10 histórias assustadoras que queremos ver no universo de Invocação do Mal!
10 histórias assustadoras que queremos ver no universo de Invocação do Mal!
O terror está apenas começando!
Estamos vivendo a era dos universos compartilhados no cinema. E se, por um lado, isso é uma ótima notícia para os fãs de super-heróis, também é excelente para quem gosta de horror. Criada por James Wan, a franquia Invocação do Mal só tende a crescer – com mais um spin-off chegando aos cinemas agora.
São diversas histórias, algumas fincadas na realidade e outras que tomam licenças poéticas para contar as desventuras malditas de Ed & Lorraine Warren. Pensando nisso, aqui vão 10 sugestões de tramas para os próximos filmes da franquia, entre histórias reais e novas criações.
Créditos: Divulgação
O Homem-Torto
Vamos começar nossa lista com histórias que derivam do universo nos cinemas - deixando as histórias supostamente reais e mais assustadoras para o final. E se estamos falando de tramas puramente fictícias, por que não começar com o Homem-Torto, um dos personagens mais intrigantes introduzidos em Invocação do Mal 2.
Essa criatura grotesca é inspirada por uma nursery rhyme - uma rima infantil, usada para crianças aprenderem a falar. Entretanto, a versão aqui é bem mais sombria e aterrorizante. Sabemos que um filme estava sendo produzido - e o produtor Peter Safran garante que ainda está nos planos do estúdio - mas os fãs mal podem esperar para ver essa aberração assustadora novamente.
A história do Padre Burke
A Freira é certamente um dos filmes mais controversos e polarizados da franquia. Embora muitos fãs tenham ficado contentes em ver a criatura demoníaca ganhando sua própria história, muitos ficaram decepcionados pela previsibilidade do roteiro e pelo uso mais do que excessivo dos infames jump scares.
Ainda assim, o filme nos apresenta alguns personagens interessantes, dentre os quais o Padre Burke - um antigo exorcista que possui um passado atormentado por um caso não-resolvido. Seria interessante explorar mais de seu passado, lidando com possessões demoníacas e atividades sobrenaturais, numa vibe parecida com O Exorcista.
Convento Maldito
Outro legado tenebroso de A Freira é o castelo que servia de convento para as freiras da Romênia. No filme, conhecemos um pouco mais de sua história - e como, desde o início, era um local amaldiçoado. Basicamente, o castelo era habitado por um duque que, certa vez, tentou abrir um portal para o inferno e invocar o demônio Valak.
O castelo então foi encontrado por templários, que conseguiram fechar a fenda profana com o sangue de Jesus Cristo - até o local ser reaberto novamente durante a Segunda Guerra Mundial. Por mais que essa história tenha sido um dos pontos baixos de A Freira, seria interessante dar mais desenvolvimento para a história do duque e suas motivações diabólicas.
Ed & Lorraine: Origens
Ed e Lorraine Warren são um famoso casal de demonologistas que protagonizam a série principal de Invocação do Mal. E por mais que suas histórias aqui tomem contrastes mais fantasiosos, eles são reais, Os dois já investigaram dezenas de casos assustadores envolvendo espíritos, fantasmas, poltergeists e demônios.
Embora a vida seja bem menos novelesca que a ficção, seria interessante ver seu primeiro caso juntos. Na vida real, eles se conheceram aos dezesseis anos, mas só passaram a investigar ocultismo muitos anos depois - quando Ed Warren passou a usar suas pinturas para "ver" assombrações em casas e locais habitados por seres sobrenaturais.
Bathsheba Sherman
Agora, passando ainda mais profundamente para as "histórias reais", não podemos deixar de citar Bathsheba Sherman, a bruxa que serve de vilã principal para o primeiro filme da franquia Invocação do Mal. De acordo com registros históricos, ela era uma mulher que foi à julgamento por ter matado uma criança com uma agulha enfiada no crânio.
Embora absolvida por falta de provas, ela permaneceu culpada aos olhos do público, e teve que viver uma vida reclusa, acusada como serva do demônio. De acordo com Lorraine Warren, ela amaldiçoou a casa em que vivia - que posteriormente se tornou o lar da Família Perron. Seria interessante ver mais dessa figura trágica e tenebrosa.
A Dama de Branco
Embora não seja necessariamente um caso investigado a fundo pelos demonologistas, a história da Dama de Branco foi registrada por Ed Warren em seu livro sobre assombrações que viviam em cemitérios. A assombração é tida como uma das mais populares dos Estados Unidos, se tornando uma lenda urbana local.
Trata-se de uma mulher de vestido branco que supostamente assombra o Union Cemetery, em Connecticut. Além de ser um fantasma muito popular, caso houvesse um filme sobre o caso, poderia-se explorar um dos medos mais comuns da humanidade: a morte e, mais precisamente, cemitérios. E para essa história em específico, nem precisaríamos contar com Ed e Lorraine.
O horror da Família Smurl
Um dos casos mais famosos da dupla, que já rendeu algumas adaptações no cinema, a história da Família Smurl segue à risca todos os arquétipos de filmes de casas assombradas. Uma família se muda para uma nova casa - e lá começam a ser vítimas de estranhos acontecimentos, visões e até mesmo possessões demoníacas.
O caso, no entanto, gerou várias controvérsias devido à recusa da Igreja Católica em realizar um exorcismo na casa. Enquanto isso, Ed e Lorraine Warren se desdobraram para evitar o pior, mas a família sofreu nas mãos do que supostamente seriam três espíritos menores e uma entidade demoníaca. Feito da forma certa, o longa poderia ser assustador.
O Lobisomem de Southend
Esse é um dos casos mais bizarros e - eu diria - até mesmo ridículos - que os Warren já enfrentaram. No fim da década de 80, o casal foi convocado para a Inglaterra a pedido de um homem chamado Bill Ramsey. Ele acreditava que estava sendo possuído por alguma entidade sobrenatural que o transformava em uma espécie de lobisomem.
Ramsey teria sentido essas transformações desde que era criança. Elas cessaram por um tempo, mas voltaram com força total quando já era adulto - o que o fez procurar ajuda dos ocultistas. Embora pareça uma trama infame, se fosse manejada da forma certa, poderia render um ótimo filme - explorando inclusive a licantropia da perspectiva de possessão diabólica.
Assombração de Connecticut
Um dos casos mais célebres dos demonologistas - que inclusive foi adaptado no livro Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio, publicado no Brasil pela DarkSide Books - diz respeito a outra história de casas assombradas. Aqui, uma família se muda para uma nova casa mais próxima ao hospital onde seu filho era tratado por conta de um câncer.
O que a Família Snedeker mal sabia é que o local havia sido uma casa funerária no passado, e seu antigo dono realizava atos hediondos com os cadáveres - incluindo necrofilia. Aos poucos, o garoto começou a ser possuído, e toda a família vivenciou momentos de tensão até resolverem se mudar para um outro lar.
Horror em Amityville
Por fim, não podemos nos esquecer do caso mais célebre em que Ed e Lorraine Warren já se envolveram: a assombração de Amityville, que rendeu livros e uma franquia duradoura de filmes. Aqui, um casal e seus três filhos se mudam para uma casa onde, meses antes, havia acontecido uma chacina brutal.
O caso é brevemente mencionado em Invocação do Mal 2, onde Lorraine Warren tem um de seus primeiros contatos com o demônio Valak, a maldita Freira. Entretanto, após tantas adaptações ruins dessa história pavorosa, seria realmente muito interessante ver a investigação do caso do ponto de vista dos Warren.