10 histórias do Batman que quase todo fã ama!
10 histórias do Batman que quase todo fã ama!
Um dos personagens mais queridos dos quadrinhos!
Ao longo dos anos, o Batman se consagrou como um dos personagens mais importantes das histórias em quadrinhos. Criado como um oposto para a representação do Superman, o Morcego viveu e vive até hoje, histórias marcantes e emocionantes.
Em 2018, o herói completou 79 anos de existência e, no próximo dia 15 de setembro, comemoraremos mais um “Batman Day”, a celebração mundial dedicada ao Batman. Por isso, resolvemos listar algumas histórias icônicas e memoráveis, nas quais a grande maioria dos fãs concorda que são incríveis.
A Piada Mortal
Por mais que não saibamos exatamente a origem definitiva do Coringa (já que existem 3 deles no Universo DC dos quadrinhos), muitos consideram que A Piada Mortal é, de fato, a origem do personagem.
Na história, descobrimos que o Batman foi o responsável indireto pela criação do Coringa, algo que foi ligado com a primeira aparição do herói em Detective Comics #27, além disso, a história foi responsável por deixar Bárbara Gordon, a Batgirl, paraplégica.
O Cavaleiro das Trevas
Muitos acreditam que Frank Miller fez uma verdadeira obra-prima ao escrever a icônica saga O Cavaleiro das Trevas, que mostra um Bruce Wayne mais velho e aposentado de seus dias como o cruzado encapuzado.
A história que se passa em um universo alternativo ganhou uma legião de fãs e se popularizou através da animação de mesmo nome e por servir de referência para Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
A Queda do Morcego
Você pode até não saber, mas o terceiro filme do Batman de Christopher Nolan foi inspirado por A Queda do Morcego. Por mais que ele se chame O Cavaleiro das Trevas Ressurge, a narrativa do longa mescla um pouco do que vimos em A Queda do Morcego e Terra de Ninguém.
Aqui, vemos como o Bane derrota o Batman e quebra a coluna do herói ao meio, que acaba tendo como substituto o assassino Azrael. Depois de se recuperar, Batman consegue finalmente derrotar o Bane, mas precisa tirar Azrael de jogo, já que os métodos de justiça do assassino iam contra tudo o que o Batman acreditava.
A Corte das Corujas
Muita gente não gosta do arco Novos 52 dos quadrinhos da DC, entretanto, o Batman foi um dos que beneficiou desse arco, tendo algumas histórias interessantes que enriqueceram ainda mais a mitologia do morcego.
Uma dessas histórias foi A Corte das Corujas, que nos apresentou a sociedade secreta de magnatas de Gotham, que sempre comandaram tudo o que acontecia na cidade pelos bastidores e que formavam uma poderosa sociedade secreta que não poupava esforços para eliminar quem entrava no caminho deles.
O mais interessante desse arco, foi a ligação da Corte com a morte dos Wayne e até mesmo com o circo onde a família de Dick Grayson vivia.
O Longo dia das Bruxas
Muitos fãs gostariam que o próximo filme solo do Batman fosse inspirado em O Longo dia das Bruxas, já que a história é um belo exemplo de toda a essência detetivesca do Morcego.
Em O Longo dia das Bruxas, vemos o Batman tentando desvendar uma série de assassinatos misteriosos e tentando entrar na mente do assassino. Além de uma trama completamente envolvente, a história conta com aparições de personagens icônicos do cânone do Batman e um final completamente inesperado.
Morte na Família
Muitos achavam Jason Todd, o segundo Robin, um verdadeiro porre. Tanto que muitos leitores fizeram uma petição para que a DC Comics se livrasse do personagem de vez e isso aconteceu através da história Morte na Família.
Na história, vimos Todd sendo capturado e morto pelo Coringa, algo que apesar de ter atendido o pedido dos fãs, ainda foi extremamente chocante. Felizmente, descobrimos tempos depois que Jason foi revivido e renasceu como o incrível anti-herói Capuz Vermelho.
Silêncio
Depois da morte de Jason Todd, o Batman ficou atormentado por meses e se negava a encontrar um novo parceiro para lhe ajudar no combate ao crime, Porém Tim Drake apareceu e o morcego voltou a tocar sua vida normalmente.
Infelizmente, a vida do Batman não é fácil e assim, um novo inimigo surgiu na cidade, disposto a tudo para matar o Homem-Morcego e seus aliados. Em Batman: Silêncio, vimos pela primeira vez Bruce Wayne revelando sua identidade secreta para a Mulher-Gato, além dos primeiros indícios de que Jason ainda poderia estar vivo.
Ano Um
Frank Miller já havia mostrado que sabia como escrever boas histórias do Batman, mas em Ano Um, o autor mostrou que era capaz de mexer até mesmo com a origem do herói.
Como o nome diz, na história, vemos o primeiro ano de exercício do Batman, ainda desconhecido pelos moradores de Gotham e tentando aprender a como ser um herói. Mas o mais interessante, é que a história nos mostra um pouco da perspectiva do jovem Jim Gordon sobre a situação da cidade, que acaba se convencendo de que eles precisam do Batman.
Detective Comics #27
Não podemos falar de histórias memoráveis do Batman sem citar sua primeira aparição nos quadrinhos. Em Detective Comics #27, acompanhamos a história “O Caso do Sindicato Químico”, onde vimos um homem ganancioso que matou seus sócios para assumir o controle de uma Indústria Química.
A história serviu como introdução para o Batman e, no final, o assassino acabou caindo em um dos tonéis de produtos químicos da indústria (isso soa familiar?).
Batman #1
Por fim, não podemos deixar de citar a primeira revista solo do morcego, responsável por estabelecer sua origem e carregar muitos dos conceitos que conhecemos hoje através das eras.
Na história de Bob Kane e Bill Finger, descobrimos como um jovem órfão se tornou o cruzado encapuzado, além de vermos pela primeira vez alguns dos icônicos vilões do cânone do herói, como por exemplo a Mulher-Gato (que era conhecida como “A Gata”) e o Coringa!