10 Jogos de MS-Dos para te deixar nostálgico!

Capa da Publicação

10 Jogos de MS-Dos para te deixar nostálgico!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Prince of Persia

Antes de evoluir para os consoles, para o 3D, para dar lugar à franquia Assassin's Creed, Prince of Persia habitava os PC's como sendo um dos maiores clássicos da época do Dos.

Era um jogo que você tinha exatamente uma hora para zerar, ou estava tudo acabado. E a movimentação era como quase nunca se via naquela época!

Imagem de capa do item

The Secret of Monkey Island

The Secret of Monkey Island é um jogo de aventura point-and-click desenvolvido e publicado pela Lucasfilm Games em 1990.

A história se passa numa versão fantasiosa do Caribe durante a era da pirataria. O jogador assume o papel de Guybrush Threepwood, um jovem que sonha em tornar-se um pirata, explorando ilhas fictícias e resolvendo quebra-cabeças.

Imagem de capa do item

Day of the Tentacle

Continuando em jogos da Lucas Arts, Day Of The Tentacle se passa cinco anos após os eventos de Maniac Mansion. Dos sete personagens jogavéis do original, o único a retornar é Bernanrd Bernoulli.

Desta vez, Bernard tem um papel principal, já que é ele quem lidera seus dois novos amigos, Hoagie e Laverne , no retorno à Mansão.

Uma das criações do Dr. Fred Edison, o Tentáculo Roxo, bebe água contaminada com radiação de um lago do lado da Mansão, o que o leva à uma mutação que lhe provê dois braços e um desejo de dominar o mundo. Bernard e seus amigos planejam voltar no tempo usando a "Chron-o-John", uma máquina do tempo criada pelo Dr. Fred, para impedir o Tentáculo Roxo de beber a água radioativa.

Imagem de capa do item

Full Throttle

Sim, mais um jogo da Lucas Arts, porque não dava pra escolher somente um, já que eles marcaram tanto esta época.

Full Throttle trazia essa história sobre o líder de uma gangue de motoqueiros neste cenário apocalíptico que lembrava muito Mad Max.

Imagem de capa do item

Ultima Underworld

Ultima Underworld é uma série de dois jogos para computador do estilo RPG que foi lançado pela Origin Systems no início da década de 1990. Ele é baseado no sucesso da série Ultima.

O jogo Stygian Abyss trouxe uma jogabilidade bem fluida e que dava uma sensação de 3D, o que os RPG's ainda não traziam, e no máximo quem havia feito semelhante havia sido Doom.

Imagem de capa do item

Sim City

Exatamente este que você está pensando, assim como vários clássicos de hoje em dia, Sim City começou lá na época do MS-Dos, ainda como um jogo despretensioso, sem os recursos que vieram depois, apenas para realmente trazer um simulador de cidade para os jogadores, sem a pretensão de entretenimento.

Imagem de capa do item

Aladdin

Você deve ter jogado Aladdin no Snes, talvez no Mega Drive, mas assim como os jogos de Mario, Aladdin também teve sua versão para Dos que fez bastante sucesso.

Era super normal você ver computadores que vinham com 3 jogos instalados, Mario, Prince of Persia e Aladdin!

Imagem de capa do item

Where in the World Is Carmen Sandiego?

Um jogo que nem muitas pessoas souberam aproveitar muito bem na época, pois ele exigia que você tivesse um pouco de conhecimento de inglês para realmente saber o que estava fazendo. Apesar de que eventualmente foi lançada uma versão em Português.

Where in the World Is Carmen Sandiego? era o famoso jogo de procurar Carmen Sandiego através do mundo, e era um baita de um jogo divertido de investigação.

Imagem de capa do item

Warcraft: Orcs and Humans

Mais um clássico, tudo que nós temos hoje em Heartstone, World of Warcraft, Warcraft III, DOTA e derivados, tudo começou aqui!

Em Warcraft: Orcs and Humans nós dávamos o primeiro passo rumo a uma das franquias de maior sucesso da atualidade.

Imagem de capa do item

Duke Nukem/Doom

Eu não ia colocar esses dois jogos aqui porque é quase sem necessidade, você fala de Dos, já lembra deles. Mas vocês iam me matar nos comentários se eu não trouxesse Duke Nukem e Doom para esta lista.

Mas pelo menos eu trouxe em um item só, os pais do FPS, que nos fizeram pegar o gosto em jogos de tiro em primeira pessoa - eu sei, tem Wolfenstein também - e que deram mais um passo no quesito violência nos jogos. Obrigado à ambos!