10 HQs de Horror Cósmico Lovecraftiano!

Capa da Publicação

10 HQs de Horror Cósmico Lovecraftiano!

Por Lucas Rafael

A influência da mitologia criada por Lovecraft é imensa, alcançando filmes, outros livros e games, assim como as histórias em quadrinhos. Nesta lista, traremos algumas HQs notavelmente influenciadas pelo universo fantástico concebido pelo autor.

Imagens: Divulgação

Imagem de capa do item

Neonomicon

Essa obra de Alan Moore empresta muito da temática Lovecraftiana como alicerce para sua narrativa e estética, contando a história de detetives que, ao investigar um caso, acabam indo fundo demais em um universo grotesco e gosmento. O título de Neonomicon é uma referência ao Necronomicon, um livro fictício criado por Lovecraft.

Imagem de capa do item

Locke & Key

Sendo adaptada em breve para uma série por streaming, Locke & Key é escrita pelo filho de Stephen King, Joe Hill.

Na história, temos uma família se mudando para uma nova casa, encontrando um conjunto de chaves que abrem a porta de diversos horrores, alguns sutis e devastadores, outros muito mais do que a mente pode suportar.

Imagem de capa do item

Only the End of the World Again (Apenas o fim do mundo novamente)

Baseada em um conto de Neil Gaiman, essa HQ coloca o lobisomem Larry Tabot na cidade de Innsmouth.

Em um conto de Lovecraft, Innsmouth é uma cidade povoada por hediondas pessoas-peixe que fazem sacríficos em troca de ouro.

Na HQ, temos o lobisomem chegando na cidade enquanto é preparado um ritual para acordar o icônico Cthulhu, um polvo dragão gigante adormecido no mar.

Imagem de capa do item

Fatale

Escrita por Ed Brubaker, Fatale conta a história de uma mulher imortal sendo perseguida por homens de um grupo ocultista. Ficção noir se mescla com os pavores cósmicos de Lovecraft de uma maneira nunca antes vista através da narrativa de Brubaker.

Imagem de capa do item

O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos

É do Brasil! Essa HQ escrita por um time de autores encabeçado e editado por Raphael Fernandes traz diversas histórias inspiradas e adaptadas de mitologia Lovecraftiana no ímpeto de testar o limite da sanidade do leitor.

Toda a deterioração mental aperta o leitor como um tentáculo nas páginas dessa HQ de histórias profanas.

Imagem de capa do item

Fall of Cthulhu

Essa HQ da BOOM! Estúdios bebe do conto original do Chamado de Cthulhu, onde o narrador da história se envolve numa sequência perturbadora de eventos enquanto investiga a morte de seu tio. A HQ é incrível para qualquer fã da leitura de horror cósmico, pintando até mesmo um retrato do mundo dos sonhos e da cidade de R'lyeh, ambos conceitos presentes na literatura Lovecraftiana. Lógico que a história não estaria completa sem uma boa dose de monstros tentaculares.

Imagem de capa do item

Batman: Sina Macabra

Sina Macabra é a tradução que a história do Morcegão teve no Brasil, investigando mitos de Lovecraft. O título original é The Doom That Came to Gotham.

Após regressar para sua cidade, o Morcegão percebe que algo está errado, se lançando em uma investigação que pode custar a sua sanidade.

A HQ é da autoria de Mike Mingnola, criador de Hellboy. Sim, a qualidade escrita e estética prevalece aqui, sendo mais do que uma boa história Lovecraftiana, como também uma ótima história do Morcego.

Imagem de capa do item

O Pátio

Adaptando uma escrita em prosa do mestre Alan Moore, O Pátio segue o investigador Aldo Sax enquanto ele enlouquece caindo em um mundo de horrores primordiais na tentativa de investigar uma nova droga. É considerada uma das melhores obras originais influenciadas pela mitologia Lovecraftiana.

Imagem de capa do item

O Despertar

Escrita pelo icônico Scott Snyder, O Despertar conta a história de uma base submersa cuja tripulação começa a ser perseguida por criaturas medonhas que os fazem delirar. É puro horror tentacular da melhor safra, misturando criaturas hediondas e explorando a fragilidade da mente, O Despertar é uma leitura certa para qualquer admirador de Lovecraft.

Imagem de capa do item

Hellboy

Hellboy lida com um verdadeiro mosaico literário em suas influências, de horrores da literatura clássica e até representações infernais dantescas. Tem bastante Lovecraft sendo explorado nas aventuras sombrias do Vermelhão também, contendo até certas alusões aos mitos de Cthulhu.