10 incríveis inteligências artificiais da cultura pop!
10 incríveis inteligências artificiais da cultura pop!
E se, um dia, através de técnicas de programação alinhadas à tecnologia de ponta, o ser humano conseguisse desenvolver artificialmente algo pensante e reflexivo?
Essa temática da inteligência artificial e as consequências da criação de uma consciência cibernética é um dos temas favoritos do gênero ficção científica. Temos diversos filmes e obras cultuadas que fazem uma ótima exploração das inteligências artificiais, e são delas que falaremos nessa lista.
Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
Marvin é um robô tão inteligente que se sente continuamente deprimido graças à estupidez humana que o cerca. Ele raramente tem a chance de usar toda a inteligência de seus circuitos e isso o irrita. A melhor conversa que ele já teve foi com uma máquina de fazer café.
Marvin possui uma personalidade única e chamativa, mesmo no meio de toda a esquisitisse da franquia Guia do Mochileiro das Galáxias. Na adaptação do clássico livro de Douglas Adams, o androide foi dublado por Alan Rickman, conhecido por interpretar Severus Snape na saga Harry Potter.
Ava (Ex Machina)
No filme, um programador participa em um experimento para avaliar os resquícios de humanidade presentes num novo tipo de inteligência artificial, Ava, concebida no corpo sintético de uma mulher.
Conforme o filme avança, as coisas vão ficando mais sombrias e sufocantes, enaltecendo o ponto de que, não existe nada mais humano do que a sobrevivência.
Wall-E
Um robô destinado a limpar a sujeira do lixão que tornou-se o planeta terra, Wall-e eventualmente embarca em uma aventura movido pelo mais humano dos sentimentos: o amor.
Ultron (Marvel)
Nos filmes dos Vingadores, a máquina foi criada por Tony Stark para prevenir ataques contra a humanidade, Ultron acaba virando-se contra ela após acessar informações e pensar um pouco. Se toda máquina que nos serve pudesse refletir, será que também se virariam contra nós?
TARS (Interestelar)
Um dos fatores mais interessantes de Interestelar é o robô TARS. Possuindo um formato similar ao de uma peça de Tetris, TARS é um dos personagens mais carismáticos de todo o filme, mesmo sendo um robô.
R2D2 (Star Wars)
Como pode uma caxinha metálica ambulante ser tão simpática?
Sendo um dos principais responsáveis pelo desenrolar da trama em Uma Nova Esperança, R2D2 é um normalmente visto acompanhado do robô humanoide dourado C3PO. Ambos servem como alívio cômico para os filmes da franquia, embora tenham seus pontuais momentos de heroísmo.
Replicantes (Blade Runner)
A adaptação da obra de Philip K Dick feita por Ridley Scott conta a história dos Replicantes, humanos artificiais que vivem por quatro anos com memórias falsas implantadas em suas mentes. A história do filme é sobre Deckard (Harrison Ford), um homem que deve caçar replicantes que saem da lei.
Mas afinal, se esses androides parecem pessoas e pensam como tais, o que os impede de serem humanos?
RoboCop
Meio homem, meio máquina, o filme do personagem aborda a questão do "e se tentássemos suprimir a humanidade com tecnologia?"
Robocop passa a limpar as ruas de Detroit da criminalidade, matando seus opositores a sangue frio, porém, o personagem é assombrado por lembranças de sua família, tornando-se cada vez mais relutante.
Samantha (Ela)
Já pensou em se apaixonar pela Siri do Iphone? É mais ou menos essa a ideia de Ela, demonstrando um futuro distópico onde um escritor se apaixona pela inteligência artificial que controla seus aparelhos digitais, chamada Samantha.
No filme, Samantha é dublada por Scarlett Johanson.
HAL 9000 (2001: Uma odisséia no Espaço)
Responsável por operar a nave do filme, HAL deve analisar todos os setores e componentes, mantendo a casa em ordem.
Em certo ponto do filme, HAL afirma que a série 9000 é o computador mais confiável já construído, incapaz de falhas ou erros.
O robô vai cumprindo bem a sua função, até começar a eliminar um a um os tripulantes da nave.