10 histórias e segredos de Harry Potter que só existem no Pottermore!

Capa da Publicação

10 histórias e segredos de Harry Potter que só existem no Pottermore!

Por Gus Fiaux

Você pode encontrar todos os materiais do site lá, clicando aqui. Vale lembrar que o site e todos os seus materiais estão em inglês.

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Celestina Warbeck

Lembram-se da famosa cantora da qual Molly Weasley é uma grande fã? No Pottermore, há uma breve biografia sobre Celestina Warbeck. Filha de um funcionário do Ministério da Magia e uma ex-atriz que fora atacada por uma Mortalha-Viva. Desde criança, Celestina tinha muito talento para a música, o que fez sua mãe escrever milhares de cartas para Hogwarts, implorando pela criação de um coral ou aulas de dança e teatro, já que não havia escola mágica que se focasse nisso.

A cantora é conhecida das colunas de fofoca no Profeta Diário, muito em parte aos seus três casamentos. Apesar de aparecer apenas através de menções na saga de Harry Potter, J.K. Rowling a descreve como uma de suas personagens favoritas dos "bastidores", tendo sido concebida desde o início e inspirada pela cantora real Shirley Bassey.

Imagem de capa do item

Sibila Trelawney

Uma das personagens mais curiosas da saga é a professora de Adivinhação, Sibila Trelawney, que sempre foi considerada uma grande charlatã por boa parte dos seus colegas, ainda que pelo menos duas de suas profecias tenham se cumprido. Porém, sua história ainda segue um pouco mais adiante.

O que poucos sabem é que, antes de ser uma professora, Sibila foi casada com um homem em um relacionamento que durou pouco tempo. Ela era neta da famosa clarividente Cassandra Trelawney e se recusou a adotar o sobrenome "Higglebottom". Além disso, poucos sabem, mas ela veio da casa Corvinal e o distanciamento de seus colegas de trabalho a fez se tornar dependente de álcool, principalmente xerez.

Imagem de capa do item

Dolores Umbridge

Quem lembra da odiosa professora Dolores Jane Umbridge, de Harry Potter e a Ordem da Fênix, pode acabar pensando que a bruxa odiava mestiços por ter sangue puro, mas não é bem o caso. Segundo J.K. Rowling no Pottermore, a própria Umbridge era mestiça, filha de um bruxo e uma trouxa.

Ela tinha um irmão malogro (ou aborto, quando a pessoa tem sangue mágico mas não consegue fazer magia) e sua família partiu ao meio quando ela tinha quinze anos, de modo que sua mãe e seu irmão voltaram ao mundo trouxa, e ela apenas fingiu que era sangue-puro ao lado de seu pai. Isso fez com que ela odiasse mestiços e começasse uma jornada pessoal para infernizá-los, o que a levou ao topo do Ministério da Magia.

Imagem de capa do item

História da Copa Mundial de Quadribol

Embora Quadribol Através dos Séculos ainda seja o livro-padrão para todos que querem saber algo sobre o esporte mágico, há uma breve série de escritos sobre a história da Copa Mundial de Quadribol que pode agradar bastante os fãs.

O torneio foi fundado em 1473, e desde então, passou por muitos eventos históricos. O texto relembra como o Estatuto do Sigilo de bruxos alterou a cultura ao redor da Copa e também fala sobre alguns eventos desastrosos - como o torneio de 1877, que ninguém se lembra de ter acontecido, ou então o ano em que um balaço errante acordou uma floresta viva, o que causou uma guerra entre bruxos e árvores animadas.

Imagem de capa do item

Azkaban e Dementadores

A prisão de Azkaban é, definitivamente, um dos locais mais assustadores de todo o Mundo Bruxo de J.K. Rowling. O local, originalmente, não era uma prisão, mas sim a morada do bruxo das trevas Ekrizdis, que matava marinheiros trouxas. Quando ele morreu, o Ministério decidiu transferir todos os presidiários bruxos para seu castelo, porém, encontrou um obstáculo: a ilha era infestada por Dementadores.

Ao longo dos anos, os Ministros vigentes sempre deixaram a questão dos Dementadores de lado, utilizando-os como guardas da prisão. Isso foi contestado por apenas um ministro, Eldritch Diggory, que apesar da preocupação com os direitos humanos dos prisioneiros, acabou falecendo e tendo seu trabalho descontinuado.

O texto mostra o quanto o Ministério era negligente com a prisão, ainda mais ao se aliar aos Dementadores, o que acabou se provando um grande erro quando Voldemort ascendeu ao poder.

Imagem de capa do item

Remo Lupin

O professor Remo Lupin é uma das figuras mais adoradas de Harry Potter. Entretanto, sua história vai muito além do que aparece. Seus pais se conheceram quando seu pai, Lyall, salvou sua mãe, Hope, de um Bicho-Papão. Anos depois, Lyall foi chamado para enfrentar um grupo de lobisomens e isso o colocou frente a frente com Fenrir Greyback.

Ele disse que lobisomens eram "desalmados, cruéis e deveriam morrer" e isso fez com que Greyback jurasse vingança. Quando Remo tinha apenas cinco anos, o lobisomem o atacou para dar uma lição em Lyall, que se arrependeu amargamente de seu encontro com ele. Ao longo dos anos, Remo teve de viver com o peso da culpa de seu pai.

Imagem de capa do item

Minerva McGonagall

Para muitos, Minerva McGonagall é apenas uma sábia e respeitada professora de Transfiguração, mas antes disso, era a filha de uma bruxa renegada e um pastor presbiteriano. Enquanto crescia, ela percebeu seus talentos mágicos e viu que o casamento de seus pais caía em ruína. Ao ser chamada para Hogwarts, Minerva se tornou uma das melhores alunas, mostrando grande talento para magia de transfiguração.

Contudo, ao sair de Hogwarts, ela se viu em uma situação parecida com a de sua mãe e se apaixonou por um trouxa, o que lhe causou uma grande desilusão amorosa. Ela foi trabalhar no Ministério, e depois, ao retornar a Hogwarts como professora, se casou com Elphinstone Urquart, seu ex-chefe no governo. Contudo, três anos após o casamento, Elphinstone morreu, o que a deixou desolada.

Esses detalhes sobre a história de McGonagall ajudam a humanizar a bruxa e a tornam uma das personagens mais fascinantes da saga. Contudo, nada disso pode ser lido nos livros e só é encontrado no Pottermore.

Imagem de capa do item

Família Malfoy

Apesar de sua má-fama na atualidade, a Família Malfoy nem sempre foi do jeito que é hoje. Na realidade, em suas origens, os Malfoy se relacionavam com trouxas, desde que eles tivessem dinheiro. Isso levou Lúcio Malfoy I a quase casar com a Rainha Elizabeth I. E, com o tempo, essa "amizade" com trouxas foi se desafazendo, enquanto a família afundava cada vez mais em preconceito e adoração às trevas.

Na realidade, também é dito que Draco Malfoy foi criado para ver Harry Potter como um grande bruxo das trevas e por isso ele tentou oferecer sua amizade ao menino no seu primeiro ano em Hogwarts. Os Malfoy, de certa forma, esperavam que Harry viesse para ser um Lorde das Trevas muito mais poderoso e justo que Voldemort.

Imagem de capa do item

O primeiro encontro entre os Dursley e os Potter!

Um dos melhores momentos que nunca aconteceu nos livros de Harry Potter foi o primeiro encontro entre os Dursley e os Potter, antes da morte de Tiago e Lílian. Os dois casais se encontraram em um restaurante e a noite foi um grande desastre, com Válter querendo se exibir e Tiago ficando desconcertado.

A partir daí, toda e qualquer relação entre as duas famílias foi morrendo lentamente. Os Potter não foram bem tratados no casamento dos Dursley, que por sua vez nem apareceram no casamento deles. E isso resultou numa série de arrependimentos por parte de Petúnia após a morte de sua irmã.

Imagem de capa do item

A História da Magia na América do Norte

Para finalizar, temos uma série de contos históricos que podem expandir muito mais o seu conhecimento a respeito do Mundo Bruxo de J.K. Rowling. A História da Magia na América do Norte conta um pouco do surgimento de criaturas mágicas e bruxos nos Estados Unidos e no Canadá.

Os contos foram lançados pouco antes do lançamento do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam e servem como uma boa enciclopédia para quem quer saber mais sobre a magia fora da Europa. E também há boas informações sobre a escola de magia dos Estados Unidos, Ilvermorny.