10 Livros essenciais de Star Wars para entender o novo cânone!
10 Livros essenciais de Star Wars para entender o novo cânone!
Em 2012, tudo mudou.
Quando a Disney comprou a marca Star Wars, em 2012, a primeira má notícia que os fãs receberam foi sobre a criação do novo cânone.
Mas o que rolou? A Disney decidiu que desconsideraria tudo que ocorreu no Universo Expandido – ou seja, games, livros e quadrinhos –, para iniciar tudo de novo. Novos livros seriam lançados, games que cobririam pontos inéditos da história e muito mais.
Os livros sempre foram parte importante do panteão de Star Wars. Foi neles que o Universo Expandido começou e tem, até hoje, seu maior representante com a famosa “Trilogia Thrawn”.
Mas afinal, quais são os livros do “novo cânone” que explicam bem este novo Universo Expandido de Star Wars, criado pela Disney? Se você não sabe ainda, muitos deles contam detalhes sobre elementos que vimos nos filmes.
Acompanhe as dicas e saiba mais!
Créditos: Disney/Lucasfilm
Thrawn
Apesar de ter sido desconsiderado no novo cânone, o Grão-Almirante Thrawn voltou a existir a partir da série animada Star Wars Rebels.
Com isso, a Disney se viu obrigada a contar mais do personagem. Para tal, lançou um livro apenas com sua história, contando como ele entrou para o Império e como ascendeu a um cargo de grande poder na organização.
É um dos melhores livros do novo cânone, por tratar também de um dos melhores personagens.
Um Novo Amanhecer
Esse livro é especialmente voltado para os fãs do desenho Star Wars Rebels, pois conta como Kanan Jarrus e Hera Syndulla se conheceram, e como vieram a integrar, juntos, a tripulação da nave Ghost.
A história envolve a fuga de Kanan como Jedi exilado e também como ele conhece Hera durante uma missão secreta contra o Império.
Funciona muito bem como prólogo para Rebels e pode garantir bons momentos para quem é fã da dupla.
Marcas da Guerra
Este ponto, talvez, englobe três livros em um. A chamada Trilogia Marcas da Guerra começou antes mesmo de O Despertar da Força chegar aos cinemas, em 2015, e é o livro canônico de maior importância para a Disney até agora.
É nele que conhecemos as raízes do que se tornaria a Primeira Ordem no futuro, além de vermos a origem de personagens que aparecem no cinema, mais tarde, como Temmin “Snap” Wexley, um dos pilotos que faz parte do esquadrão de Poe Dameron.
Somente os dois primeiros livros Marcas da Guerra saíram no Brasil, até agora, mas formam uma leitura quase que obrigatória para quem quer entender o cenário atual de Star Wars.
Herdeiro do Jedi
Romance focado em Luke Skywalker, Herdeiro do Jedi se passa entre os filmes Uma Nova Esperança e Império Contra Ataca, contando o que Luke fez neste meio tempo, em detalhes.
Luke se envolve em uma missão de resgate arriscada, que pode favorecer a Aliança Rebelde em sua guerra contra o Império. A história mostra alguns pontos importantes sobre o herói, como o desenvolvimento de sua relação com a Força.
Afinal, como ele aprendeu as artes Jedi depois da morte de Obi Wan? Aqui você entenderá tudo.
Ahsoka
Uma das mais queridas personagens do Universo Expandido de Star Wars, Ahsoka ganhou livro próprio.
Ao final de Clone Wars, que se manteve dentro do cânone, Ahsoka é expulsa da Ordem Jedi por um crime que ela não cometeu. Mesmo após provar sua inocência, a jovem aprendiz de Anakin decide se afastar, até ressurgir, mais velha, em Star Wars Rebels.
O que aconteceu com ela durante todo esse tempo? O livro conta justamente sua história, como sobreviveu na época da Ordem 66 e como envelheceu até se encontrar com Vader.
Tarkin
Wilhuff Tarkin foi um dos agentes de maior importância na época do Império, até que morreu durante o ataque da primeira Estrela da Morte. Um livro só dele, chamado Tarkin, foi publicado, contando suas origens e motivações.
Ainda que não tenha muita relevância para a nova trilogia cinematográfica da série, Tarkin foi um personagem de destaque durante muito tempo. Seu livro conta também detalhes sobre a criação do Império e sobre as origens secretas de Palpatine como Lord Sombrio dos Sith.
Legado de Sangue
Muitas pessoas se perguntam de onde surgiu a Resistência, facção comandada pela General Leia Organa, durante os novos filmes de Star Wars.
Acontece que a criação e a motivação central da Resistência, nunca é detalhada nos longas. Isso foi deixado justamente para os livros. Em Legado de Sangue, especialmente.
Durante a aventura, vemos Leia lutar contra políticas injustas e lidar com outros problemas, enquanto se divide com suas tarefas de família. A publicação também revela como ela se motivou para criar a Resistência, contra as ordens da Nova República.
Antes do Despertar
Antes do Despertar é um livro de extrema importância para quem quer conhecer mais de Rey, Finn e Poe Dameron. A publicação apresenta três contos curtos, focados nestes personagens, contando o que ocorreu, momentos antes do filme O Despertar da Força – literalmente momentos antes.
Com linguagem bem simples e de leitura rápida, Antes do Despertar mostra quem foi Finn dentro da Primeira Ordem, a motivação de Rey em procurar sucata em Jakku, além de como Poe Dameron foi incluído na Resistência, por Leia Organa.
Lordes dos Sith
Lordes dos Sith é um livro bastante curioso. Ele é focado em Darth Vader e Imperador Palpatine e na relação dos dois, apesar de, aparentemente, não ter grande ligação com o atual cânone de Star Wars.
Porém, ele é de grande importância para quem busca saber mais sobre como os Sith se relacionam em sua “sociedade de dois” - um Mestre, um Aprendiz. Algo que ressoa para a nova trilogia de Star Wars e seus segredos.
Estrelas Perdidas
O livro Estrelas Perdidas é, basicamente, uma versão Star Wars de Romeu e Julieta.
Ele conta a história de Ciena e Thane, casal que se forma enquanto os dois ainda estão servindo ao Império, mas que logo vê problemas quando um dos dois muda de lado.
A publicação é interessante, pois cobre toda a trilogia clássica de filmes Star Wars e vai até os “tempos atuais”, durante a Batalha de Jakku, que ocorreu antes de O Despertar da Força.
É um dos melhores livros do novo cânone e explica fatos que ocorreram nos bastidores do Império, até sua derrocada.