10 livros brasileiros de fantasia para conhecer

Capa da Publicação

10 livros brasileiros de fantasia para conhecer

Por Melissa de Viveiros

Quando se fala de literatura brasileira, muitas pessoas pensam somente nos clássicos, ou em obras que conheceram por meio da escola. De modo semelhante, quando o assunto são obras de fantasia, o que comumente vem à mente são livros majoritariamente vindos dos Estados Unidos ou da Europa, com pouca atenção sendo dada às obras daqui.

Nessa lista, separamos 10 títulos de fantasia nacionais para quem quer conhecer mais desse pedacinho da literatura brasileira!

Imagem de capa do item

Supernova: O Encantador de Flechas

Escrito por Renan Carvalho, O Encantador de Flechas é o primeiro livro da série Supernova. A primeira edição da obra foi lançada em 2013, e é considerada um dos fenômenos da literatura brasileira recente.

A história tem início na cidade de Acigam, que sofre sob uma ditadura implacável. A situação se aproxima de uma guerra civil entre o governo tirano e a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Os praticantes dessa ciência são chamados de magos, e sofrem perseguição por parte dos governantes do local.

Em meio a isso vive Leran, que acaba se envolvendo com a rebelião e tenta aprender mais sobre sua habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Imagem de capa do item

Labirinto de Espelhos

Da autora Barbara Negrão, Labirinto de Espelhos é um livro de fantasia mais próximo do mundo real, ao invés de se passar em um mundo fantástico inteiramente novo. A trama conta com um romance vampiresco, estrelando Eva e William. A garota se envolve em um mistério quando seu melhor amigo desaparece. Em um acidente em uma mina abandonada, ela conhece William, encontro que dá início a um romance cheio de conflitos e desafios que coloca em risco a vida dos dois.

Em meio a isso, ela se envolve cada vez mais em um mundo obscuro que ela não fazia ideia que existia. A trama cheia de mistério teve continuidade em um segundo livro, chamado Labirinto de Desilusões.

Imagem de capa do item

A Arma Escarlate

A autora de A Arma Escarlate é Renata Ventura, considerada uma das mais proeminentes escritoras de fantasia nacional. A proposta do livro é, ao mesmo tempo, familiar e inusitada. Um menino descobre ser um bruxo em uma trama que mescla magia com uma ambientação muito baseada no próprio Brasil.

Se passando em 1997, a história é protagonizada por Hugo, um menino de 13 anos que se descobre um bruxo em meio a um intenso tiroteio na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Ameaçado pelos líderes do tráfico, o garoto foge para aprender magia, buscando se tornar poderoso o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família.

Imagem de capa do item

Caçadores de Bruxas

Do autor Raphael Draccon, Caçadores de Bruxas é o primeiro livro da série Dragões de Éter. A trama se passa em Nova Ether, um mundo que tem como protetores poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Em determinado momento, porém, elas se cansam das falhas dos habitantes desse universo e se voltam contra as raças antigas. Sua influência e o temor da humanidade só têm fim quando Primo Branford lidera um grupo em um evento histórico violento que ficou conhecido como a Caçada de Bruxas.

Aclamado como um famoso herói, Primo Branford se torna o Rei de Arzallum, reinando em paz por vinte anos antes de coisas estranhas começarem a acontecer. As situações obscuras parecem causadas por magia negra, e ameaçam não só mexer com mistérios tristes e profundos da família real, como mudar todo o mundo.

Imagem de capa do item

Herdeiros de Atlântida

Herdeiros de Atlântida é o primeiro livro da série Filhos do Éden, escrita por Eduardo Spohr, mesmo autor de A Batalha do Apocalipse. Descrito como um thriller de fantasia, o livro é o primeiro de uma saga que mistura mitologia, romance e história.

A trama envolve uma guerra no céu entre o arcanjo Miguel e os exércitos rebeldes do arcanjo Gabriel. Em meio a isso, ambos são enviados à Terra para encontrar Kaira, uma líder dos rebeldes que está desaparecida há anos.

Imagem de capa do item

Os Noturnos

Da autora Flávia Muniz, Os Noturnos é protagonizado por André, um garoto de 13 anos que desde pequeno tem uma enorme atração pelo sobrenatural. O garoto possui um misterioso livro que supostamente conta sobre vampiros e rituais mágicos. Logo, é revelado que o parque próximo a sua casa é o lar de um real grupo de vampiros, liderados por Hiram.

Hiram e outro membro da gangue, Luke se apaixonam por Ana Paula, irmã de André. Em meio a tudo isso, o garoto começa a entender que existe um motivo para seu interesse incomum pelos vampiros, já que seria um possível eleito, ou seja, um futuro membro da sociedade deles. Ao mesmo tempo em que ele começa a conhecer melhor esse mundo e suas responsabilidades, Luke começa a reunir forças para destruir Hiram, colocando todos os outros personagens em risco.

Imagem de capa do item

Os Sete

A obra de André Vianco, Os Sete, foi lançada nos anos 2000 e conquistou inúmeros fãs, colocando o autor como um dos mais importantes na literatura de fantasia nacional. Essa é mais uma história de vampiros, mas que busca trazer o mito das criaturas noturnas para a realidade brasileira.

Na trama, uma caravela naufragada com mais de 500 anos é encontrada no litoral do país. Nela, os mergulhadores encontram uma estranha caixa de prata, com um aviso para que não seja aberta. Movidos pelo mistério, a equipe decide seguir em frente, encontrando sete cadáveres dentro da caixa. Os corpos são levados para estudos, e tudo parece bem até que um deles desperta.

Imagem de capa do item

Maldição dos Inocentes

Maldição dos Inocentes é uma obra da autora Camila Pelegrini, sendo um misto de fantasia e romance histórico. Sua trama se passa no século XVI, tendo como protagonista Pietra Scarj, uma bruxa. Além de elementos fantásticos, a obra conta com intrigas, política, e temas como a caça às bruxas, o poder da igreja totalitária e o preconceito.

A história mostra a fuga desesperada de Pietra após um jovem rei louco por poder decretar o início da caça às bruxas com apoio da igreja. Tendo um fiel lobo como seu único companheiro, a sobrevivência da personagem se torna cada vez mais profundamente entrelaçada com o destino de todo seu reino.

Imagem de capa do item

A Dama do Amanhecer

A Dama do Amanhecer é um livro de Rafael Silva, lançado em 2019. A obra recebeu comparações com outros títulos do gênero, como Trono de Vidro, mas foi muito elogiada por sua construção de mundo.

A trama se passa em Delwark, terra que é dividida entre poderosas nações que tentam manter uma paz tênue. Os habitantes desse lugar tem o poder de manipular coisas como luz, trevas, gelo, eletricidade e a própria mente. Por causa dos poderes passados por gerações, linhagens são muito importantes nesse universo, mais valiosos até que terras e riqueza.

Imagem de capa do item

Reino de Belfront

Reino de Belfront é um livro da autora Jaqueline Moniz. A obra mistura um universo fantástico com elementos de romance, e recebeu comparações com séries como Crônicas de Amor e Ódio e a Trilogia Grisha. Sua trama tem dois personagens principais: o príncipe Aziel e a guerreira Evelina.

Se passando no reino de Belfront, a história mostra um mundo onde a magia era fonte de conforto e paz, mas se tornou apenas a origem de muito sofrimento. Nesse reino sombrio onde moradores são massacrados, Aziel busca destronar seu pai e se vingar dele por forçá-lo a ser um assassino, enquanto Evelina é forçada a deixar seu clã por causa de uma profecia antiga, que a leva em uma jornada em busca de revelação.