10 histórias dos Novos Mutantes que você precisa ler antes do filme
10 histórias dos Novos Mutantes que você precisa ler antes do filme
Prontos para conhecer a equipe?
Em abril deste ano, Os Novos Mutantes vai chegar aos cinemas, após longos anos de espera. O filme promete apresentar a equipe mutante com uma abordagem mais sombria e cheia de horror psicológico.
Porém, os personagens já têm uma grande história nos quadrinhos, desde sua origem aos dias atuais, e passaram por poucas e boas. Pensando nisso, aqui separamos 10 HQs dos Novos Mutantes para ler antes do filme!
Créditos: Marvel Comics
Origens
Na década de 80, a Marvel estava cada vez mais disposta a encontrar leitores mais novos, especialmente após observar o sucesso de equipes como os Jovens Titãs na concorrente. Foi assim que os Novos Mutantes surgiram, com personagens totalmente novos.
Um bom ponto de partida para a equipe é a graphic novel que originou o grupo, chamada Marvel Graphic Novel 4: The New Mutants. A revista mostra as primeiras aventuras da equipe e a origem de personagens como Míssil e Mancha Solar.
A Saga do Urso Místico
Logo após sua estreia, os heróis tiveram um título recorrente escrito por Chris Claremont e ilustrado por Bill Sienkiewicz. Foram aqui que nasceram as melhores histórias do grupo mutante, inclusive aquela que parece ser a principal fonte de inspiração para o filme da equipe.
Em A Saga do Urso Místico, que engloba os primeiros arcos de história de The New Mutants; Vol. 1, nós podemos ver os heróis reunidos para deter a entidade demoníaca que persegue Miragem em seus piores pesadelos.
Diretor Magneto
Mesmo após derrotarem o Urso Místico, os mutantes juvenis tiveram muitos problemas com os quais se preocupar. Eles tiveram que enfrentar o Legião - o filho esquizofrênico e super-poderoso do Professor X - e ainda receberam um novo diretor... ninguém menos que Magneto.
Durante esse arco de histórias - que começou em New Mutants; Vol 1. #35, os heróis descobriram que, apesar de estar se passando por um herói, o Mestre do Magnetismo continuava trilhando caminhos sinistros, se envolvendo inclusive com o Clube do Inferno.
Magia
Por mais que a Magia seja uma das integrantes mais populares dos Novos Mutantes, a heroína só se estabeleceu no grupo um tempo após sua criação. Mas se você gostaria de entender a jornada da heroína até ali, é bom dar uma olhada na minissérie Magik.
Acompanhamos a vida de Illyana Rasputin a partir do momento em que ela é sequestrada por Belasco e passa a viver no Limbo, criada por demônios. Aqui, vemos um pouco das raízes místicas de Magia e ainda temos a presença de uma versão alternativa da Tempestade.
X-Men: Inferno
Assim que Magia entrou para os Novos Mutantes, ela logo se tornou a personagem mais poderosa da equipe. Isso teve diversas repercussões, mas nenhuma foi tão impactante quanto a saga Inferno, que englobou todas as revistas derivadas dos X-Men.
A saga mostra vários núcleos lidando com uma invasão de demônios em Nova York, e no centro disso vemos Illyana Rasputin passando pela maior provação de sua vida: afinal, ela deve aceitar sua criação demoníaca e se juntar aos vilões ou salvar o mundo dessa corrupção?
X-Men: Programa de Extermínio
Ainda nos anos 80, outra saga dos X-Men que englobou boa parte das revistas mutantes foi Programa de Extermínio, um evento que mostrou como os portadores do Gene-X nunca teriam paz enquanto a humanidade continuasse preconceituosa e intolerante.
A saga se passa quase que inteiramente na ilha de Genosha, onde mutantes são capturados e transformados em escravos sem memórias. O evento trouxe grande impacto para os Novos Mutantes por mostrar Lupina passando por esse processo quase irreversível.
X-Force
Os efeitos de Programa de Extermínio tiveram muitas consequências para os Novos Mutantes, e a equipe se fragmentou, com poucos membros originais restantes - e alguns novos aliados, como Rictor e Dinamite. Tudo foi da frigideira para o fogo quando Cable surgiu.
O viajante temporal passou a comandar a equipe, sempre com planos muito misteriosos, o que resultou na ira do Mancha Solar. Curiosamente, foi assim que nasceu a X-Force - na primeira revista própria da equipe -, um grupo que mesclava membros dos Novos Mutantes e outros personagens.
O retorno dos Novos Mutantes
Os heróis passaram um bom tempo sem grandes histórias e muita relevância no Universo Marvel, mas voltaram a ter seu merecido destaque na época em que Ciclope e seus X-Men já haviam migrado para Utopia, uma ilha no litoral de São Francisco.
Em New Mutants Vol. 3, acompanhamos um pouco mais das aventuras dos Novos Mutantes - que já não eram mais tão novos assim. Eles se reuniram para formar uma força-tarefa a pedido de Ciclope, e nesse período, vimos novos mutantes se juntando ao grupo, como Blink.
Almas Mortas
Recentemente, antes da grande fase triunfal dos X-Men nos quadrinhos, a Marvel decidiu dar uma breve minissérie aos Novos Mutantes, que - assim como o filme - também misturasse elementos de misticismo e horror. Daí, surgiu a curta New Mutants: Dead Souls.
A revista envolve todos os grandes membros que já passaram pela equipe, e é uma história mais contida que envolve possessões demoníacas e muita magia - ah, além disso, a própria Magia voltou a ganhar seu status de personagem mais importante - e poderosa - no grupo.
Alvorecer do X
Agora, Jonathan Hickman assumiu o controle dos títulos mutantes e está fazendo sucesso com Dawn of X, sua nova fase de histórias centradas nos X-Men e em equipes derivadas. Os Novos Mutantes também fazem parte dessa jogada, com uma revista solo mais leve e descontraída.
Na história de New Mutants Vol. 4, nós acompanhamos um pouco mais das aventuras - ou melhor, das desventuras - da equipe, que agora precisam se livrar de uma grande treta no espaço envolvendo os Shi'ar. Além disso, a revista abre as portas para mais integrantes jovens, como Armadura.