10 Jogos que foram verdadeiros fracassos comerciais!

Capa da Publicação

10 Jogos que foram verdadeiros fracassos comerciais!

Por Guilherme Souza

Atualmente, a indústria dos games já é maior que a do cinema, movimentando quantias astronômicas de dinheiro por ano e ganhando novos fãs a cada dia. 

Acontece que nem todos os jogos se tornam um sucesso, inclusive, alguns deles acabam se mostrando verdadeiras decepções, já que as campanhas de marketing agressivas levam os jogadores a crer que todos são excelentes. Hoje, iremos falar sobre alguns jogos que fracassaram comercialmente.

Imagem de capa do item

Beyond Good & Evil

Beyond Good and Evil é a prova de que nem sempre um jogo aclamado pela crítica será um sucesso comercial.

Na verdade, o jogo teve baixa receptividade por parte do público, resultando em um adiamento da sequência que estava planejada inicialmente. De acordo com funcionários da Ubisoft, estúdio responsável pelo jogo, parte do fracasso do jogo é culpa da própria Ubisoft, que decidiu lançar jogos de franquias mais populares, tais como Splinter Cell e Prince of Persia, no mesmo período que uma franquia nova.

Imagem de capa do item

Brütal Legend

Mesmo sendo protagonizado por Jack Black e tendo a participação de uma gama de celebridades do mundo do Rock, além de uma trilha sonora que agrada qualquer fã de Heavy Metal, Brütal Legend não foi poupado do fracasso.

O jogo vendeu apenas 215.000 cópias em seu mês de lançamento, fazendo com que a EA cancelasse uma sequência que já estava em desenvolvimento.

Imagem de capa do item

Duke Nukem Forever

Se tem um jogo que foi extremamente problemático para ser produzido, seu nome é Duke Nukem Forever. Depois de passar 15 anos de desenvolvimento e de trocar seu motor gráfico por diversas vezes, o jogo acabou sendo lançado sob duras penas e recebeu muitas críticas negativas.

O jogo acabou sendo considerado o “mais decepcionante do ano” e deu prejuízos ao estúdio na época de seu lançamento.

Imagem de capa do item

Marvel vs Capcom: Infinite

A franquia Marvel vs Capcom é uma das mais tradicionais no gênero de jogos de luta e considerando o crescente sucesso do Universo Cinematográfico Marvel, todos esperavam que Marvel vs Capcom: Infinite, título mais recente da saga, também seria um sucesso, mas não foi bem isso o que aconteceu.

Na verdade, o jogo foi duramente criticado e boicotado pelos fãs, principalmente por conta de sua mecânica e por seu panteão de personagens jogáveis, que removeu personagens clássicos e queridos, como por exemplo o Wolverine. O jogo não atingiu nem metade das expectativas da Capcom e teve que cancelar conteúdo vendido por download que seria lançado posteriormente.

Imagem de capa do item

Superman

Nesse momento, sabemos que jogos de super-heróis podem ser incríveis e extremamente aclamados, mas isso nem sempre foi assim. Na verdade, assim como aconteceu nos cinemas, os super-heróis dos quadrinhos já tiveram um passado bem sombrio no mundo dos games.

A prova disso é o jogo do Superman no Nintendo 64, que até hoje, é considerado “o pior jogo de todos os tempos.” Baseado na série animada de Bruce Timm, o jogo sofreu com adiamentos, problemas gráficos e mecânicos, sendo visto apenas como um caça-níquel barato.

Imagem de capa do item

E.T. The Extra-Terrestrial

Não é de hoje que a indústria dos games produz jogos baseados em sucesso dos cinemas, na verdade, esse conceito já podia ser visto até mesmo no finado Atari e E.T. The Extra-Terrestrial é um belo exemplo disso, ou não.

Baseado no aclamado filme de Steven Spielberg, o jogo acabou não dando a mesma sorte de ser um sucesso, na verdade, o fracasso foi tão grande que a Atari decidiu enterrar todos os cartuchos que não foram vendidos. Até então, muitos acreditavam que isso não passava de uma lenda urbana, contudo, os cartuchos foram encontrados anos mais tarde.

Imagem de capa do item

Tomb Raider: The Angel of Darkness

Atualmente, Lara Croft sofreu uma grande repaginação visual e ganhou aventuras mais maduras e emocionantes, mas nossa querida Tomb Raider também teve um período sombrio.

O fracasso de Tomb Raider: Angel of Darkness foi fruto de um trabalho malsucedido de duas equipes criativas e muitos adiamentos e ele foi tão grande que quase colocou um fim definitivo à franquia.

Imagem de capa do item

Epic Mickey 2: The Power of Two

O primeiro jogo da franquia Epic Mickey foi um verdadeiro sucesso do Nintendo Wii, garantindo prontamente a confirmação de uma sequência, que seria estendida em outras plataformas.

Acontece que o Junction Point Studios não deu a mesma sorte duas vezes e a sequência acabou sendo um verdadeiro fracasso comercial, resultando no cancelamento da franquia e no fechamento do estúdio.

Imagem de capa do item

Shenmue

Você com certeza já deve ter ouvido o ditado "sou brasileiro e não desisto nunca". Embora a franquia Shenmue não seja brasileira, o ditado certamente pode ser adaptado para ela, afinal, ela não fracassou apenas uma vez, mas duas!

Os dois primeiros títulos da franquia foram muito bem-recebidos pela crítica, mas isso não se refletiu no público, que acabou não correspondendo aos altos investimentos de produção. Para piorar, o terceiro título, que foi lançado recentemente, foi recebido de maneira divisiva pela crítica especializada.

Imagem de capa do item

Okami

Okami é um jogo dirigido por Hideki Kamiya, conhecido por seus trabalhos nas franquias Resident Evil e Devil May Cry, só isso, já é o suficiente para elevar a expectativa dos fãs às alturas, mas ao que parece, expectativas não são suficiente para tornar os jogos um sucesso.

Apesar de ter sido extremamente bem-recebido pela crítica, o jogo acabou vendendo pouquíssimas unidades e até mesmo entrou para o livro dos Recordes, como "vencedor de um prêmio de Jogo do Ano mais mal-sucedido comercialmente."