papéis brilhantes, mas frequentemente está presente em filmes de ação como Mercenários 2.
Jet Li
Outro grande monstro do cinema de artes marciais, Li Lianjie, conhecido pelo mundo inteiro como o talentoso Jet Li, é um praticante de Wushu desde criança. Aos 12 anos de idade já havia ganho 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979).
O seu êxito levou a República Popular da China a declará-lo um "Tesouro Nacional." Assim, foi convidado a acompanhar diversas visitas oficiais chinesas ao exterior.
Aos 17 anos, ele fez a sua estreia no cinema em Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Durante anos, Li representou heróis lendários do folclore chinês e a oportunidade para ingressar no cinema mundial surgiu com Máquina Mortífera 4, o primeiro papel num filme de Hollywood foi como um vilão em uma saga policial que conquistou o mundo inteiro.
Donnie Yen
Donnie Yen Ji-Dan é um grande ator de artes marciais que atualmente está bastante em foco, tendo participado tanto de Rogue One quanto de Triplo X: Reativado.
O ator também é conhecido por ter interpretado o mestre de Bruce Lee no filme Yip Man - O grande Mestre.
Bolo Yeung
Yang Sze , mais conhecido como Bolo Yeung foi um ator muito recorrente nos filmes de artes marciais dos anos 80, principalmente interpretando grandes vilões.
Quando jovem, Bolo estudou com vários mestres de Kung Fu, aprendeu acrobacia e começou seu treinamento com pesos. Nos anos 60 ele foi nadando até Hong Kong. Lá, sobreviveu dando aulas de musculação e artes marciais. Na década de 70, Bolo conheceu o lendário Bruce Lee e se tornou um de seus alunos em artes marciais.
O ator ficou eternizado como o vilão Chong Li de O Grande Dragão Branco.
Jean-Claude Van Damme
Já que falamos de Chong Li, por que não falar de seu grande inimigo, o protagonista de O Grande Dragão Branco, Jean-Claude Van Damme.
Jean-Claude Camille François Van Varenberg é um especialista em Karate Shotokan, Muay Thai, Taekwondo WTF, Full Contact e KickBoxing. Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica através das artes marciais e do fisiculturismo, inclusive ganhou o título de "Mr. Bélgica".
Foi para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso com filmes como O Grande Dragão Branco, Kickboxer, nos anos 90 com Duplo Impacto, Soldado Universal e O Alvo.
Ray Park
Ray Park já esteve em grandes filmes de sucesso interpretando grandes personagens. Mas por geralmente ser um dublê ou um personagem maquiado/fantasiado, acaba não recebendo todo os holofotes que outros atores.
Para você se contextualizar, Ray era Darth Maul, Snake Eyes, Groxo, Rugal Bernstein
Bruce Lee
Não podíamos encerrar essa lista com outra pessoa, A LENDA, o grande artista marcial de Hollywood, Bruce Lee.
Os filmes de Lee influenciaram diretamente como os filmes de artes marciais seriam tanto em Hollywood quanto no mundo inteiro. Treinou na arte do Wing Chun e mais tarde combinou as suas outras influencias de outras fontes, no espírito da sua própria filosofia de artes marciais, ao qual chamou Jeet Kune Do.